NÃO Precisa Postar Todo Dia Para Crescer No Youtube!
Se eu ganhasse 1 dólar para cada comentário que eu leio falando que precisa postar muito no Youtube para crescer um canal, eu estaria rico mesmo!
Alguns me falam que precisa postar todo dia, outros ainda falam em postar mais de 1 vídeo todo dia (principalmente a galera dos Shorts).
E essa semana teve o lançamento de Peter falando também de uma estratégia para criar muitos vídeos a partir de um conteúdo longo e postar muito.
Esse não é o único caminho para crescer um canal, não é mesmo! Não estou falando que Peter está errado ou que as pessoas não conseguem crescer postando muito. É claro que conseguem. Só estou falando que não é o único caminho.
Deixa eu te dar alguns exemplos de canais aqui:
São canais diferentes, com públicos diferentes e uma trajetória diferente dentro do Youtube. Mas nenhum deles posta com uma frequência absurda e são canais super relevantes, continuam crescendo muito bem.
Quando Peter fala sobre a criação de muitos vídeos usando IA para criar, dublar e legendar esses vídeos, ele tem uma estratégia em mente. Nesse caso, ele vai aumentar muito a chance de viralizar um desse vídeos e vai acabar aumentando bastante a receita daquele canal.
Mas você já tentou fazer isso? Eu uso o Opus Clip aqui para gerar cortes das minhas lives e postar como Shorts e Instagram. Eu vou te dizer que eu acho bem trabalhoso.
Claro que é melhor do que se eu fizesse na mão, mas o Opus Clip acaba gerando muitos cortes que eu não aproveito. Como é ele que está gerando, tudo certo, mas mesmo assim eu tenho que parar para assistir todos, corrigir a legenda e programar a postagem em duas plataformas.
Se o criador tem uma equipe, isso fica muito mais fácil de ser feito. Mas no meu caso, que não tenho 100% do meu tempo dedicado ao youtube, complica demais fazer esse esquema!
Já no caso dos canais que crescem com uma baixa frequência de vídeos, aposta na qualidade. A retenção do público é a chave aqui no Youtube. Manter as pessoas assistido o seu conteúdo, achando ele tão legal que decidem compartilhar com outras pessoas!
Claro que você precisa treinar essas habilidades, saber contar a sua história, passar a sua mensagem de uma forma dinâmica, mas é super possível que você aprenda.
E eu te digo mais, com uma frequência mais baixa, postando menos vídeos, você tem mais tempo para se dedicar a editar melhor, a escrever melhores roteiros e deixar cada vídeo mais especial!
Eu acredito muito que o esforço e dedicação que você coloca no seu conteúdo é percebido pela audiência! Se você produz qualquer coisa, só para produzir muito, não vai causar o mesmo impacto.
Outro ponto que você precisa pensar é sobre o tempo. Por quanto tempo você consegue ser essa máquina de produzir vídeos e canais?
Nem sempre o sucesso do seu canal vem da noite para o dia e eu acredito que todos os criadores deveriam pensar nos canais como um projeto de longo prazo. Você precisa encontrar esse equilíbrio entre o que você é capaz de produzir e a sua sanidade mental!
A criação de conteúdo é uma atividade que requer muito da sua criatividade, por mais técnico que seja o seu conteúdo. Se você estiver de saco cheio para criar conteúdo interessante, isso vai ficar cada vez pior e o famoso burnout pode chegar.
Se eu puder te dar um conselho é, planeje direito o que você vai produzir e corra atras de qualidade, de entregar o melhor conteúdo que você tem condições de entregar. A longo prazo vai te trazer mais frutos.
Além disso, nunca se comprometa com uma frequência alta demais para a sua realidade. Imprevistos acontecem, você adoece, tira férias, tem bloqueios… Se você puder postar um pouco menos do que o que você consegue produzir vai criar essa gaveta de vídeos para cobrir os imprevistos.
Você faz parte de qual time: Quantidade ou qualidade?
Não tem resposta certa ou errada, cada um sabe da sua realidade! Mas se você faz parte do time qualidade, não se deixe influenciar para produzir num ritmo que é sobre-humano!