4 Dicas Para Perder a Vergonha de Gravar Vídeos para Youtube
Você tem vergonha de falar para uma câmera, as vezes chega à travar?
Eu sei muito bem que sensação é essa, acho que a maioria das pessoas que não tem costume de gravar passa por isso, mas eu era num nível extremo.
Outras pessoa até conseguem gravar os vídeos, mas na hora de assistir aquele vídeo não está nada natural. Parece que a câmera suga a nossa energia né?
Hoje eu vou te contar tudo que eu fiz para ficar mais à vontade e conseguir vídeos que são mais naturais e que eu consigo gravar bem mais rápido.
Assim como a maioria das pessoas, eu não tinha nenhuma intimidade com roteiros, vídeos e apresentações antes de iniciar o meu projeto no Youtube. E para falar a verdade, entrar no Youtube nem foi ideia minha. Calma que eu já chego lá.
Eu trabalho longe de palcos e apresentações, interajo normalmente com meus colegas de trabalho. Então, pegar um texto no papel e conseguir passar a mensagem olhando para uma câmera não foi nada fácil.
O meu primeiro vídeo foi em um canal de culinária, um amigo me convidou para fazermos o projeto juntos, mas eu seria o apresentador do canal.
Na hora você aceita, fica super empolgado. Marcamos o dia, começamos a montar todo equipamento e eu tive que me posicionar na frente de 2 câmeras e desse meu amigo, já que ele era diretor.
Aí a empolgação vai embora e eu travei. Era para falar o quê mesmo: Seja bem-vindo ao panelando…. É isso….?
A receita é o quê mesmo?
Nem parecia que eu tinha preparado a receita 10 vezes antes de gravar. Só para gravar o primeiro take de boas-vindas foram mais de 20 minutos. Dava risada, olhava para meu amigo… perguntava o que ele achou.
Sim, foi triste demorar tanto para gravar um vídeo de 20 minutos. E eu nem tinha ideia que isso era tão normal, que travar assim fazia parte do processo.
A gente vê tantos vídeos bons, bem naturais no Youtube, que nem imagina o que os criadores passaram.
Depois eu passei por isso mais uma vez quando, durante a pandemia, nós paramos de gravar o Panelando e eu comecei um novo canal. Dessa vez sozinho no meu escritório.
Apesar de já ter alguma experiência com o panelando, lá eu não tinha um roteiro, era basicamente a receita. Mas agora eu precisava decorar um texto e falar para a câmera.
Outra fase de bloqueios e vídeos nada naturais.
Mas hoje eu consigo gravar meus vídeos de uma forma mais natural, sabendo que Anderson, o editor aqui do canal, vai pegar esses vídeos e assistir depois (brutos mesmo). Vixe, coitado de Anderson!
Mas eu precisei achar alguns truques que me ajudaram muito nesse processo. O primeiro foi:
1- Substituir a câmera por uma pessoa
Antes de gravar mesmo os vídeos, eu ligava as luzes, preparava a câmera (chegava a ligar a camera mesmo), só não apertava o botão de gravar.
Com tudo pronto eu pensava em uma pessoa, normalmente um amigo. E imaginava que estava falando com ele por alguns minutos, falando do assunto que eu ia gravar o vídeo.
Isso foi fazendo com que a câmera ficasse mais amigável, eu travava bem menos. Mas é um processo, não é da primeira vez que já funciona. Eu fiz isso por algum tempo.
Pode parecer besteira, mas me ajudou muito.
2 – Falar no espelho.
Outra coisa que eu fiz bastante foi ensaiar o texto do vídeo no espelho. não precisava ser na hora de gravar o vídeo não. Eu escolhia um horário qualquer mais tranquilo, ia parta o banheiro e ensaiava me olhando.
Isso deixou também mais natural a minha edição. Logo de início eu Não estava acostumado a me ver, saber como eu fazia uma cara séria ou quando estava inclinado a sorrir.
Eu estranhava demais ter que me ver ali e editar o vídeo. Me ver no espelho também acabou ajudando todo processo.
3 – Estudar o roteiro
Quanto mais preparado ou preparada você estiver, mais fácil vai ser gravar o vídeo. Sempre que eu ia gravar um vídeo de um assunto que não estava dominando tanto, o vídeo saia bem pior.
Gaguejava de mais, enrolava muito… Na edição era um sofrimento para cortar tanta coisa.
Depois que eu passei a ler o roteiro várias vezes antes de gravar, foi ficando mais fácil.
4 – Gravar por partes
Logo no início eu queria gravar tudo de uma vez só. Então eu saía falando e aquele texto ficava enorme, sem pé nem cabeça. Eu não sei direito o que passava na minha cabeça, mas eu achava que todo mundo fazia assim…. ligava a câmera e saia falando.
Mas eu fui aprendendo a falar frases ou pedaços de texto menores. Então se eu acabo enrolando, gaguejando muito…. eu paro e refaço aquele pedaço.
Isso tirou aquele peso de ter que pensar que eu tinha o roteiro todo para entregar. Eu só preciso me preocupar com uma parte de cada vez.
Além de ter melhorado muito a edição também. Chega de ficar emendando as palavras para tentar fazer uma frase. Se eu erro ou se eu não gosto, faço de novo. Na edição eu só uso a parte que ficou legal.
Mas agora eu estou curioso para saber da sua história, como eram as suas primeiras gravações ou se você está passando por isso agora?
Lembre de se inscrever aqui no canal, eu estou aqui para te ajudar a melhorar o seu conteúdo.
Eu vou deixar o link de uma aula gratuita de análise de thumbnails, caso você esteja querendo melhorar as suas capas.