Shorts Com 0 Visualizações No Youtube: Ainda Tem Jeito?
O vídeo de hoje é para falar sobre Shorts que estão indo mal, as vezes muito mal.
Eu já tenho dois vídeos aqui no canal falando sobre isso, mas eu recebi muitos comentários discordando de mim, o que não é um problema por si só, mas esses comentários me mostram o quanto esse pessoal não entende de audiência e sistema de distribuição!
Bom, vamos do começo! Então pegue o seu café e me acompanhe aqui para que você não fique tão frustrada quanto essa galera dos comentários.
Em todos os outros vídeos o meu ponto sempre foi o mesmo: Não dá para você consertar o Youtube, não dá para você ligar para uma central e falar:
Olha, o meu canal está indo mal agora. Até mês passado eu tinha 200 mil visualizações e hoje não tenho nem 20.
Não existe esse tipo de solução, nem canais grandes que possuem gerentes resolvem os problemas assim. Esse foi todo o meu raciocício nos vídeos. Claro que eu falava o que você poderia olhar no seu vídeo para tentar melhorar.
A ruptura começou aí, eu dizendo que a solução do problema está no conteúdo e alguns criadores me dizendo que não, que a culpa é do Youtube. Logo, quem tem que resolver alguma coisa aqui é o Youtube.
Deixa eu ler alguns desses comentário e dar a minha opinião, a minha visão do porque está tão errado:
Já que é para falar francamente, vamos lá: Você entrou no Youtube, criou o seu canal, assinou os termos da plataforma e agora acha estranho que o Youtube é um Juíz? Como assim?
O que você ainda não entendeu é que o Youtube distribui mais ou menos os vídeos de acordo com a audiência. O algorito do Youtube é perfeito, na minha visão não, mas é o mesmo para todos os criadores.
É muita ingenuidade você achar que o Youtube, o instagram, o Tiktok estão aqui para satisfazer o seu desejo de ter muitas visualizações e inscritos. Pode parar de sonhar! São mais de 500 horas de conteúdo sendo enviadas para o youtube a cada minuto, tem conteúdo que não acaba mais e o seu está nesse bolo aí.
Ou você aprende a se destacar e criar a sua comunidade ou vai ficar sempre com esse sentimentoi de que está sendo injustiçado.
Agora eu vou mostrar 3 comentários que abordam um mesmo assunto:
Nos meus aparelhos aqui, sou eu quem mando. É muita loucura achar que as visualizações precisam ter padrão. Não existe isso. Qualquer canal que você entrar vai ter vídeos com um número muito diferente de visualizações.
Eu não sei como é que vocês usam o Youtube para assistir vídeos, mas aqui no meu celular, na minha TV, sou eu quem escolhe o que eu vou assistir. Até nos Shorts, eu vou passando até aparecer alguma coisa que eu quero ver.
Sabe o que faz um canal ter mais visualizações a cada vídeo que posta: Espectadores recorrentes! Pois é, isso eu não vi ninguém comentando!
Me parece, sinceramente, que as pessoas querem que uma máquina calcule o número de visualizações de cada vídeo e que aquilo seja bem alto. Gente, pelo amor de Deus, quem assiste vídeos no youtube são pessoas. De carne e osso, sabe?
Esse povo passeia, trabalha, vai para a escola, tira férias, viaja. Eu falo tanto sobre isso aqui, mas mesmo assim tem gente que simplesmente quer uma pílula mágica.
Deixa eu te contar uma história aqui, de um canal que eu conheço e talvez fique claro para você onde está o problema:
Esse canal posta conteúdo no youtube a algum tempo já e ficou perdido no tema para os vídeos, tinha muita coisa misturada. Quando os Shorts chegaram, esse criador tentou muita coisa, vários formatos e teve um certo sucesso com os Shorts, mas nada absurdo.
Um dia ele viu um Short gringo que estava fazendo muito sucesso, daí ele resolveu “modelar” ou “copiar” o Short só que em português. Mas o roteiro não era dele, a edição não era dele… Ele só copiou e traduziu e booom, o vídeo explodiu. Eu estou falando aqui de 6 milhões de visualizações em pouco tempo.
Agora me diga o que foi que mudou para que o vídeo dele tivesse esse resultado? Não foi o Youtube né? A questão é que pensar num bom roteiro, contar uma história legal nos Shorts é difícil mesmo. Ou você aprende a fazer isso, ou não vai conseguir muita coisa.
Copiar vídeos não é uma saída, já que você não está aprendendo nada. Seria melhor praticar, praticar até conseguir melhores resultados. Mas cada criador é livre para fazer o que quiser!
Enquanto tem muitos criadores sérios, fazendo um trabalho muito legal, tem muitos que abusam do sistema. Criam conteúdo repetitivo, reutilizado e isso vai inundando o youtube de conteúdo porcaria. É claro que o sistema de distribuição vai ter que se ajustar à isso.
Se você navegar rapidinho nos Shorts vai encontrar canais que são repetidos o tempo todo, eu meso vejo direto canais que pegam trechos de filmes e séries para repostar:
Tudo que eu estou falando aqui sobre Youtube, se aplica a outras plataformas também, num grau maior ou menor. Mas o planeta terra inteiro está brigando pela atenção a audiência, porque alguém acha que é assim tão fácil?
Quando eu leio comentários assim que esperam que se um vídeo teve 100 mil visualizações, todos os outros deveriam ter um número parecido de visualizações, eu vejo o quanto as pessoas não entendem do Youtube.
Se você achar um canal que tem um número muito parecido de visualizações em todos os vídeos, deixe um comentário e parabenize esse criador, a base de espectadores recorrentes dele é muito boa!
Não faça parte dessa galera que quer que o mundo seja corrigido para que eles tenham mais resultado, infelizmente nunca vai acontecer.
Crie o seu conteúdo e se concentre em ficar 1% melhor a cada vídeo, porque é o seu conteúdo que pode te levar até os seus objetivos aqui no Youtube.
Muito sucesso e até a próxima!