Postar o Mesmo Vídeo no Youtube Shorts, Tiktok e Instagram!
Eu recebi esse comentário aqui em um vídeo recente aqui do canal:
Essa é realmente uma questão que eu recebo muito aqui e, de fato, merece sim um vídeo!
Eu poderia responder com um sim ou não, mas a ideia é a gente falar de forma mais aprofundada! Por isso eu vou dividir em 3 tópicos:
1. Pode postar Shorts no Tiktok e Instagram?
A resposta bem curta para essa pergunta seria: Sim, você pode. Só que é melhor eu elaborar mais para que você entendo o que pode e o que não pode.
Logo que a primeira versão da monetização dos Shorts chegou aqui no Brasil, existia esse texto aqui para aceitar ou não os canais nessa monetização:
“Os canais participantes não podem ter vídeos com marcas d’água ou logotipos de outras plataformas, conteúdos criados por terceiros nem partes não editadas de filmes ou programas de TV.”
E foi aí que começou toda essa questão de poder ou não poder postar o mesmo vídeo em várias plataformas. Mas agora com a monetização dos Shorts dentro do programa de parcerias do Youtube, o texto que tem na página de ajuda do Youtube é esse aqui: https://support.google.com/youtube/answer/12504220?sjid=11467343846179668595-NA
“Visualizações de Shorts não qualificadas
Shorts que não sejam originais, como clipes não editados de filmes ou programas de TV, reenvio de conteúdo de outros criadores do YouTube ou de outra plataforma ou compilações sem nenhum conteúdo original”
Então a resposta é a seguinte: Se o conteúdo for seu, você pode sim postar ele em várias plataforma sem problema. O que o Youtube e as outras plataformas não querem é que você baixe o vídeo diretamente do Tiktok e poste no Youtube, com a marca d’água e tudo. O contrário também não deve ser bem visto pelo Tiktok.
Então a forma certa de fazer isso é criar o seu vídeo, editar e só depois subir nas plataformas. Dessa forma você pode sim postar onde quiser e o vídeo não vai ter marca d’água. Mas se o seu vídeo for um trecho de filme, os stories de um famoso ou qualquer coisa nesse sentido, provavelmente não vai conseguir monetizar no Youtube.
A chave aqui para saber se pode ou não pode é conteúdo original e sem marca d’água. Todas as plataformas vão criar algum tipo de problema com conteúdo copiado, mais cedo ou mais tarde.
2. Vale à pena fazer isso?
Dependendo do que você deseja alcançar, vale à pena sim. Você já criou o vídeo e ele pode te ajudar a ter mais alcance em outras plataformas. O esforço já foi, é uma forma de você conseguir mais resultado com o trabalho que foi feito.
A questão que eu te faço é a seguinte: Se você vai postar exatamente o mesmo conteúdo em várias plataformas, porque as pessoas te seguiriam em todas elas?
O ideal mesmo é que em cada plataforma, você tivesse um conteúdo diferente, mais adequado à essa plataforma.
Pense assim, imagine que você tenha uma conta no Youtube e uma outra no Tiktok e me siga nas duas redes. Se eu postar o mesmo vídeo no Short e Tiktok e você acabou assistindo primeiro lá no Tiktok. Quando você vier ao Youtube e o mesmo vídeo aparecer, será que você assistiria de novo?
Provavelmente não né? Então, é por isso que você precisa saber o que está buscando antes de sair por aí respostando o mesmo vídeo em tudo que é lugar.
Pergunta para mim mesmo: tá Diego, eu entendi, mas eu preciso alimentar o meu Tiktok e Instagram e não tenho como gravar vídeos diferentes por enquanto!
Beleza, nesse caso, vamos ao terceiro tópico
3. Se eu decidir fazer, qual é a melhor estratégia?
Já que você vai criar conteúdo para postar em várias plataformas, a melhor coisa que você pode fazer é criar esse conteúdo com antecedência e programar esse conteúdo para ser publicado em datas diferentes para cada uma das plataformas.
O ideia é que a audiência tenha a sensação de que cada plataforma tem um conteúdo diferente. O vídeo que apareceu agora no Youtube só vai aparecer no Tiktok daqui a 1 mês, ou depois de 10 postagens… Quando você olhar o feed de postagem de cada uma das plataformas você vai ter a impressão que são diferentes.
Quando eu estava criando Shorts no meu canal, eu criava uns 12 vídeos usando o Opus Clip Pro e depois eu programava no Tiktok, Instagram e Youtube mudando a ordem de postagem.
Nunca vai substituir um conteúdo original em cada plataforma, mas seria a melhor forma de repostar o seu conteúdo e conseguir mais resultado com o conteúdo que já foi criado. Dando essa ilusão de que cada plataforma é única.
Você só precisa saber que essa gestão de ter vários conteúdos gravados e programar eles em uma ordem diferente para cada plataforma dá trabalho e precisa de uma organização tá?
Eu vou te sugerir o meu sistema de gestão dentro do notion, que se chama Creator_OS! Dá uma olhada e veja se não te ajuda a gerenciar o seu canal!