Short com 0 visualizações, o que pode ser?
Shorts com zero visualizações, o que pode ser? Se você está buscando uma resposta para essa situação, a sua busca acabou.
No vídeo de hoje eu vou te mostrar algumas razões para explicar o porque o seu Short está com zero visualizações. Com certeza você está em uma dessas situações.
Eu vou dividir os motivos em duas categorias: Quando o seu vídeo tem a informação do gráfico mostrado no feed, lá no Youtube studio, e quando ele não tem essa informação.
É bem importante fazer essa divisão porque as correções para serem feitas são muito diferentes.
Mas antes de mais nada: Oi, eu sou o DI e esse aqui é o canal Di Fora
Eu vou começar falando dos vídeos que não tem informação desse gráfico mostrado no feed.
1. O seu vídeo não foi considerado shorts
Se o gráfico não existe nas estatísticas do seu vídeo, verifique se o símbolo de Shorts está presente na miniatura. O seu vídeo não foi considerado um Short pelo Youtube. Você vai precisar subir o vídeo de novo, infelizmente.
Parece uma coisa básica, mas muita gente erra na hora de editar o vídeo como Short. Ele precisa estar na vertical (1080 x 1920) e precisa ter menos de 60 segundos, eu aconselho você a fazer com 58 segundos no máximo.
Cada editor de vídeo funciona de um jeito diferente em relação ao formato do vídeo. Então mesmo que você tenha gravado o seu vídeo na vertical, pode ser que o editor que você usa não esteja configurado corretamente.
[Fazer um crop no vídeo para mostrar as bordas pretas]
Aí o seu vídeo vai ficar com uma borda preta na lateral, mas ele não é um vídeo na vertical.
Se você deixar o seu vídeo do jeito que está ele nunca vai para o feed de Shorts buscar todas aquelas visualizações.
2. O seu vídeo não está público
Se o seu vídeo tem o gráfico de mostrados no feed, mas o valor está zerado, isso significa que o Youtube não está recomendando o seu vídeo. Ele não foi mostrado para ninguém ainda, o seu vídeo pode não está público.
Essa é outro motivo que parece bem óbvio né? Quando você publica um vídeo no Youtube significa literalmente colocar esse vídeo como público.
Eu já peguei 3 canais de Shorts que comentaram aqui de que os vídeos estavam com 0 visualizações, mas quando eu vou olhar o canal não tem a quantidade de vídeos que o criador me falou.
Vídeos não listados podem ser assistidos se o link for compartilhado, mas para que o vídeo seja distribuído pelo Youtube, precisa estar público. Não custa nada conferir seu vídeo né?
Se você está começando agora no Youtube, anote tudo que você precisa configurar no seu vídeo na hora de fazer o upload.
Agora vamos falar quando o seu vídeo tem alguma informação no gráfico de mostrado no feed. Esse gráfico não está zerado! Nesse caso o seu vídeo está sendo mostrado para o público, mas mesmo assim você não está conseguindo visualizações com seu vídeo.
3. O tema e título não são interessantes
Como você está escolhendo os temas dos seus Shorts? E os títulos?
Não é só você quem está criando vídeos, muitos criadores estão fazendo a mesma coisa. Só que muitos deles entenderam como criar títulos chamativos e abordar temas que estão em alta.
Eu não sei como você consome Shorts, mas eu costumo ler o título sempre que o início do vídeo não é auto explicativo. Além disso, se o seu Shorts aparecer na página inicial ou vídeo sugerido, um título bom vai garantir mais cliques.
O seu vídeo vai aparecer junto com vídeos de pegadinha, dança, culinária, viagem… Muitos vídeos bem interessantes e chamativos. Por isso que o tema escolhido por você e a forma de trabalhar esse tema vão fazer toda diferença no sucesso do seu vídeo.
Mas não ignore o título do seu vídeo, eu tive contato com criadores que recuperaram um Short flopado apenas mudando o título.
Do mesmo jeito que os criadores gastam muito tempo pensando no título e na capa do vídeo, você deveria usar esse tempo para criar um bom título para o seu vídeo.
4. Os primeiros segundos do seu vídeo não chamam a atenção
Você sabia que uma visualização só é contada se você assistir a, pelo menos, 10% do Short?
Por isso que o início do seu vídeo precisa convencer o público continuar assistindo.
Muitas pessoas acham que Short é só um vídeo curto, mas na verdade ele deve seguir a mesma lógica de um vídeo bom aqui na plataforma:
Começar com um gancho ou promessa muito bons
Contar a história, mostrar o processo, desenvolver o seu conteúdo
Climax
Chamada para ação
Começar o seu vídeo de uma forma interessante vai te dar muito mais visualizações. Se o seu vídeo é mostrado para 100 pessoas e você tem 0 visualizações, as pessoas não estão se interessando. Elas estão passando para o próximo vídeo.
Analise os vídeos que te chamam a atenção no feed de Shorts e perceba como esses vídeos conseguem te prender logo no início.
Além disso você pode ficar de olho no gráfico de retenção dos seus Shorts, identificar os vídeos que deixam as pessoas assistindo por mais tempo.
5. Conteúdos que não seguem as diretrizes do Youtube
O Youtube se esforça para deixar a plataforma um lugar mais saudável para todos e ele criou as diretrizes da comunidade.
Apesar de não ser perfeito e nós ainda vemos por aí vídeos que claramente não seguem essas diretrizes, o Youtube exclui diariamente vídeos e canais que não estão seguindo essas diretrizes.
Se o seu vídeo, por acaso, não segue essas diretrizes ou está muito no limite dessas regras, o seu vídeo pode ter o alcance reduzido. Esse é um mecanismo de defesa do Youtube para tentar diminuir esse tipo de conteúdo.
Mesmo o Youtube deixando passar vários vídeos, o seu pode ter sido identificado e marcado como conteúdo “borderline”, como eles chamam, até uma análise mais profunda. E isso vai segurar o seu alcance.
Mas você não precisa achar que isso acontece com todos os canais, são marcados como Borderline apenas os vídeos que claramente se aproximam desses limites.