Porque Um Canal Não Cresce no Youtube?
Está bem difícil crescer o seu canal né? Tem quanto tempo que você está nessa luta e parece que nunca chega a sua hora?
Você tem feito a sua parte? Tem estudado a plataforma, tem assistido vários vídeos… e nada!
Bom, hoje o papo é bem sério e eu quero trazer essa discussão aqui para te fazer pensar sobre alguns aspectos que eu acho fundamentais para crescer qualquer canal aqui no Youtube.
Talvez você não saiba, mas esse aqui não é o meu primeiro canal e, mesmo o meu canal de culinária chegando a 5 mil inscritos, ainda assim hoje eu consigo ver o quanto eu estava errado na época.
Hoje eu consigo enxergar isso, mas na época eu só me perguntava porque não funcionava se eu colocava tanto capricho nos vídeos? Eu tinha duas câmeras DSLR, microfone sem fio, duas softboxes… E mesmo assim, o canal fazia tão poucas visualizações que dava pena.
Ta Diego, mas o que isso tem a ver comigo e com o meu canal. Ele nem é de culinária?
Pois então, hoje em dia eu estudo bastante o Youtube e a criação de conteúdo num geral. Além dos vídeos que eu crio aqui para o canal, eu faço consultorias individuais também e o que eu vou compartilhar aqui com você é o que eu consegui identificar não só no meu antigo canal, mas em vários canais que eu tive acesso!
1 – O Youtube não é nada fácil!
Então, muita gente vende essa ideia por aqui, de que o Youtube é super fácil. É só postar vídeos regularmente que o Youtube acha a sua audiência. Você está sentindo na pele que não é bem assim né?
Mas olhe que interessante, tem muitos canais que estão crescendo demais! Porque eles conseguem e não eu? Pois é, uma infinidade de fatores vão influenciar o crescimento ou a queda dos canais.
Você fala sobre o quê, de que forma você fala? O que tem de tão especial no seu vídeo? Como as pessoas se sentem depois de assistirem ao seu vídeo?
Talvez você nunca tenha se perguntado isso né? Eu com certeza nunca me questionei sobre isso quando estava escolhendo quais receitas iria trazer para o meu canal de culinária.
Hoje em dia tem muito canal no Youtube, todo santo dia tem gente criando canal de tudo que é nicho. Ainda mais com as ferramentas de IA, ficou ainda mais fácil saturar de conteúdo.
Então, quando mais autêntico você for, quanto mais especial for o seu conteúdo, mais chance você tem de se destacar dessa quantidade absurda de vídeos.
Na live que eu fiz semana passada eu ou vi um comentário que resume bem isso, a pessoa me disse: Mas o complicado é encontrar ideias diferentes no meu nicho. Não dá para variar muito!
Agora imagine se todos os canais do nicho dele fizerem as mesmas coisas… mesmos temas e entregues da mesma forma? Assistir qualquer um dos canais é a mesma coisa.
2 – Usar Hacks e Truques para Crescer
Na internet o que mais tem são hacks e truques com promessas milagrosas… Mas para a maioria das pessoas não vai funcionar e, as vezes quando funciona, é por pouco tempo.
Tem gente que quer entupir a descrição dos vídeos com palavras-chave, outros querem colocar nomes dos canais dos concorrentes nas tags e por aí vai.
Mas não existe almoço grátis, não tem como criar um projeto sério com truques. Um canal do Youtube é um projeto à longo prazo, é onde você vai fazer acordos com marcas.
Para piorar ainda tem umas estratégias bizarras de você copiar vídeos “da gringa” e mudar um pouco para viralizar. As vezes s até dá certo, mas e aí, no dia que uma empresa grande olhar seu canal e quiser que você faça um vídeo com o produto deles por uma boa grana… como você faz se as ideias dos seus vídeos não é sua?
Viralizar é muito bom, quando você consegue aproveitar esse momento do seu canal para construir uma audiência. Mas, viralizar com Stories de uma celebridade ou com a ideia de outra pessoa, pode não te trazer o sucesso que você espera.
