Shorts Zerados e Nada Funciona | Meus Shorts Não tem Visualização no Youtube
O que é que a gente pode fazer quando os Shorts não estão funcionando? Pior ainda, quando estão zerados?
Tem mais ou menos 1 mês que eu postei um vídeo abordando alguns fatores que poderiam estar deixando os seus Shorts zerados.
Mas surgiram mais e mais comentários falando sobre a entrega dos Shorts estar ruim. Muitos dos comentários falam ainda que as visualizações estavam boas e, de repende, caíram para quase zero.
Deixa eu te mostrar alguns exemplos de comentários aqui:
“Tem uma diferença entre ir mal e simplesmente o youtube não entregar, pra mim eles mexeram em algo que tá matando o shorts recém postados. eu testei os mesmos shorts no tiktok e todos os 4 vídeos foram bem e com comentários elogiando, tem algo muito torto nesse algoritmo do Youtube”
“Meus primeiros shorts foram super bem passando de 1000 views, e no dia seguinte passou a ter 3, 4 views. Bizarro oq aconteceu, é o mesmo padrão dos outros. Não tenho ideia do que aconteceu por aqui.”
“Meus shorts por meses tiveram bons desempenhos levando em consideração meus números dos vídeos longos. De umas semanas pra cá, caíram bastante. Ao menos continuam me gerando um inscrito ou outro.”
“Postei um short que o Youtube nem se deu o “trabalho” de divulgar, o youtube não emitiu impressão, neste caso o que pode ser ?”
Parece que a situação está complicada para muita gente! Ou nunca conseguiram um bom resultado com Shorts ou já tiveram algum resultado e agora não conseguem mais.
Eu não vou me repetir aqui nesse vídeo, vou ser mais direto sobre alguns fatores com o objetivo de te fazer pensar em uma solução para suas visualizações.
1 – Entrega dos Shorts
Eu vejo muita gente falando que o youtube não entrega os Shorts, ou não entrega mais como entregava antes….
Só que a realidade é que o feed de Shorts tem 50 bilhões de visualizações diárias. Isso indica que os Shorts estão sendo entregues a muita gente.
Então já podemos dizer que o problema é com o conteúdo do seu canal. Os seus Shorts não estão conseguindo uma entrega muito boa. E é bem importante eu frisar isso para você não pensar que é um problema da plataforma.
Se eu acho que o problema é do Youtube, é um bug, eu vou continuar produzindo do mesmo jeito e vou esperar o Youtube corrigir a situação.
Mas se eu sei que o problema é do meu conteúdo, eu vou mudar a forma como eu produzo para ter melhores resultados.
Ficou claro esse ponto? Você sempre pode usar os comentários aqui para questionar, discutir… fique à vontade e vamos para o segundo ponto.
2 – Suas visualizações caíram do nada
Nuca é do nada né? Pode ser que na sua visão, o seu conteúdo seja exatamente o mesmo… Mas tem que ver se para o seu público é assim que eles enxergam.
Nem todo vídeo funciona tão bem quanto os outros e isso acontece com todos os canais. Então, você precisa verificar o tema dos vídeos, os títulos… Essa é a parte que você controla. A única coisa que você pode fazer é mudar o que você está produzindo ou como você está produzindo para ter um resultado diferente.
A parte que você não controla é que cada dia que passa mais e mais canais começam a produzir Shorts.
Tem uma infinidade de conteúdo sendo produzido diariamente. Cortes de vídeos, lives, podcasts. Além daqueles vídeos bem virais de dança, canto, desafios….
Por isso que você acha que foi “do nada”, mas na verdade a concorrência aumentou muito.
Aqui no meu canal eu testei por 2 meses postar Shorts duas vezes por semana e agora eu parei. Estou preparando um vídeo para mostrar esse comparativo dos períodos antes, durante e depois dos Shorts.
Mas eu senti que os meus Shorts performaram exatamente como os vídeos longos. O mesmo padrão de visualizações. Então o nicho do canal vai influenciar e muito. Cada audiência vai responder de um jeito.
3 – O cliente tem sempre razão
O Youtube foca o algoritmo dele para a audiência e não para o criador. Se as pessoas não clicam, ou no caso dos Shorts, elas passam para o próximo vídeo, não existe porque o Youtube “insistir” em entregar o seu vídeo.
Para os criadores, o Youtube desenvolveu ótimas ferramentas de análise e você pode usar isso para entender melhor a sua audiência e como ela se comporta.
Mas não adianta querer que o Youtube mude toda a estrutura porque o seu canal não está funcionando tão bem. Tem muitos, muitos outros canais que estão conseguindo resultados absurdos. Então meio que as coisas se auto regulam.
No dia que você focar os seus esforços em dar uma ótima experiência à audiência, criar um início de vídeo irresistível, aprender a escrever melhores títulos, eu tenho certeza de que você vai ver o resultado chegar.
A questão toda aqui é te fazer buscar, dentro do seu Youtube Studio, indícios do que está ruim nos seus vídeo para você corrigir.