8 Razões Para Criar Um Canal No Youtube em 2024!
Eu quero te dar 8 razões para você criar o seu canal no Youtube ainda em 2024, talvez até hoje mesmo. Eu acredito mesmo que o youtube é uma plataforma superior, quando se trata de criação de conteúdo e negócio online!
Quando o criador quer realmente trabalhar com criação de conteúdo e monetizar com isso. Se você tem um negócio ou um serviço à oferecer, melhor ainda… Me acompanhe aqui que você vai entender.
1. Segundo maior buscador do mundo (SEO, Atemporal)
Quando a gente cria conteúdo, normalmente a gente quer que outras pessoas assistam, que elas nos descubram. E é exatamente o fator descoberta que funciona tão bem aqui no Youtube, principalmente para quem usar uma estratégia chamada SEO (Search Engine Optimization).
O Youtube é o segundo maior buscador do mundo, só perdendo para o Google. Então as pessoas estão muito acostumadas a buscar por todo tipo de coisa no Google e no youtube. Por isso que você tem grandes chances de ser descoberto através dessas buscas.
Seja porque eu quero aprender um novo idioma, estou com dificuldades em um jogo, estou querendo comprar um novo produto, vou viajar e muito, muito mais.
Em qualquer nicho, nós podemos pensar em algum tipo de busca para “responder” com o nosso vídeo.
2. Liberdade criativa: vídeos, lives, Shorts, posts, Stories, podcasts
Os criadores de conteúdo aqui no Youtube têm muitas possibilidades de criar formatos diferentes para os seus conteúdos.
Essa liberdade é muito legal para você não sentir que está preso em um formato ou que “precisa” fazer um determinado formato para crescer.
Eu conheço muitos canais que cresceram com um só formato e desejam continuar assim. Outros acabaram crescendo com um formato e decidiram expandir os horizontes criando os outros formatos.
No fim das contas é você, o criador do conteúdo do canal quem vai decidir o que criar e com que frequência!
A monetização do Youtube está aí e funciona para todos esses formatos, claro que os ganhos vão aumentar ou diminuir dependendo do formato. Shorts pagam menos e lives podem pagar bem mais contando com superchats!
3. Melhor programa de parcerias de todas as plataformas.
Eu nem estou falando aqui das outras possibilidades de monetizar o seu conteúdo, já que todas as outras maneiras funcionam em todas as plataformas.
Mas somente o programa de parcerias do Youtube te garante: ganhos anúncioa, clube de membros, valeu demais nos vídeos, Superchat e superstickers em lives e Youtube Shopping, onde você pode plugar a sua loja e fazer seus produtos aparecerem diretamente para quem está assistindo ao seu vídeo.
O Youtube já entendeu que quanto melhor for a divisão de lucros com os criadores de conteúdo, melhor. As outras plataformas estão seguindo, tentando alcançar o Youtube, mas ainda não deu para elas!
4. Ótima plataforma para analisar os resultados depois
Você já viu o quanto de informações você tem no Youtube Studio? É uma plataforma ótima para conhecer a sua audiência e como os seus vídeos estão sendo assistidos!
Você vai ver o perfil da sua audiência, por onde encontraram os seus vídeos, quanto do seu vídeos foi assistido.
Dá até para ver o momento exato que as pessoas deixaram o seu vídeo. Você consegue ver a taxa de cliques separada por origem de tráfego, dá para ver a retenção para cada tipo de aparelho que a audiência usa para te assistir.
Eu sei que te muita gente que fala que não sabe o que pode estar de errado com o canal, mas eu garanto que dá para tirar várias conclusões com os dados lá do youtube Studio.
Você consegue comparar períodos e ver o que estava funcionando melhor antes e que não está mais funcionando agora. Eu particularmente, passo um bom tempo brincando com essas estatísticas e vendo o quão complexas as análises podem ser!
5. Inscritos não significam muita coisa aqui
Diferente de outras plataformas, o número de inscritos não significa muito aqui no youtube. O sistema de recomendação de vídeos não é baseado simplesmente na inscrição.
Então, mesmo com um canal pequeno, você pode acabar aparecendo para muito mais pessoas. E isso só depende do seu conteúdo.
Eu falo bastante aqui sobre como empacotar bem o seu vídeo: tema, capa e título! Claro que dentro o seu vídeo precisa segurar a audiência.
Todos os dias tem canais conquistando a placa de 100k, o que significa que crescer um canal no youtube é super possível, e de forma 100% orgânica!
6. O Youtube está chegando com mais força nas TVs
Muitos canais estão vendo um crescimento gigantesco no seu público assistindo vídeos e lives pela TV. Isso é muito bom para te dar retenção, mas junto com a retenção vêm as parcerias!
Muitos canais fazem parcerias ótimas exatamente porque a internet está virando a nova TV e o investimento pode ser diretamente no seu canal, ao invés de ser no Youtube para você ganhar uma parte desse ganho.
Vídeos com uma boa qualidade de imagem e com uma duração mais longa estão ganhando muito espaço nas TVs. Repare se tem alguns canais que você é inscrito(a) e que começaram a aumentar a duração dos vídeos?
Pois é, hoje é comum eu ver canais que eu assisto com vídeo de 40 minutos. Principalmente se for um vídeo de entretenimento, que é bem fácil de ser assistido.
As lives do meu canal, por exemplo, eu recebo muito feedback falando de como fica legal assistir pela TV.
Já que é um conteúdo mais longo, fica muito melhor assistir na TV, é bem mais confortável!
7. O melhor marketing para o seu negócio
Se você tem um negócio, um serviço e não está no Youtube, você não entendeu o jogo. Quando as pessoas estão buscando por alguma coisa, é no Google e Youtube que elas vêm. E você pode aparecer para elas, sem ter que pagar tráfego pago, somente criando conteúdo que vai acabar ajudando essa audiência.
Não importa o que você faça, pet shop, tarot, manutenção de computador, consultoria financeira, literalmente não importa.
Criar conteúdo no Youtube é garantia de ter um alcance bem maior para o seu negócio e de graça.
No Youtube os vídeos não morrem tão rápido quanto em outras plataformas, sem falar dos vídeos pesquisáveis.
Você vai ver que sempre vão chegar novas pessoas te perguntando sobre o seu serviço ou produto, só por criar conteúdo orgânico no youtube.
Não faz sentido você não estar também no youtube, eu garanto que o seu negócio vai agradecer de todos esse clientes que vão chegar!
8. Não precisa viralizar
Não há necessidade de seguir tantas trends ou hypes para ser relevante no Youtube. As estratégias de crescimento mais sólido e constante funcionam para todos os nichos… literalmente para todos os canais.
Não estou falando que é fácil, mas aplicando as estratégias corretamente, dividindo os seus vídeos em temas que já funcionam no seu canal e temas para você testar, com certeza isso vai te trazer resultados.
Tem anos que as estratégias vem sendo aplicadas e funcionam muito bem. Quem cria apenas Shorts, acaba pensando mais nessa viralização, já que o conteúdo curto tende a morrer mais rápido. Mas canais que produzem apenas conteúdo longo ou canais híbridos, esses não precisam mesmo.
O crescimento mais constante traz muito resultado e é o caminho que a maioria dos canais grandes trilhou. Construindo aos poucos essa audiência engajada!