Você Deve Postar Shorts No Seu Canal do Youtube?
Hoje o Youtube está dominado pelos vídeos curtos, pelos Shorts! Na verdade a internet toda está assim… é Instagram, Tiktok, Youtube, Twitter (X).
Mas agora vem a pergunta quer não quer calar: Faço Shorts ou Não no meu canal?
E as perguntas continuam: Canais que fazem Shorts crescem mais rápido?
Ou Ainda: Quem não fizer Shorts vai ficar para trás?
Bom, é sobre tudo isso que a gente vai conversar hoje. Porque para alguns canais fazer Shorts parece tão ruim e para outros parece tão legal!
O cenário atual é o seguinte: Tem muita gente conseguindo números impressionantes com Shorts né?
Eu não sei se você conhece muitos canais que estão tendo sucesso com Shorts, mas semana passada eu estava dando consultoria para um canal que cresceu 1 milhão de inscritos entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
Sim, esse tipo de coisa existe mesmo! Mas isso quer dizer que você deveria fazer Shorts no seu canal? Aí a pergunta é mais complicada… A resposta simples é: depende.
Mas, eu posso te ajudar a encontrar essa resposta… É só seguir o meu raciocínio aqui!
O Youtube é uma plataforma com muitos formatos de conteúdo. Alguns são ótimos no celular, outros são ótimos em telas maiores. Mas nem todo mundo consome Youtube do mesmo jeito. O interesse da audiência é bem variado e as pessoas gostam de formatos variados.
Alguns vão gostar de vídeos super bem editados, outros gostam de podcasts e transmissões ao vivo! Um conteúdo mais lento e com uma interação ao vivo.
Já outros preferem conteúdos curtos e super recompensadores.
E é daí que vem a minha primeira pergunta: Qual público você vai servir? Para qual dessas pessoas você cria seu conteúdo?
Você até pode querer agradar a todos, mas isso quase nunca funciona.
É claro que existem muitas visualizações nos Shorts e a possibilidade de crescer os números do seu canal são bem grandes. Se você acertar bons Shorts, pode conseguir números impressionantes bem rápido.
Mas, quando se trata de dinheiro, do programa de parcerias do Youtube, Shorts é o formato que paga pior. Então ou você consegue mesmo números astronômicos ou pensa em formas alternativas de monetizar o seu canal.
No meu canal, por exemplo, o RPM dos vídeos é de quase 8 reais enquanto o RPM dos Shorts é de 14 centavos.
Então você está entendendo que existe um lado legal e um lado ruim em produzir cada formato? Mas calma que a conversa ainda não acabou.
Agora vamos falar das pessoas que assistem o youtube pela TV? Sim, hoje em dia toda TV vem com o youtube instalado e a audiência do Youtube na TV vem aumentando cada vez mais.
Mesmo no meu canal é possível ver esse aumento de público pela TV. Entre 2021 e 2023 esse público veio aumentando.
Mas para te dar mais contexto, entre 2019 e 2020 a audiência do Youtube na TV aumentou 80%. A pandemia ajudou nisso, mas depois disso ela tem só crescido.
Talvez você esteja se perguntando o que tem a ver a audiência da TV com Shorts e com o seu canal…. Bom, eu posso responder essa pergunta com uma pergunta melhor: Quem vai produzir conteúdo para essa audiência da TV que só cresce?
Com certeza não é o canal exclusivo de Shorts.
Você já reparou como alguns canais têm feito vídeos de 25 a 40 minutos? Principalmente canais de entretenimento.
A audiência da TV para esses canais só faz crescer! E sabe o que aumenta também com um público assistindo pela tv? A retenção.
Então são canais que conseguem muitos minutos assistidos e com isso o Youtube coloca muitas propagandas em um só vídeo. O que faz com que a renda desses canais aumente.
E ainda tem outra coisa que esses canais conseguem fazer muito bem: Parcerias para publicidade.
Com uma audiência grande pela tv, a atenção dessas pessoas está ali no vídeo e eles vão acabar sendo mais impactados pela publicidade.
E o que isso significa? Sim, mais dinheiro ainda!
Por isso que eu falei lá no começo do vídeo que a resposta para a pergunta: você deve produzir Shorts no seu canal era depende.
Você quer alcançar mais pessoas e talvez crescer o seu canal mais rápido?
Você quer maximizar a sua renda no Youtube?
Qual formato de conteúdo você consome mais no Youtube?
Alguém vai precisar criar vídeos na vertical para quem está ali rolando a tela em busca de alguma coisa legal para ver rapidinho. Mas outro alguém precisa criar conteúdo de alta resolução e mais longo para quem está assistindo na TV, sentado no sofá relaxando.
O que eu posso dizer a você para te ajudar a decidir é: Pare de criar tudo para ver se alguma coisa funciona. Comece a focar em um público e produza para esse público até dar certo. Vai funciona melhor e mais rápido.
O que mais tem no youtube é canal genérico produzindo conteúdo parecido. Fazer mais do mesmo só vai misturar o seu canal aos milhares que já existem.
Se quiser chamar atenção mesmo, faça diferente!