Alguns Canais Crescem Muito E O Seu Não! O Que fazer?
Hoje eu quero te ajudar a entender o que faz alguns canais aqui na plataforma serem tão grandes e o seu não. Ah, eu estou me incluindo nessa categoria também tá, o meu também não é grande.
E você vai entender também que saber disso é uma coisa, colocar em prática, realizar ela é algo totalmente diferente. Eu vejo muitos comentários aqui nos meus vídeos focando nas coisas erradas, e eu vou deixar tudo isso mais claro assim que você pegar o seu café e me acompanhar…
Eu quero te fazer enxergar o que eu enxergo quando eu olho para esses criadores que já são grandes ou que estão crescendo e talvez isso possa te ajudar a mudar a forma como você está criando o seu conteúdo.
1 – Não precisa amar a plataforma
Você não é obrigado a gostar do youtube para crescer o seu canal aqui. Inclusive são esses criadores grandes que conseguem trabalhar junto com a plataforma para deixar a experiência tanto do criador quanto dos usuários a melhor possível.
Nem todos os criadores gostam das regras ou das atualizações do Youtube, mas isso não impediu eles de crescer e criar a sua comunidade. E isso porque o foco deles não está em agradar plataforma nenhuma. Eles estão preocupados em fazer diferente, fazer melhor e a plataforma está lá para hospedar e distribuir o conteúdo.
É claro que se uma plataforma valoriza a frequência, alguns criadores crescem postando muito. Mas ainda assim, esses criadores mais experientes acabam utilizando o potencial de cada plataforma para entregar a sua mensagem, para serem notados pelo público.
Em alguns casos é a plataforma quem perde de não ter mais aquele criador por lá! Não adianta ficar dando murro em ponta de faca, quando uma plataforma não se adequa à sua produção de conteúdo, é melhor mudar.
Você precisa ter consciência do seu conteúdo, de como ele vai ser legal para a sua audiência e como você pode aproveitar a exposição que cada plataforma vai te dar.
As pessoas estão querendo consumir bons conteúdos e as plataformas querem bons criadores para manter a audiência por lá.
2 – Ter um olhar de excelência para o conteúdo
Ter um bom conteúdo é a chave para crescer em qualquer plataforma. Quando você entrega uma boa experiência para a audiência com o seu vídeo, é muito mais fácil do Youtube distribuir mais o seu vídeo.
Mas isso não tem nada a ver com “cair nas graças”do algoritmo, tem a ver com você cair nas graças da audiência e os criadores que conseguiram crescer um canal entenderam isso a muito tempo.
Quando você olha um canal grande, você percebe que normalmente os vídeos daquele criador já eram interessantes antes do canal ser daquele tamanho. A lógica é simples de entender: o criador estava criando ótimos conteúdo no Youtube, no Instagram e foi ganhando mais inscritos, mais visualizações com o tempo.
As vezes eu tenho impressão que os criadores menos experientes acham que um canal ficou grande e depois começaram a postar vídeos bons e fazer lives legais. Mas é o contrário, aquele criador já era legal, já postava conteúdos bons e já fazia lives interessantes. Só não era grande ainda.
Quando o canal vai crescendo, o conteúdo vai ficando ainda melhor! Eu garanto a você que as pessoas já achavam a live de Casimiro ótima, mesmo antes de ele ter todo esses números. Os vídeos de Leon e Nilce já eram bons, as Gameplays de Alanzoka já eram divertidas e por aí vai.
E eu garanto à você que, enquanto a gente já achava o conteúdo dessa galera muito bom, eles viam falhas para corrigir e oportunidades para melhorar. O foco sempre tem que ser entregar um excelente conteúdo, comas condições que você tem agora.
Ah, você por acaso está inscrito aqui no canal? Confere aí para não perder um conteúdo que vai te deixar 1% melhor a cada vídeo!
3 – Diferencial
Hoje em dia todas as plataformas estão abarrotadas de criadores de conteúdo, mas a grande maioria faz apenas mais do mesmo. Muitos criadores buscam fórmulas mágicas e métodos prontos para replicar o sucesso de alguém.
Mas na verdade o seu sucesso vem da sua visão para o seu conteúdo, da sua forma de se expressar, daquilo que deixa o seu conteúdo diferente dos outros.
Algumas vezes o diferencial é mesmo o seu carisma, a sua forma de se expressar. Outras vezes é o seu projeto no Youtube que é bem diferente de tudo que agente vem assistindo.
Não ache que tem o certo e errado quando estiver fazendo o seu conteúdo, se você estiver pensando na sua audiência e entregando uma boa experiência, está certo.
Se faça essa pergunta sempre: Porque alguém assistiria o meu canal e não o do meu concorrente? (seja sincero na resposta).
4 – Criação de comunidade
Você não vai agradar todo mundo e os criadores grandes também entenderam isso. Você normalmente vai ver eles focando o conteúdo deles para uma audiência que se identifica tanto com o conteúdo quanto com a personalidade desse criador.
Isso vai criando um sentimento de pertencimento nessa audiência, inclusive alguns criadores vão criar nomes para essa comunidade… Sabe aquele criador de conteúdo que assim que posta alguma coisa nova você vai correndo ver o que é porque sabe que vai gostar?
Pois é, você precisa causar esse mesmo impacto na sua audiência e não importa se a sua audiência é de um milhão ou de 5 pessoas. Se você conseguir transformar essa audiência em espectadores recorrentes e possivelmente em comunidade, mais pessoas vão acabar chegando para se juntar à sua turma.
Encontre o seu porquê, encontre as histórias que você quer contar nos seus vídeos, ou as habilidades que você quer mostrar….
Pense muito bem na sua audiência, não a audiência que você tem hoje, mas a audiência que você gostaria de ter assistindo seus vídeos. Entregue ótimos conteúdos e essa audiência vai te descobrir!
Se não eu vou indicar para você o Creator_OS, que é o sistema que eu uso para gerenciar todos os meus conteúdos, parcerias e tudo mais do meu canal. Tem link aqui na descrição.