Porque os Shorts Pagam Tão Pouco?
Existe uma diferença enorme entre a receita que os nossos vídeos longos fazem e os Shorts. Só para você ter noção, no meu canal o RPM dos Vídeos longos nos últimos 28 dias é de R$9,40, enquanto o RPM dos Shorts, no mesmo período, é de R$0,13.
Você por acaso tem noção do porque a diferença é tão grande? É exatamente isso que eu vou te mostrar hoje aqui, o porque se ganha tão pouco com Shorts!
Então pegue o seu café e prepare a sua calculadora…
Eu vou separar o vídeo em 3 fatores que mais influenciam essa diferença de valores:
1 – Quantidade de visualizações dos Shorts
Eu não sei se você já refletiu sobre isso, mas a quantidade de visualizações que os Shorts conseguem gerar é um absurdo, é muito maior do que os vídeos longos.
O tamanho dos vídeos ajuda, já que uma navegação de 5 minutos, nos Shorts vai gerar entre 5 e 30 visualizações. Enquanto que nos vídeos longos essa quantidade vai se uma a duas visualizações. E isso, para cada pessoa que navega.
É uma diferença absurda, o Youtube divulga o tempo todo que no feed de Shorts são geradas 70 bilhões de visualizações diárias.
Isso por si só não seria um problema, isso deveria ajudar a chamar anunciantes e pagar bem os canais, já que mais visualizações é igual a mais dinheiro né?
Mais ou menos, a atenção do público navegando pelo feed de Shorts é muito pequena. O engajamento também, não é possível colocar links nos Shorts…
Por isso que eu acredito que a quantidade de dinheiro que as empresas colocam em propagandas nos Shorts é pequena ainda.
2 – Diferença do Cálculo
Enquanto nos vídeos longos, cada vídeos tem um RPM, tem um valor diferente por causa do leilão de propaganda, nos Shorts isso é dividido por todos os canais.
Por isso, nos Shorts o RPM é geral, para todos os canais de uma região naquele período. Ainda mais que não existe o conceito de Visualizações monetizadas e desmonetizadas, como nos vídeos longos.
Nos Shorts, todas as visualizações de um canal que é monetizado são consideradas. Então, todo o dinheiro recolhido pelo Google cria o fundo para criadores, que é distribuído com as gravadoras de música também, afinal, nos Shorts os criadores podem usar músicas nos vídeos.
Só depois disso, é que o Youtube divide e os criadores ficam com 45% do total. Só que, como todas as visualizações são contadas, o valor pago por cada mil visualizações é tão pequeno. Por isso essa quantidade tão grande de visualizações dos Shorts serve para diminuir o valor pago e apenas os canais que fazem suas milhões de visualizações conseguem algum valor legal com Shorts.
Só para você ter uma ideia, com os dados do meu canal como exemplo, eu ganharia 190 dólares com 1 milhão de visualizações nos Shorts. Já com vídeos longos, os mesmos 1 milhão de visualizações me geraria 9400 dólares! Que diferença né?
Agora você entende porque o Youtube colocou o requisito de 10 milhões de visualizações nos últimos 90 dias para aceitar um canal de Shorts no programa de parcerias?
3 – Maturidade do programa
O Programa de parcerias do youtube funciona muito bem a muito tempo e os anunciantes confiam demais nele. Só que, com os Shorts tudo é muito novo. Fica mais difícil de saber quando a propaganda vai passar, em que tipo de conteúdo ela passou…
Os anunciantes ainda não aderiram da mesma forma que eles aderiram nos vídeos longos. Ainda tem a questão da atenção do usuário lá no feed de Shorts, que atrapalha as propagandas também.
É o mesmo problema do Tiktok ou Instagram, como você vai relacionar direitinho o que o usuário assiste com as propagandas, se os vídeos curtos são inseridos ali no feed pelo próprio Youtube e a navegação é meio caótica? O Usuário acaba vendo tudo quie é tipo de vídeo?
Nos vídeos longos essa correlação entre o que o usuário clica e as propagandas é bem melhor de se fazer. Tem décadas que o Youtube faz isso e ele é muito bom, esse sistema vem funcionando muito tem durante todo esse tempo.
A quantidade de anunciantes mexe diretamente com o quanto de dinheiro está sendo arrecadado naquela região. Mas, mesmo que a quantidade de anunciante fosse igual à dos vídeos longos, ainda assim cada criador ima ganhar bem menos do que nos vídeos longos.
Eu não estou dizendo que fazer shorts é bom ou ruim no seu canal, é um formato diferente e tem suas vantagens. O dinheiro ganho com as propagandas é menor, mas o alcance é maior, o poder de viralização, de descoberta do seu canal…
Antes de dizer se vale ou não à pena fazer, faça testes. Aqui no meu canal, o meu conteúdo não funcionou tão bem com shorts e eu parei de fazer. Com isso todas as minhas métricas melhoraram e o dinheiro também aumentou!
Mas essa foi a minha experiência, Você pode ter uma experiência completamente diferente, então teste!