Vale à Pena Fazer Live Com Canal Pequeno no Youtube?
Eu recebi um comentário do Natan que me inspirou a fazer esse vídeo sobre lives. O comentário é esse aqui:
É um problema que realmente é bem legal de pensar sobre isso! Eu tenho um canal pequeno, mas eu gostaria de fazer lives. Nesse caso dele, ainda seriam lives diárias. E aí, vale à pena já começar a fazer as lives mesmo sem audiência ou é melhor primeiro pensar em crescer o canal antes de começar com as lives?
Então já pegue o seu café e vamos falar sobre lives no Youtube!
Live no Youtube é um formato, assim como os vídeos longos ou os Shorts. Não existe nenhum problema em fazer lives em nenhum canal do Youtube. Vai muito de preferência do criador e estratégia de conteúdo.
Mas vamos abordar essa questão por partes:
1 – Crescer o canal ou já fazer lives?
Eu Não acho que você precise crescer primeiro o canal para fazer suas lives. Eu sempre falo aqui que no Youtube o que importa é a audiência. Se você fizer lives legais, mesmo com o canal pequeno, as pessoas vão acabar te encontrando e o seu público vai crescendo.
Da mesma forma que se você cresceu o seu canal com Shorts ou vídeos longos, não existe nenhuma garantia de que os seus inscritos vão assistir às suas lives.
Por isso é muito mais importante você focar em criar um bom conteúdo, uma boa live para que as pessoas queiram assistir e aí não importa muito se o canal é pequeno ou não.
Vários canais de podcast estão aí para provar que é super possível começar fazendo lives no Youtube e crescer. O Youtube ainda não é a plataforma referência no quesito lives, mas com tudo que vem acontecendo com a Twitch e com as melhorias que o Youtube vem fazendo na plataforma, está cada vez melhor fazer lives por aqui.
Fazer lives é muito legal para o acúmulo das horas necessárias para entrar para o programa de parcerias do Youtube. Eu mesmo comecei a fazer lives muito cedo no meu canal e isso me ajudou a monetizar mais cedo. Em algumas lives eu conseguia acumular 200 horas assistidas. Legal demais né?
Nem todo mundo sabe, mas a retenção das lives acaba sendo bem maior do que outros formatos no Youtube e isso é porque o fato de estar ao vivo, de interagir com o chat faz com que as pessoas acabem ficando por mais tempo ali.
Só para você ter uma ideia, aqui no meu canal eu tenho 3:54 de retenção média dos meus vídeos e 14:36 em lives.
2 – Fazer lives diárias no Youtube, vale à pena?
O legal da live é a possibilidade de interagir ao vivo com a audiência, mas não é a única vantagem. Dependendo da sua estratégia, você pode usar a live como forma de gerar outros conteúdos depois.
É exatamente o que os canais de podcast fazem, geram muitos cortes das lives e com isso eles têm conteúdo praticamente infinito.
Mas a questão aqui é fazer lives diárias em um canal com pouca audiência né? A live é um acordo entre você e a audiência. As pessoas precisam parar o que estiverem fazendo para assistir a sua live.
Então eu, particularmente acho exagerado fazer live diária logo no início, mas eu jogaria a pergunta para você de volta:
Você gosta mesmo de fazer live? E se ninguém aparecer nessa primeira semana, tudo bem?
Isso é importante de esclarecer, se você gosta de fazer as lives e sabe que é um processo que pode ser lento, tudo bem… vai em frente!
Mas se você está fazendo uma aposta, está com aquela ansiedade achando que vai dar certo logo, é melhor pensar duas vezes. Fazer live todo santo dia não vai ser fácil nem simples.
Fazer lives no seu canal não resolve todos os problemas e nem é garantia de resultado. Eu particularmente adoro fazer lives e mesmo vendo que o resultado dos vídleos é bem melhor do que o resultado das lives, é um momento que eu curto muito fazer.
Aprendi a usar o OBS, o StreamYard e muitas outros programas para deixar a live o mais divertida e com a melhor qualidade possível. Mas essa é a minha experiência, tem que ver o que você gosta de fazer!
Vou aproveitar e te convidar a se inscrever aqui no canal para ficar 1% melhor a cada vídeo!