Quando for estudar alguma coisa, aproveite para aprender a criar melhores thumbnails, escrever melhores títulos, edição, organização…. Essas habilidades serão muito mais úteis para você do que qualquer hack doido.
3 – Não ter um público alvo em mente
Sabe o que eu mais leio aqui nos comentários? “Ah, o meu canal é para toda a família” ou “o meu canal é para qualquer pessoa se divertir”.
Mas se você não sabe quem é a sua audiência, para quem você cria seu vídeo? Como você sabe que esse tema escolhido é realmente interessante?
A ideia é que a embalagem do seu vídeo seja interessante para o público que você está tentando atingir… o que eu chamo de embalagem do vídeo?
Tema, Título e Thumbnail.
Mr. Beast é o maior Youtuber nos dias de hoje, mas eu não assisto os vídeos dele. É claro que os vídeos que ele faz são muito bons, melhores do que muitos programas de TV. As capas dele são maravilhosas também e as ideias de vídeo nem tem o que falar.
Mas ele sabe para quem ele está fazendo o conteúdo e esse alguém não sou eu. Eu até recebo a recomendação dos vídeos dele de vez em quando, mas não clico.
O mesmo acontece com as pessoas no youtube em relação ao seu vídeo. Se você faz um tema de vídeo com um título e capa que chama atenção de jovens, que curtem determinada banda, vai atrair esse público para te assistir.
Muito diferente de eu fazer um vídeo nostálgico sobre banda dos anos 70 e 80, para um público mais velho. É outra geração, eu preciso pensar meu tema, título e capa diferente.
Não é o Youtube que vai “adivinhar” quem é meu público. O Youtube vai mostrar meu vídeo e colher o resultado dos cliques, cometários, likes e deslikes… Então ele vai mostrar mais ou menos o meu vídeo por aí.
É claro que ele vai acabar usando o interesse das pessoas que clicaram no seu vídeo para recomendar para outras pessoas, mas se você não focou em um público, as pessoas que chegarem no seu vídeo são meio aleatórias. Não tem como o youtube “adivinhar” dessa forma.
4 – Você não é todo mundo
Sua mãe já disse isso à você? A minha me disse muito essa frase. Então tente achar a sua forma de editar os vídeos, de falar com o seu público.
Não é a edição do canal de Rodrigo que faz sucesso ou a capa do canal de Marcio. Copiar o estilo de alguém, achando que é isso que faz o canal ter sucesso é errado.
Eu acho legal você aprender a editar como outros canais, escrever roteiros e criar capas como eles fazem, mas como uma forma de estudar, de aprender.
Você precisa aprender com quem sabe mais mesmo, com quem te inspira. Mas aí você precisa entender que o canal de Rodrigo não é só edição e o canal de Marcio não é só thumbnail.
É sempre um conjunto de fatores que somados fazem o sucesso daquele canal. Ele conseguem prender os espectadores por muito tempo. Talvez a edição ajude, talvez sim, mas existe o roteiro, a forma de entregar o conteúdo, os exemplos, as histórias…
A melhor coisa que você pode fazer é melhorar em cada um dos aspectos que um criador de conteúdo precisa dominar e encontrar a sua forma de criar conteúdo para o seu canal. Uma forma que a audiência goste de assistir e você goste de produzir!
É bem chato quando a gente vai com todo gás criando conteúdo para um novo canal e vê que ele parece que não sai do lugar. Algumas pessoas vão colocar a culpa no Youtube, mas isso não vai resolver o problema.
Por pior que seja o algoritmo, ele é o mesmo para todo mundo. Todos os canais que estão tendo sucesso, têm os vídeos distribuídos pelo mesmo algoritmo quebrado que não recomenda os seus vídeos.
Então a solução não é trocar o algoritmo, e sim trocar a forma como você cria e posta o seu conteúdo.