[FÁCIL] Como Ser Recomendado Pelo Youtube | O Algoritmo do Youtube em 2024
Diego, como eu faço para ser mais recomendado pelo Youtube? O Youtube não mostra os meus vídeos nem para os meus inscritos, te como fazer alguma coisa para destravar o meu canal?
E tem sim! Eu vou te contar nesse artigo aqui o que você pode fazer para mudar essa situação.
As vezes a gente complica demais as coisas, implementa várias estratégias e acaba atirando para todo lado e simplesmente nada funciona.
Vamos dar um passo para trás e eu vou te mostrar que não é difícil entender o algoritmo do Youtube. Aí você vai poder escolher melhor quais estratégias e dicas fazem mais sentidos para você.
Eu separei esse vídeo em 3 capítulos:
- Como funciona o algoritmo do Youtube
- Porque não está funcionando para o seu canal
- O que você deve mudar
1 – Como funciona o algoritmo do Youtube
Na verdade existem vários algoritmos dentro do Youtube, o pessoal coloca tudo como se fosse uma coisa só, mas quando você abre a sua Home do Youtube tem um algoritmo que coloca os vídeos ali.
Quando você busca alguma coisa no youtube é outro algoritmo. Quando você assiste um vídeo e tem outros vídeos sendo sugeridos, é outro algoritmo… Sem falar no feed de Shorts que é outro.
Todos esses algoritmos tem o mesmo objetivo: entregar um conteúdo que deixe o usuário assistindo vídeos na plataforma. Em cada uma dessas situações, existe uma diferença para que o Youtube mude a forma como ele vai buscar os vídeos.
Na home page tudo é baseado em como o Usuário assiste vídeos e os assuntos que ele mais se interessa. Já na pesquisa, o usuário digitou alguma coisa… O que ele digitou é obviamente levado em consideração antes de tudo.
Se ele está assistindo um vídeo, esse assunto do vídeo é utilizado para fazer novas sugestões.
O principal para entender aqui é que o algoritmos do youtube ou, na verdade, todos esses algoritmos juntos, tem o mesmo objetivo. Eles estão interessados no usuário e não no seu canal.
Por isso que é difícil para alguns criadores entenderem onde estão errando e como melhorar.
Ta Diego, eu entendi, mas então porque o Youtube mostra os vídeos dos meus concorrentes e não mostra o meu vídeo para ninguém? Eu tenho que aceitar e pronto?
Claro que não, é por isso que vamos para o capítulo 2…
2 – Porque não está funcionando para o seu canal
Se o Youtube não está mostrando os seus vídeos é porque você não está fazendo o seu trabalho de chamar atenção. Mas calma que eu vou te explicar…
Imagine que eu tenho um canal falando sobre piano para iniciantes… Não dá para eu ser muito genérico, eu preciso entender o que faz alguém que está querendo aprender piano clicar… Que tipo de busca esse usuário em específico faz?
Na maioria dos canais que eu tenho contato através de consultoria, tudo é meio genérico. As thumbnails, a edição, os títulos e os temas são muito aleatórios…. Você precisa dar uma direção ao seu conteúdo.
Se você não sabe quem é a sua audiência, como você está criando seus vídeos? E se você está com dificuldade para descobrir a sua audiência alvo, imagine o Youtube?
Para o youtube o seu canal é mais um dentro de um universo com milhões de outro canais. Ele mostrar seu vídeo e as pessoas não se interessam, mas quando ele mostra o vídeo do seu concorrente, 4 pessoas clicam…. Adivinhe qual vídeo ele vai mostrar mais? Pois é! O seu concorrente vai ganhar.
Um canal que fala para gamers vai criar thumbnails, títulos e uma edição muito diferente de um canal que fala para jogadores de xadrez. E é você quem precisa entender isso, não o Youtube. Você consegue ver no Youtube Studio o resultado do que você vem fazendo com o seu canal e não o futuro dele.
Você não é uma vítima do Youtube, o algoritmo não odeia o seu canal… Você só precisa mudar algumas coisas
3 – O que você deve mudar
A primeira coisa é definir para quem você produz o seu conteúdo. Você quer ser encontrado e assistido por quem?
Até comediante precisa encontrar a sua forma de fazer comédia, encontrar o seu público. No livro de Derral Eves ele inclusive fala que para ele, a gente deveria encontrar o público primeiro e o nicho do canal depois. Isso para você entender a importância de saber com quem estamos querendo falar.
Depois você precisa fazer testes no seu canal sobre temas que você quer abordar. Sempre vão existir alguns temas que funcionam melhor no seu canal que outros…
Você pode testar várias formas de abordar o mesmo tema no seu canal e ver os resultados no Youtube Studio depois. Testar e analisar os resultados vai te deixar mais consciente do que pode te trazer mais inscritos, horas assistidas e dinheiro.
Além disso, você pode mudar capa e título dos seus vídeo e ficar de olho qual combinação funciona melhor com o seu público.
Alguns vídeos que a gente faz vão simplesmente flopar, mas isso é super normal e acontece com todo mundo. A gente segue em frente trazendo esse tema de volta ao nosso canal de uma forma diferente e está tudo certo.
O que você precisa tirar de lição aqui desse vídeo é que não tem como a gente mudar o algoritmo do youtube para dar mais vantagem ao seu canal.
O que dá para fazer é você elevar o seu jogo e entregar um conteúdo mais específico e que vá conseguir mais cliques daquele público alvo que você quer trazer para o seu canal.
Faça no seu canal e me conte como foi o resultado, eu adoro ler os relatos aqui nos comentários.
Vou deixar também o link de uma aula gratuita de análise de thumbnails, para você entender o processo que eu uso nas minhas thumbnails e quando eu faço consultoria.