Impostores no Youtube, Não Seja Um!
O que você acha de uma pessoa que não entende de culinária criar um canal de culinária no Youtube? E se for um canal de desenho, mas a pessoa não sabe desenhar?
Até que ponto é necessário saber sobre um assunto, ter um diploma, experiência, para poder criar conteúdo aqui na internet?
Você já ouviu falar da síndrome do impostor? Pois mesmo que você não tenha ouvido falar dela, se você cria conteúdo para a internet já deve ter sentido muita insegurança e a sensação de que você não está qualificado, que não possui a capacidade mínima para falar sobre aquilo.
Essa sensação de ser uma fraude, de ser um impostor é muito comum na internet. Sempre que você vê os canais que te ensinam a criar conteúdo falando sobre nicho, foco, falar sobre algum assunto que você domina ou que tem vontade de aprender pode bater aquela insegurança…
Você começa a reduzir os assuntos que gostaria de abordar na internet porque tem essa ilusão que só podemos criar conteúdo sobre aquilo que somos especialistas.
Há 13 anos o Caio, lá do canal Ana Maria Brogui, postava o seu vídeo de COMO FAZER BERINJELA A MILANESA.
Ele não era Chef e neme estudante de culinária. Mas isso não impediu as pessoas de assistirem ao seus vídeos e adorarem. Hoje, 13 anos depois, O canal conta com mais de 3 milhões e meio de inscritos.
Existe algum problema em querer falar de um assunto que você não conhece, mas tem interesse? CLARO QUE NÃO!
Documentar a sua jornada é uma fórmula de sucesso não só para vídeos do Youtube! Você vai viver uma experiência, vai estudar sobre aquilo, vai acabar validaddo, na prática, o que funciona melhor e o que não funciona.
Vai achar formas mais eficientes de fazer aquilo, de estudar sobre…. Com o passar do tempo voc6e vai se torner sim um “especialista”naquilo.
Vamos imaginar aqui um canal de desenho, ou um canal de inglês. No início você está perdido(a) e vai dar os primeiros passos naquilo, registrando tudo em vídeo.
Se você estiver realmente empenhado e gostar do assunto, vai continuar estudando e praticando e o seu nível vai melhorar cada vez mais.
Os seus novos vídeos vão estar melhores tanto na parte técnica do áudio visual: você vai estar falando melhor com a câmera, trazendo temas para o canal que a audiência gosta mais, fazendo melhores capas e títulos. Mas também você vai estar melhor naquele assunto abordado pelo seu canal, no nosso exemplo aqui desenho ou inglês.
Seus desenho estarão cada vez melhores ou a sua fluência cada vez maior.
Os novos espectadores que chegarem ao seu canal vão ver esse conteúdo mais recente e vão poder comparar com o início de tudo. É inegável que você entende do que está falando. Olha como o seu conteúdo está melhor.
A liberdade criativa é super importante para quem quer trabalhar com criação de conteúdo por muito tempo. Voltando ao caso do Ana Maria Brogui, são 13 anos trabalhando em volta do tema escolhido para o canal dele: Culinária.
Mas o grande diferencial do Caio, que outros canais não tinham feito até ele chegar na plataforma, foi desvendar os “segredos” dos pratos “famosos” e super conhecidos.
Como se faz o Molho do Bigmac, a esfiha do Habbib’s o Doritos.
O que deixou o conteúdo dele super diferente do que existia . Algo que é super importante também para qualquer creator: saber como se destacar da multidão!
Por isso que sempre que eu vejo pessoas escolhendo o nicho do canal a com base CPM mais alto, ou nichos que tem a capacidade de viralizar… eu me pergunto: Onde está a alma do criador aí, onde está a vontade dele de trabalhar com esses temas?
É muito melhor você criar um canal sobre algo que você adoraria conhecer mais do que um canal sobre um tem que você não está nem aí. Mesmo que você ache que não tem a “qualificação necessária” para falar daquele assunto. O Youtube e a audi6encia não estão te pedindo um diploma ou currículo…
ESTÃO PEDINDO A SUA PAIXÃO, SEU EMPENHO, SUA CRIATIVIDADE.
A melhor coisa de criar um canal sobre temas que você goste é que, mesmo quando o canal estiver numa faze ruim, ainda vai ser legal produzir conteúdo sobre isso. Muito diferente dos criadores que decidem ir atras do pote de ouro e ficam frustrados quando percebem que não funciona dessa forma.
Se a sua intenção com o seu conteúdo é largar o seu emprego atual, é construir uma carreira digital e escalável, comece por incluir a sua paixão nesse planejamento do canal. Vai te levar muito mais alto e por muito mais tempo.
Se por acaso você acha que começou errado e gostaria de mudar o seu conteúdo, vá em frente. O seu trabalho aqui no Youtube é por muito tempo, à longo prazo. Não adianta insistir em algo que não te dá mais prazer de produzir.
Ao mudar de assunto no canal, algumas pessoas vão te abandonar, mas faz parte. Novas pessoas vão chegar e, se você mostrar o quão legal é para você produzir esse conteúdo, mais pessoas vão chegar para compartilhar esse conteúdo top que você cria!
Tem outra coisa muito importante para você pensar, você pode criar quantos canais no Youtube você quiser. Isso vale para Instagram e Tiktok também.
Então você pode experimentar várias paixões em espaços diferentes, não precisa criar um canal para mostrar todos os seus dons em um só lugar.
Mas não existe regra, a criatividade é uma palavra muito forte e muito importante na criação de conteúdo. Se você está sentindo que não é para você, é porque talvez não seja mesmo.
Fique livre, fique à vontade e foque em entregar um ótimo conteúdo, uma ótima experiência para a sua audiência e você vai ver o resultado positivo que isso tem!