Como Conseguir Parceria Para Canal do Youtube em 2024
Algumas pessoas aqui já tem o Brand Connect liberado no canal, mas muitas outras ainda não fazem parte do programa de parcerias do Youtube e não têm acesso à ferramenta!
O seu canal não precisa ser monetizado no Youtube para você conseguir fazer parcerias, ele nem precisa ser um canal grande.
Mas vamos deixar claro aqui que é natural que as empresas se interessem por canais grandes. Se você fosse colocar seu dinheiro, você provavelmente iria querer algum tipo de confirmação, de garantia de retorno.
Só que é super possível para canais menores conseguirem também, mas precisa de jogo de cintura. Bom, o assunto hoje merece um café, pegue o seu e venha comigo…
Então é bem importante você ter consciência do que você pode oferecer e isso vai facilitar você entrar nesse mercado.
A primeira coisa que a gente precisa falar aqui é que uma parceria entre você e uma empresa é um acordo para que as duas partes consigam algum tipo de vantagem. Precisa ser um ganha-ganha!
No início da nossa jornada, nem sempre as empresas vão querer pagar com dinheiro, já que você não tem como garantir que ela vá de fato ter cliques ou vender o serviço ou produto delas.
Mas muitas empresas estão abertas a fazer algum tipo de permuta, te emprestar um produto ou te dar acesso ao serviço delas em troca dessa publicidade.
Não significa que você não possa conseguir dinheiro, eu consegui, mas tendo consciência do que o seu canal fica mais fácil apresentar e defender a sua proposta.
Quando eu falo aqui em ter consciência do canal é que nem todo canal consegue os mesmos resultados. 2 canais de 2 mil inscritos vão receber quantidades diferentes de visualizações e comentários.
Por isso não é uma ciência exata, não dá para multiplicar o número de inscritos por 0,5 e achar que é isso que qualquer empresa vai te pagar.
Ta Diego, você falou muito e eu ainda não sei como eu vou fazer para falar com uma empresa se o meu canal é bem pequeno e faz poucas visualizações.
É exatamente aqui que alguns criadores vão ter mais facilidade, porque você precisa de fato ter um projeto para o seu canal do Youtube e é esse projeto que você vai apresentar.
Você vai ver as pessoas sempre falando de parcerias junto com Mídia Kit, apresentação dos números do canal. Só que isso para os canais pequenos não traz tanta vantagem assim. Deve sim ser apresentado, mas junto você deve mostrar o que tem de tão legal no seu projeto.
A empresa vai calcular que, uma vez o seu canal crescendo, vai ter valido a pena ter investido aquela grana que nem foi tão grande assim, mas que agora a marca dela está ligada a esse projeto tão legal.
Um fator importante é sair da zona de conforto e procurar parcerias locais, se for possível. Insider e Manual já tem muitos influenciadores gigantes trabalhando para eles. Pode ser mais complicado. Mas para uma empresa local, menor, pode ser mais fácil!
Imagine um canal que fala sobre cultura coreana ou um canal que fala de games. É bem possível que na sua cidade você encontre uma empresa menor que tenha um site onde as pessoas podem fazer pedidos. Ta aí uma oportunidade de conseguir material para fazer seus vídeos, nem que sejam emprestados.
No meu canal de culinária mesmo, ficava cara a brincadeira de testar a receita algumas vezes e depois gravar o vídeo. Seria ótimo não precisar me preocupar com isso com uma parceria, mesmo que eu não ganhasse dinheiro à primeira vista, mas estaria Não gastando essa grana.
Conseguir as parcerias não é uma ciência exata, nem mesmo com o BrandConnect. Mas se o seu projeto no Youtube for sério, consistente você tem muitas chances.
Falando em projeto no Youtube eu vou deixar aqui o link para o Sistema que eu criei para organizar todo o meu canal. Você pode pegar uma cópia para você e organizar o seu.
Muito sucesso nas suas parcerias e até o próximo vídeo.