Quantos Inscritos Precisa Para Ter Sucesso no Youtube?
Quantos inscritos um canal precisa ter para ser um canal de sucesso? É verdade que quanto mais inscritos um canal tem, mais dinheiro ele ganha?
É muito comum o pessoal comentar aqui e citar o número de inscritos dos canais. Direto eu recebo comentários desse tipo aqui:
“Quando apareceu esse video para mim tinha apenas 27 views. Eu te assisto as vezes. Mas nao faz sentido o YouTube distribuir para tão pouca gente, tendo milhões de pessoas online agora. Os shorts do meu canal oficial ficam em 200 views só.”
“Me surpreende um canal tão relevante com tanto conteúdo útil e que ajuda muita gente ter tão poucas visualizações, vejo isso em vários nichos, canais que não fazem nada, só postam o vídeo e tem mais retorno do que os canais que se preocupam com tudo, queria entender essa política do YouTube, isso desanima muito! Parabéns pelo trabalho”
Resumindo, as pessoas ficam focadas no número de inscritos do canal, no número de visualizações… Mas o que será que importa mesmo?
Então, vamos começar do começo:
1- O Youtube entregando pouco o conteúdo
Em nenhum lugar o youtube afirmou que ele entrega o vídeo proporcionalmente ao número de inscritos do canal. Tem canais pequenos que estão crescendo e os vídeos têm muito mais visualizações do que inscritos naquele canal.
Tem o contrário também, onde canais com muitos inscritos não conseguem muitas visualizações assim. O Youtube entrega os vídeo em relação ao interesse do público e não em relação ao canal.
Então a gente precisa entender o nosso conteúdo e como ele impacta a audiência no Youtube.
O tema do vídeos escolhido influencia bastante, as vezes uma palavra na thumbnail ou título já fazem diferença.
Você precisa pensar mais em como impactar o público que você que que te assista. Lembre que tudo comunica, desde a capa do seu vídeo até os detalhes do seu cenário.
2 – Inscritos não são sinônimo de dinheiro
O Youtube não paga em função do número de inscritos de um canal. Ele paga em função das visualizações, dos membros do canal, superchats… você entendeu.
E como eu já te falei que muitos inscritos não significa muitas visualizações, acaba que não existe relação direta entre o número de inscritos e os ganhos do canal.
Claro que um canal com muitos inscritos engajados pode faturar muito, mas é aí que eu quero chegar… um canal pequeno também pode faturar pensando fora da caixa.
Ninguém deveria esperar o canal chegar a um determinado tamanho para pensar em ganhar dinheiro.
Dentro e fora do Youtube você consegue criar estratégias para trazer renda para o seu canal independente do número de inscritos.
Além disso, cada criador vai conseguir um faturamento diferente, nem todo canal de 5 mil inscritos ganha a mesma coisa e isso vale para canais com milhões de inscritos também. Cada um ganha um valor.
Então pare de pensar no futuro e comece a planejar seus ganhos agora!
3 – Qual o seu conceito de sucesso no Youtube?
Para responder a pergunta do título do vídeo, você precisa decidir o que seria ter sucesso aqui.
Alguns criadores querem a fama, aí nesse caso será preciso um número bem grande de inscritos.
Já no caso da sua definição de sucesso ser ganhar um salário com o seu canal do Youtube… nesse caso o número pode ser bem menor.
Alguns canais de review de produtos faturam tanto com venda com os links de afiliado que nem precisariam entrar para o programa de parcerias.
Outros criadores usam o Youtube como forma de atrair cliente para os consultórios. Todas essas formas de ganhar dinheiro são melhores do que o programa de parceria e se baseiam nas buscas do Youtube.
Percebeu como é possível enxergar o Youtube como muito mais do que aquele número de inscritos do seu canal?
Agora me responda aqui nos comentários quantos inscritos você acha que são necessários para ter sucesso no Youtube?
Eu vou te sugerir uma aula gratuita onde eu te mostro como analisar suas thumbnails e aumentar o seu CTR.