Por que seu vídeo não funciona no Youtube!
O que mais tem aqui no Youtube são criadores de conteúdo subindo vídeo aqui na plataforma, todo santo dia. E a grande maioria dos vídeos, não consegue muito resultado.
Você tem a impressão de que os seu vídeos não funcionam? Por mais que você continue postando aqui no Youtube, são resultados muito ruins.
A questão certa a se fazer é: Como é que a gente pode fazer pra ter mais resultados com nossos vídeos?
Deixa eu te mostrar esse Tweet aqui feito por Daniel Batal:
Vendo isso aqui fica claro de que é normal termos vídeos com pouco resultado. Poxa, apenas 4,3% dos vídeos têm mais de 10k visualizações.
Então eu não estou fazendo esse vídeo aqui para te mostrar que você está fracassando, muito pelo contrário. Metade dos vídeos aqui do Youtube não chegam a 500 visualizações.
Mas, o que faz a diferença entre termos um vídeo com menos de 100 visualizações ou um vídeo com mais de 10 mil? Afinal de contas, você está produzindo vídeos para conseguir mais resultado, Se o seu vídeo pode ter 10 mil visualizações, porque se contentar com 100?
Aqui no meu canal eu tenho vídeos em muitas dessas categorias. Vídeo que em 24 horas chegam a 100 visualizações e, mas recentemente, um vídeo que conseguiu 12 mil visualizações nas mesmas 24 horas.
Agora, como é que o mesmo canal, com o mesmo apresentador, mesmo cenário pode ter uma diferença tão grande de público?
E pra piorar essa situação, esses dois vídeos foram postados com 11 dias de diferença. Não estou comparando vídeos de períodos muito diferentes! Um foi postado dia 4 de junho de 2023 e o outro 15 de junho de 2023.
Lembrando que o mu canal tem, atualmente, 11 mil inscritos.
Todas essas questões abertas fazem muitos criadores acharem que é o Youtube quem escolhe quais vídeos vão ser recomendados. Mas chegou a hora de eu te contar como funciona essa entrega dos vídeos aqui e o que você pode fazer para melhorar o resultado dos seus vídeos também!
A primeira coisa que eu vou deixar claro aqui é que não tem isso de culpa da plataforma, para o seu vídeo estar indo bem ou mal. Se a plataforma afeta o seu canal, ela também afeta todos os outros canais. O jogo é o mesmo para todo mundo.
A melhor coisa que você pode fazer é trocar o algoritmo do Youtube, na sua frase, por audiência. Quando você disser que o algoritmo do Youtube não entrega o seu vídeo, troque a frase para: a audiência não está clicando no meu vídeo.
De todo jeito o algoritmo você não tem como controlar, então esqueça ele.
Partindo da audiência agora, vamos ver como é que o seu vídeo é distribuído?
Você posta um vídeo e o Youtube mostra para o público mais próximo, mais engajado do seu canal. Se esse público responder bem, clicar e assistir o seu conteúdo, ele mostra para outros grupos mais distantes.
Espectadores que não assistem todos os seus vídeos… Se esse público clicar e assistir, o Youtube continua com pessoas mais distantes ainda, que nunca viram o seu conteúdo.
Essa é a forma de distribuição que permite “viralizar” um conteúdo. Mas essa viralização depende muito da resposta da audiência. Tanto do clique quanto da retenção.
Deixa eu te falar agora os 4 fatores que você precisa verificar no seu vídeo, começando pelo que é mais importante:
1. O tema
Sim, o tema do seu vídeo é o fator que mais vai influenciar o resultado. As pessoas precisam estar interessadas naquilo que você tem para falar. Muita gente ignora o tema do vídeo, mas lembre de que no Youtube as pessoas tem milhares de vídeos à disposição. O seu é só mais um.
Ao escolher um tema ruim, você já está colocando o seu vídeo para baixo da lista de escolhas que as pessoas vão fazer.
2. A capa
Esse é um clássico e eu imagino que você já sabia. Uma boa capa, uma capa que consiga chamar atenção vai te dar uma maior vantagem durante a navegação das pessoas no Youtube. A briga aqui na plataforma é exatamente por atenção. Se a sua capa consegue atrair os olhos do público, já deixa muito mais fácil elas clicarem!
Eu só vou te lembrar que capa boa não é uma capa bonita. A capa comunica e ela deveria sintetizar, resumir o seu vídeo!
3. O título
Outro clássico é falar do título, mas acredite quando eu te falo que muita gente negligencia isso. O título é muito importante para os vídeos e mais importante ainda para os Shorts! A maioria das pessoas lê o título dos vídeos antes de clicar. Primeiro a capa chamou atenção, mas um bom título garante o clique.
E aqui vale colocar gatilhos mentais ou frases mais chamativas. Tudo que consiga resumir o que a pessoa vai ver no vídeo mas que deixe ela com vontade de clicar.
4. A entrega
Eu vou colocar aqui a entrega e não a edição do vídeo, porque pra mim a edição sozinha não resolve tudo. O que eu quero dizer com entrega é como você abordou aquele assunto no seu vídeo. Qual é a sua linguagem!
Tem canais que tem o estilo do Mr Beast e falam bem rápido, quase gritando e esses canais acabam tendo uma edição mais rápida também. Muitos efeitos sonoros, transições e jogos de câmera.
Mas tem outros canais no youtube que vão mais devagar, as pessoas falam calmamente e a edição é mais lenta também. É isso que eu chamo de entrega.
Essa entrega está ligada ao público do canal, canais que abordam os mesmos assuntos de formas diferentes vão atrair audiências diferentes.
Então, se eu volto no caso dos meus dois vídeos aqui do canal com uma diferença tão absurda de desempenho, o que foi que mudou de um para o outro?
A principal diferença entre eles é o tema escolhido! A capa, o título e a edição são equivalentes, em termos de qualidade.
Mas como o tema do vídeo sobre a monetização do Youtube interessou mais, o título e a capa receberam muito mais cliques.
Mas isso não significa que o falar sobre Shorts e Tiktok é ruim no meu canal e que eu não deveria mais falar sobre isso por aqui. Claro que não.
Isso significa que, do jeito que eu pensei o meu vídeo, ele não ficou tão interessante. E ao invés de ficar preso nesse vídeo que foi muito mal, eu deveria rever o assunto por outro ângulo.
Eu posso trazer informações muito parecias, mas de uma forma interessante e isso pode sim gerar mais resultados.
E é exatamente isso que você deveria fazer no seu canal. Não desista de temas que você já trouxe e não funcionou, mas mude a forma como você aborda esses temas no seu canal.