Aprenda SEO Para Youtube em 2024 de Forma Simples
Essa é a forma mais fácil para te falar sobre esse tal de S.E.O para Youtube. Talvez você tenha ouvido falar sobre, talvez não… Mas esse post foi criado de forma a deixar tudo bem simples de entender.
São 4 tópicos para você entender: O que é SEO, Serve para todos os canais?, Quando aplicar e Como Aplicar!
Eu tenho certeza que esse é o vídeo para acabar com qualquer mal entendido que possa existir sobre essa estratégia, então pegue ao seu café, o seu chá e vamos conversar….
O que é SEO
A sigla S.E.O vem do inglês e significa Search Engine Optimization. Traduzindo ao pé da letra seria Otimização para os Motores de Busca.
De uma forma simples SEO é na verdade uma técnica para que o seu conteúdo possa aparecer na frente dos outros quando alguém estiver buscando alguma coisa no youtube.
Na verdade essas tecnicas de SEO são bem antigas, desde a época dos blogs. Você vai deixar os metadados claros o suficiente para que as plataformas de busca (Google, Yahoo, Bing e Youtube no nosso caso) consigam colocar o seu vídeo em primeiro ou nas primeiras posições.
Veja que o conceito de SEO é bem simples, colocar meu vídeo nas primeiras posições do resultado de pesquisa do Youtube! Nada mais do que isso!
Serve para todos os canais?
Sim, essa estratégia de aparecer nas primeiras posições das pesquisas serve e beneficia qualquer canal.
Claro que é mais comum de vermos canais que ensinam alguma coisa ou que resolvem um problema usando mais.
Sö que, toda vez que você vê alguma treta, uma prisão, uma notícia que está interessando muita gente, vários canais que falam sobre esse crime ou essa notícia usam o nome dos envolvidos, ou falam reportagem do fantástico…
De alguma forma estão querendo se ligar ao vídeo original, à notícia.
Eu posso fazer uma receita de bolo de chocolate e e posso fazer uma receita de bolo de chocolate de natal. Quando eu coloco natal na minha receita e na minha capa eu estou tentando vincular a minha receita ao natal. Quem buscar bolo de natal tem chance de encontrar a minha receita.
Então serve para todos os canais, mas vamos discutir quando se deve aplicar essa estratégia.
Quando aplicar SEO
É aqui que os erros começam a acontecer…. Você deve pensar em SEO sempre que estiver pensando nas buscas do Youtube. Então, você vai planejar o seu vídeo com base nessa pesquisa.
Eu vejo muita gente falando que aplica SEO nos vídeos e não vê resultado. Se você fez um vídeo para o seu canal, uma ideia sua original, e subiu no youtube, não adianta nada “aplicar SEO” em um vídeo que não foi pensado para responder uma busca.
Se eu quero que um video meu vá bem nas pesquisas, a primeira coisa que eu preciso identificar é: O que as pessoas podem estar digitando que eu posso responder com vídeo?
Isso é para o meu canal, mas pense aí no seu caso… O que as pessoas poderiam estar buscando no Youtube que você poderia responder?
Consertar alguma coisa, melhorar a auto estima, enriquecer, viajar….. As pessoas pesquisam sobre tudo aqui no youtube e você precisa identificar qual pesquisa você vai responder com o seu vídeo e só depois vai “aplicar o SEO” de fato.
Como fazer o SEO
Na própria busca do Youtube ele já te ajuda a identificar o que está sendo mais buscado…
Repare que quando eu digito receita de bolo o próprio Youtube vai me sugerindo aqui
Isso é o Youtube mostrando o que está sendo mais pesquisado quando ele completa a pesquisa para você. O que está mais para cima, é mais pesquisado.
Aqui vai uma super dica! Se você tem um canal que não faz tantas visualizações assim, é mais fácil conseguir ranquear bem para palavras-chave mais longas, mais específicas.
Ao invés de “receita de bolo de chocolate”, você vai ter mais chance de criar um vídeo de “receita de chocolate de liquidificador” entendeu?
A questão aqui é que uma palavra-chave muito curta é também muito concorrida. Só que uma palavra-chave muito específica também tem menos pessoas buscando. Então é uma questão de teste e ajuste para achar uma palavra-chave que seja possível ranquear em primeiro, mas que consiga ter uma quantidade legal de buscas.
Nesse quesito fica melhor se você acabar usando uma ferramenta externa, aqui eu uso o TubeBuddy, aí você consegue ver melhor essa questão da quantidade de buscas, a competição e quantidade de visualizações.
Tem link aqui na descrição, se você quiser testar. tem versão gratuita e a versão paga. Na versão paga você consegue melhores resultados porque ele leva em consideração o seu canal.
Depois que você decidiu a palavra-chave principal, você pode escolher mais duas palavras-chave secundárias. No exemplo de bolo de chocolate, podemos usar receita de bolo de chocolate rápida e receita de bolo de chocolate fofinho.
Na hora de gravar o seu vídeo, você vai acabar usando a palavra-chave durante o seu vídeo, falada mesmo. Muita gente acaba fazendo isso logo no início, mas não precisa ser nada forçado não.
Tente deixar natural, mas é legal usar a palavra-chave principal em algum momento, tipo assim:
“Gente, hoje a receita é de um bolo de chocolate super fofinho, bem rápida de fazer. Não precisamos nem de batedeira, essa receita a gente faz direto no liquidificador.”
Uma vez o vídeo editado, você vai colocar essas palavras-chave no título, descrição e tags do seu vídeo.
No título, é a palavra-chave principal. Na descrição e nas tags usaremos todas.
O título não precisa ser exatamente a palavra-chave, você pode deixar ele mais interessante, contando que ele contenha a palavra-chave.
Um exemplo poderia ser:
A melhor receita de bolo de chocolate de liquidificador que você vai ver no Youtube.
Receita de bolo de chocolate sem sujeira, direto no liquidificador!
Na descrição, vamos escrever alguns parágrafos para explicar nosso vídeo aproveitando para usar as palavras chave.
Exemplo:
Veja uma receita de bolo de chocolate de liquidificador que é muito fácil de fazer e não tem nenhuma sujeira. Aqui eu faço bastante para um lanche rápido ou para tomar um café bem gostoso.
Você vai escrever também mais um ou dois parágrafos e utilizar as outras palavras-chave secundárias.
Nas tags, você vai colocar todas as palavras-chave que você pesquisou e ainda outras variações que você achar importante.
Agora eu estou bem curioso para saber se você já tinha ouvido falar de SEO e, caso sim, como você aplicava nos seus vídeos? Era muito diferente?