O Youtube não é de Graça! [Vídeos Sem Visualização]
Ao contrário do que você pensa, o Youtube não é de graça. Na verdade as pessoas não pagam o Youtube com dinheiro, pagam com tempo, que como dizia Silvio Santos, vale mais do que dinheiro.
Eu vi essa frase no vídeo do Ali Abdaal e achei genial porque é uma ótima metáfora para explicar uma coisa que acontece muito aqui no Youtube: Você posta um vídeo e as pessoas não assistem.
Mas porque elas não assistem? Simples, o seu vídeo não vale o investimento de tempo. Não vale eu perder esses minutos da minha vida assistindo ao seu vídeo sendo que eu poderia estar vendo milhares de vídeos (principalmente de criadores que eu já conheço e gosto).
Deixa eu te explicar melhor o porque essa metáfora do Ali Abdaal é tão boa, pegue o seu café e venha comigo!
Muita gente, principalmente os criadores que estão tentando crescer o canal, implicam com o Youtube, reclamam da entrega dos vídeos e entram nesse ciclo do Youtube me odeia.
Mas se você está vendo que o que vale ouro aqui no Youtube é o tempo dos usuários, a quantidade de tempo que eles entregam ao Youtube, você percebe que não faz sentido reclamar.
As pessoas ficam conectadas assistindo e o Youtube vai vender isso para os anunciantes. Quanto mais tempo você passar aqui e assistir propaganda, melhor para o youtube.
Então, se o seu vídeo é bom, porque o youtube se recusaria a mostrar ele? E isso não tem a ver com o tamanho do canal, se um vídeo performar mal, o Youtube vai entregar vídeos de outro canal.
E o que é que faz um vídeo performar mal? As pessoas não acham que vale à pena perderem tempo no seu vídeo, simples.
Nada disso Diego, se o Youtube mostrasse mais o meu vídeo ia perfomar melhor, certeza!
M E N T I R A e eu posso provar!
Vamos imaginar o seguinte: Eu crio um vídeo aqui falando sobre como usar o obturador da lente da câmera para mudar a profundidade de campo da cena. Digamos que você não tem a mínima vontade de assistir esse vídeo que eu postei.
Se o Youtube ficar te mostrando a minha thumbnail toda hora vai te convencer de assistir? Será que na pirraça assim funcionaria?
Claro de não. É por isso que o youtube sempre começa com um grupo pequeno de pessoas, baseado na performance que o seu canal veio conseguindo.
Se você só consegue fazer 20 visualizações nos seus últimos vídeos, não espere ter 50 milhões de impressões.
O Youtube calibra o algoritmo dele para servir os usuários, para entregar a eles os vídeos que eles têm mais chance de clicar e assistir.
A minha questão é colocar o holofote no conteúdo, que é o mais importante. Se você entender que o tempo dos usuários é super importante, assim como o seu tempo, você vai entender que o que vai fazer o seu canal decolar é a criação de bons conteúdos, de conteúdos que ganhem o clique.
E não tem nada a ver com a qualidade gráfica do vídeo, mas o quanto o seu vídeo desperta a vontade das pessoas assistirem.
Eu leio comentários aqui no canal falando que tem muito vídeo lixo que viraliza…. Mas só viraliza porque as pessoas clicam para assistir!
Por isso você precisa esquecer os vídeos dos outros e se concentrar nos seus! Crie um vídeo legal, com uma embalagem que chame tenção! Isso pode fazer com que as pessoas decidam retribuir com o tempo delas e o Youtube, percebendo isso, vai entregar mais o seu vídeo!
Fechou?