A Forma Mais Fácil de Criar Roteiros para Youtube Que Funciona de Verdade!
Você já escrever roteiros para seus vídeos do Youtube? Sente dificuldade ou já tira de letra?
Eu vou te mostrar uma forma muito simples, simples de verdade, de criar os roteiros para seus vídeos. Que sejam roteiros que você escreve o texto todo ou roteiros apenas com tópicos.
Eu aconselho todos os criadores que eu tenho contato a escreverem roteiros, facilita demais. Eu sou sempre a favor de planejar bem o conteúdo do nosso canal e um roteiro vai deixar o seu vídeo mais fácil de ser assistido.
Um vídeo no Youtube nada mais é do que você contando uma história para o espectador. Mesmo que o seu roteiro não seja escrito palavra por palavra, o seu vídeo precisa de um começo, um desenvolvimento e um final.
Um vídeo, para ser legal, conseguir uma boa retenção, precisa ser interessante! Muita gente acredita que tudo é resolvido na edição, mas na verdade não é. A sua forma de “contar a história daquele vídeo” muda muita coisa.
Qual vai ser a primeira cena que você vai mostrar? Qual vai ser a primeira frase que você vai falar?
Isso tudo é resolvido no roteiro, no planejamento e é exatamente por isso que eu acredito que aprendendo a criar bons roteiros, a qualidade e retenção dos seus vídeos vai melhorar muito.
Eu quero te fazer pensar num roteiro bem básico, que têm apenas 3 partes nele. Um Ganho, o Conteúdo e uma Chamada para Ação!
Calma que eu vou explicar direito. É muito termo que pode parecer vago demais!
Gancho
Gancho é, na verdade, a parte inicial do seu vídeo, mas ela é chamada assim porque é com esse gancho que você vai fisgar o público. É aqui que as pessoas decidem assistir ao seu vídeo.
Imagine aqui que eu quero te contar a história da chapeuzinho vermelho. Eu posso começar o meu vídeo assim:
Eu vou te contar uma história bem legal hoje, um conto de fadas criado pelos irmãos Grimm, eu garanto que você vai gostar.
Mas eu poderia começar o vídeo de uma forma mais atrativa, deixando mais claro o porque ouvir minha história vai ser legal:
Hoje a história do vídeo é surreal, temos uma menina, sua avó, um lobo e um caçador. Talvez você já saiba que história é essa, mas a versão que eu trouxe aqui é bem diferente da tradicional!
A segunda forma de começar o vídeo, o segundo gancho é bem mais interessante, concorda? Veja que não precisamos de edição, efeitos sonoros e nada disso para já deixar o vídeo mais legal.
Então lembre sempre que o Gancho não é o início da história, não é repetir o título. O Gancho é o tempo que você tem para convencer o seu espectador a continuar assistindo o seu vídeo.
É aqui que a maior parte do público vai embora, pode olhar lá no seu gráfico de retenção, muita gente chega a clicar no vídeo, mas não é convencida de fato a assistir.
Conteúdo
Depois que eu te convenci a assistir o vídeo, agora sim eu posso começar do começo. Agora eu posso pensar naquela estrutura básica de qualquer texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Você prometeu que iria entregar um conteúdo no título e na thumbnail e é aqui que essa entrega acontece.
Ainda no exemplo de Chapeuzinho Vermelho, a parte do conteúdo seria a história mesmo: Uma menina chamada Chapeuzinho estava em casa e decidiu visitar a sua avó.
Você vai fazer o seu público dar risada, aprender alguma coisa, ver como você tem uma determinada habilidade….
Aproveite essa parte aqui parta anotar se você precisar buscar memes na internet, imagens de jogadores, gravar uma cena de você abrindo a porta de casa.
Afinal de contas o roteiro serve como planejamento do seu vídeo.
A parte do conteúdo vai até o final da história mesmo, no caso de chapeuzinho vermelho vamos falar que o caçador chegou, se livrou do lobo e salvou a vovó.
Eu só tenho que ter cuidado de não falar algo como: então é isso. Lembre que o roteiro ainda não acabou, eu ainda preciso da última parte.
Chamada para ação
Todos os seus vídeo deveriam terminar com uma chamada para ação. A chamada para ação nada mais é do que pedir para o seu espectador fazer uma ação.
Pode ser pedir um like, pode ser pedir para se inscreverem no seu canal. Algo legal de pedir também é para assistirem a outro vídeo, que está aparecendo na tela final.
É claro que a chamada para ação pode ser feita em qualquer outro momento do vídeo, mas aqui no final é praticamente obrigatório. O público que chega até o final do seu vídeo realmente gostou e está mais inclinado a fazer o que você está pedindo.
Um bom roteiro não precisa ser um roteiro complicado, ainda mais seguindo essa estrutura de:
Gancho
Conteúdo
Chamada para ação
E agora eu cheguei em qual parte do meu roteiro? Isso mesmo, chamada para ação, então confere lèa o meu canal no Youtube para você encontrar muito material para te ajudar a criar melhores vídeos!