Melhor estratégia para criar Shorts no Youtube em 2024
Tem muita gente que odeia os Shorts, que acha que isso acaba com as visualizações dos canais. Outros adoram, curtem esse formato curto de conteúdo na vertical. E tem também os criadores que nunca quiseram nem tentar.
Mas e você, está em qual time? Depois eu vou descobrir aqui nos comentários se você é do time +shorts ou -shorts.
Mas vamos falar sério aqui, eu quero te ajudar a conseguir o máximo de resultados com seus vídeos, sendo Shorts ou não.
Aqui no meu canal eu testei Shorts por 6 meses e o canal não teve nenhuma mudança significativa. Nem cresceu e nem flopou. Então se você fez Shorts no seu canal e acha que isso acabou prejudicando, saiba que tem mais a ver com o seu conteúdo do que com o formato.
O que eu quero é te mostrar aqui a melhor forma de pensar os Shorts para o seu canal e te ajudar a testar esse formato da melhor forma possível.
Eu ainda acredito que Shorts não são para todos os criadores e está tudo bem, mas para saber disso você precisa testar. Então pegue o café e vamos conversar!
A primeira coisa que você precisa pensar quando for fazer os Shorts no seu canal é na:
1 – Experiência no feed de Shorts
Um dos maiores erros que eu vejo é de criadores simplesmente fazendo vídeos na vertical, sem nenhum critério. Posta qualquer coisa no feed de Shorts, como se só isso já bastasse para ter muito resultado.
Você ainda tem uma audiência no feed de Shorts e, se você quer que todos os seus vídeos tenham resultado legal, você precisa de coerência nesse conteúdo.
Você por acaso costuma assistir Shorts? O que você acha que é um bom Short ou Reels?
Se você vai incorporar esse novo formato de conteúdo, ele precisa se encaixar no conteúdo do seu canal.
Aqui mesmo, eu usei uma ferramenta de IA para gerar os meus Shorts e eles faziam sentido. Eu gostava do resultado e fiz testes no meu canal com esse conteúdo.
Só que, quando eu analiso o meu conteúdo e o que a minha audiência mais assiste e mais comenta aqui são os vídeos e lives. E porquê será? Que tipo de comentário eu mais recebo aqui?
As pessoas gostam de ter mais explicações, mais aprofundamento no assunto, mais exemplos. Além disso eu falo naturalmente mais devagar. Tudo isso contribui para que a minha audiência deixe para ver os meus vídeos quando elas estiverem com mais tempo.
A experiência de assistir um vídeo meu de até 60 segundos não é, nem de longe, parecida com a experiência de ver o meu vídeo de 15 minutos ou a minha live.
Eu precisaria adaptar mais o meu conteúdo nos Shorts para que eles tivessem mais uma pegada de entretenimento, mas isso tem menos a ver com a essência do meu conteúdo hoje.
Consegue ver como foi a minha análise para chegar na decisão de que, pelo menos hoje, conteúdo em Short não faz muito sentido para o meu canal.
Ah, lembre de se inscrever aqui no canal… Eu garanto que você vai ficar 1% melhor a cada vídeo!
2 – Separação da audiência
Algumas vezes eu acabo indo ver alguns canais que comentam aqui falando de Shorts e, muitas vezes, esses canais estão postando um conteúdo muito diferente nos Shorts. Isso vale tanto para canais que estão conseguindo muito sucesso quanto para canais que não conseguem nada com Shorts. Os dois extremos.
Na ânsia de postar alguma coisa nos Shorts ou na falta de planejamento de conteúdo, os canais acabam indo por um caminho duvidoso.
Já ví canais repostando trecho de filmes, Stories de famosos. Outras vezes é um conteúdo bem diferente do que é postado nos vídeos longos.
O meu ponto aqui é o seguinte:
Se você consegue sucesso com os Shorts postando um conteúdo nada a ver, é claro que a audiência que vai chegar por esse conteúdo não vai assistir outros formatos do seu canal.
Essa é uma reclamação constante aqui, já que os Shorts pagam muito mal com o Adsense, esses canais querem ter as duas coisas:
- mais público e mais visualização com Shorts
- querem ganhar dinheiro com os vídeos longos.
É claro que é possível disso acontecer, mas precisa de planejamento para deixar todos os formatos de conteúdo interessantes. Se você sair postando qualquer coisa e atirando para todos os lados, alguma coisa pode funcionar, mas vai ser só ela. Todo o resto do canal vai parecer “flopado”.
3 – Assista mais Shorts
Se você quer produzir Shorts no seu canal, deveria assistir mais Shorts para entender mais como as pessoas produzem.
Quem quer escrever um livro precisa ler muito. Quem vai produzir um documentário precisar assistir vários… Você entendeu o meu ponto.
Esse foi outro ponto que pegou bastante para mim enquanto eu estava produzindo Shorts aqui. Eu, particularmente, assisti pouco Shorts. Eu sempre falo nas lives aqui que eu sou um usuáio chatão do Youtube.
Eu sou capas de assistir um vídeo de 40 minutos de uma partida comentada de xadrez no canal Xadrez Brasil, mas não consigo ficar 10 minutos no feed de Shorts.
Então como eu vou conseguir me inspirar para criar Shorts legais? Como eu vou entender a edição para Shorts?
Anderson, o editor aqui do canal, ele posta alguns reels que ele edita lá no instgram dele e quando eu assisto eu vou observando como o vídeo começa, onde está o CTA, qual é o ângulo de câmera mais usado….
Se um dia eu quiser voltar a produzir Shorts aqui, eu vou precisar estudar mais esse formato e assistir mais e mais.
Eu estou falando de SHorts aqui, mas isso vale para qualquer formato. Lives, por exemplo, é um formato que eu adoro assistir e adoro produzir.
Isso me dá várias ideias de como eu posso deixar a minha live melhor. Já que eu assisto bastante, eu sei o que faz uma live ficar boa para mim. Fica muito mais fácil colocar um bom conteúdo se eu já tenho experiência com o formato.
Perceba que, no fim das contas, a responsabilidade sempre volta para o criador. Escolher os formatos, garantir que cada conteúdo tenha uma ótima qualidade e dê uma ótima experiência ao usuário do Youtube.
Veja se faz sentido para você produzir os Shorts no seu canal, ou pelo menos fazer alguns testes e me conta aqui o resultado disso.