Aumente a Retenção dos Seus Vídeos no Youtube e Seja Mais Divulgado!
A vida de um criador de conteúdo no Youtube não é fácil mesmo!
Você tem uma idéia que parece bem legal para o seu próximo vídeo, prepara tudo e grava o vídeo super empolgado. Como o seu canal é pequeno, você mesmo edita o vídeo, faz a capa e publica no Youtube.
Só que o resultado desse seu vídeo que parecia muito legal é horrível. Poucos cliques e as pessoas que chegaram a clicar, não assistiram por muito tempo.
E sabe o que é pior, você precisa arregaçar as mangas e pensar no próximo vídeo, afinal de contas o seu canal precisa ter consistência. Mas você acabou de ter uma baita decepção com o seu conteúdo, como é que você vai partir para o próximo vídeo?
Pois é, eu falei que não era nada fácil a vida de criador de conteúdo.
Então nesse vídeo aqui eu vou te falar de uma técnica que você vai usar para deixar os seus vídeos mais interessantes. O conceito é muito simples, mas eu sugiro que você preste o máximo de atenção aqui para você conseguir aplicar depois nos seus vídeos. Eu te garanto que vai valer à pena!
E se você não me conhece, Oi eu sou o Di e esse aqui é o canal Di Fora!
O que eu vou te mostrar hoje aqui é uma técnica de storytelling usada por Hollywood à muito tempo. Calma que ninguém vai precisar virar cineasta para melhorar os vídeos não, continue assistindo que você vai entender.
Eu faço lives toda semana aqui no canal e eu analiso muitos vídeos, dos mais variados nichos.
Na maioria das vezes, principalmente para os vídeos de viagem, de vlog, de react, eu sinto muita falta de uma estrutura que me ajude a assistir os vídeos. E foi exatamente daí que eu pensei em fazer esse vídeo aqui, eu quero que o seu vídeo consiga contar bem uma história, que as pessoas cliquem nele e tenham uma ótima experiência.
Hollywood chama essa técnica de Teoria dos 3 atos!
A maioria dos filmes que você assiste no cinema pode ser dividida nesses 3 atos:
1o Ato: Configuração
2o Ato: Confronto
3o Ato: Resolução
Se eu te falar de uma forma bem básica, no primeiro ato o filme nos apresenta o ambiente, os personagens e a problemática.
No segundo ato a história avança, novos personagens aparecem, as amizades, novos cenários, u evento inesperado que vai preparar para o próximo ato.
O terceiro ato é o clímax, a batalha final, a redenção do personagem principal.
E você pode aplicar isso aos seus vídeos, mas eu te falara aqui da forma que eu falo para o pessoal lá nas lives onde eu analiso os vídeos.
Para o seu vídeo, esses 3 atos pode ser:
1a parte: Crie um acordo com a sua audiência, uma promessa a ser cumprida no final do vídeo
2a parte: Desenvolva o seu conteúdo e se aproxime de “clímax” do vídeo
3a parte: Cumpra a promessa, entregue o ouro, mostre o produto finalizado.
Deixe eu te mostrar alguns exemplos aqui e você vai conseguir imaginar essa tecnica no seu conteúdo.
1o Exemplo: Canal de culinária
Eu vou começar o vídeo te falando e mostrando o que vamos fazer um pudim de leite maravilhoso. Essa é a minha promessa, é meu acordo com a minha audiência.
O vídeo segue e eu te apresento os ingredientes, o modo de preparo e coloco no forno.
A terceira parte vem agora, quando eu vou te mostrar o resultado desenformando o pudim e decorando com ameixas, por exemplo. Vou aproveitar também para cortar uma fatia e experimentar.
Fez sentido para você essas 3 partes do vídeo?
2o Exemplo: Vlog de viagem.
Durante a minha viagem ao interior, por exemplo, eu quero criar um vídeo sobre uma cachoeira de águas quentes e com propriedades medicinais.
Então eu vou começar o meu vídeo no hotel falando que o plano de hoje é muito legal, vamos com todo o grupo conhecer uma cachoeira bem interessante, muito famosa. Se eu tiver imagens, da para mostrar algumas poucas imagens.
O vídeo vai seguir comigo indo até a cachoeira, explicando se é de graça ou é um passeio pago. Se eu precisei reservar horário, como foi que eu escolhi para me deslocar até lá… Precisa de um guia?
E na terceira parte eu vou finalmente chegar lá e vou poder mostrar essa maravilha que falamos o vídeo todo. Vou capturar incríveis, entrar na água e contar a minha experiência com a temperatura da água e tudo mais.
Eu poderia dar mais e mais exemplos aqui, essa fórmula funciona basicamente com todos os vídeos aqui no Youtube: de vídeos educacionais a pegadinhas na rua.
O ponto principal aqui é de você pensar na sua audiência, em como fazer as pessoas se interessarem pelo seu vídeo. Criando esse contexto inicial, fazendo essa promessa de um bom vídeo para a audiência, a chance de aumentar a sua retenção é bem mais alta.