Os Fundamentos do Youtube | O Que Todo Youtuber Deve Saber
Hoje eu preciso falar com você sobre os aspectos fundamentais para quem produz conteúdo no Youtube! Esses aspectos que eu vou falar hoje fazem a total diferença entre os criadores que conseguem mais resultado dos que conseguem menos ou até nenhum!
Eu dou muito valor para as pessoas que vão lá, metem a cara e começam um projeto novo. Realmente têm a nossa admiração!
Mas o que cada um de nós, criadores de conteúdo, precisa entender é que isso aqui é um meio de comunicação muito concorrido! E é muito fácil ficar muito decepcionado e frustrado com o resultado dos seus vídeos que a gente posta aqui.
É exatamente por isso que eu vou te mostrar algumas coisas aqui hoje e eu aconselho que você escute o que eu vou te falar pensando em como você vai melhorar cada um desses aspectos no seu conteúdo.
Eu te garanto que você vai ter cada vez mais resultado com o seu conteúdo, se o seu conteúdo ficar cada vez melhor.
Cada um desses aspectos que você vai ver agora são importantes na vida de todo criador de conteúdo, mas eu não estou falando que você precisa se tornar um super especialista em todas essas áreas aqui.
Na verdade, o básico bem feito, o arroz com feijão muito bem executado vale mais do que você tentar fazer algo muito mirabolante, muito enfeitado mas não consegue fazer isso direito.
O básico bem feito vale muito mais do que o avançado feito de qualquer jeito!
1. Escolha dos temas
Um fator que faz toda diferença no resultado que você tem com o seu canal é saber escolher temas que interessem à sua audiência!
Eu sei que pode parecer óbvio o que eu estou dizendo aqui, mas o óbvio precisa ser dito sim!
Essa daqui os membros do canal lá do Discord vão pegar a referência!
O que eu vejo é que muitas vezes o canal até tem um nicho, mas escolhe os temas de uma forma não intencional.
Existem várias formas de abordar um assunto, o seu vídeo pode ser mais completo, mais profundo ou mais simples e mais razo.
Fazer essas escolhas de temas vai mudar a forma como a sua audiência se conecta com o seu canal. Você por acaso já viu um canal que fazia vídeos, testando temas e acabou encontrando um assunto e um estilo de vídeo que funcionou muito?
Pois é, eu já ví várias vezes isso acontecer, inclusive eu fiz um vídeo aqui falando das estratégias que funcionaram no canal do Thiago Santineli.
Acredite, falar do tema certo faz tanta diferença que eu tive dois vídeos aqui no canal com uma diferença tão grande que pode assustar muita gente.
Um vídeo eu consegui 100 visualizações nas primeiras 24 horas e o outro, postado 15 dias depois, conseguiu 12 mil visualizações nas primeiras 24 horas.
O tema influencia muito e agora que você ja sabe disso, nem todo criador é bom em escolher os temas, mas você pode sim desenvolver essa habilidade. Vai precisar olhar as suas estatísticas, o engajamento dos vídeos e confirmar quais vídeos do seu canal funcionam melhor.
Não dá para você simplesmente postar e esquecer! Tem que olhar os resultados depois para melhorar seu conteúdo.
2. Atenção com as capas
Parece que eu estou chovendo no molhado aqui né? Falar de capas para os vídeos no Youtube é algo tão batido que todo mundo já sabe né?
Pois é, o pior é que não! Como é que você pensa suas capas? Você faz ela depois que o vídeo está pronto? Será que você é daquele tipo de creator que faz a capa em 5 minutos no canva rapidinho?
Eu analiso muitos vídeos aqui toda semana nas lives e o que eu vejo de capa que não me convenceria do clique é um aburdo.
Está tudo certo se você começou agora aqui no Youtube e ainda está se desenvolvendo, aprendendo a fazer tudo, afinal não é só capa que a gente precisa melhorar. Mas em algum momento você vai precisar fazer capas melhores ou contratar alguém que faça capas melhores para o seu canal.
Poxa, não adianta nada você fazer um ótimo vídeo e ninguém clicar para assistir. as pessoas nunca vão saber que existe um vídeo tão bom por trás daquela capa muito ruim.
Uma capa boa hoja, não é uma capa boa amanhã, canais que têm muito tempo de Youtube, vão mudando o estilo de capa, sempre buscando aumentar o CTR e você precisa entrar nesse jogo também, melhorando sempre que possível suas capas.
Aproveite que o Youtube está trazendo para a plataforma o teste A/B/C, permitindo que alguns canais consigam subir até 3 capas diferentes para o mesmo vídeo e ele vai te dizer qual delas funciona melhor!
3. Melhorar a entrega (storytelling)
Esse aqui é um ponto central, um divisor de águas na vida de qualquer canal! A entrega ou, como o pessoal chama em inglês o Storytelling.
Saber “entregar” o seu vídeo, saber conversar com a câmera, conversar com você que está aí do outro lado assistindo é de extrema importância para conseguir mais retenção.
E esse storytelling ou essa forma de passar a sua mensagem tem que se adaptar ao seu conteúdo, à sua audiência. Vai colocar muito detalhe nessa história? Vai colocar muita intensidade, talvez até uma atuação? Pode colocar uma pitada de humor para quebrar o clima muito sério!
Analisando os vídeos aqui no Youtube a tanto tempo, eu já vi muitos vídeos de nichos e assuntos parecidos, mas com entregas totalmente diferentes. E isso importa muito.
Lito, do aviões e músicas mesmo, ele praticamente me hipnotiza com seus vídeos. Cheguei no canal dele porque tenho medo de voar, mas assisto vários vídeos sobre acidentes aéreos no canal dele. Vídeo com muita informação, cheio de datas, nomes e informações técnicas dos aviões.
Mas ele é um mestre no storytelling, a forma como ele entrega os vídeos é, simplesmente, genial!
Ms se você, assim como eu, não é nenhum Lito da vida, não tem problema. Contanto que você foque em melhorar, em deixar seus vídeo mais interessantes.
4. Edição e linguagem
Falando em fazer vídeos melhores, é aqui na edição que eu vejo um show de aleatoriedades nas análises que eu faço aqui toda semana.
Tem vídeos que são bem coerentes, te contam uma história e a edição ajuda a deixar essa história mais dinâmica, mais “assistível”.
Só que tem criadores que não sabem o que estão fazendo, parece que apertam todos os botões do editor de vídeo. Usam todos os efeitos sonoros e todas as transições que existem por lá.
Isso acontece porque tem alguns canais aqui no Youtube que são cheios de efeitos, editados por profissionais e parece que essa é a norma, parece que essa é a regra para se editar vídeos aqui.
Só que nem todo canal, nem todo vídeo combina com esse estilo de edição! Esse vídeo mesmo aqui está sendo editado pela equipe de Pablo, o Graxinim Empreendedor, que criou um canal específico para falar de edição de vídeo: Edição para creators!
Nós batemos alguns papos sobre estilo de edição, proposta do conteúdo, branding…. E edição não pode atrapalhar a vida do seu espectador. Muito pelo contrário. E isso exige experiência, amadurecimento como criador de conteúdo.
Cada efeito, cada vídeo de B-roll, cada animação precisa ter um porquê de estar ali. Do mesmo jeito que nem tudo que você gravou precisa ficar no resultado final. Precisa de muito “feeling” e experiência para ir tomando essas decisões e deixando o conteúdo cada vez melhor para o seu público.
Eu fui melhorando a minha edição ao longo do temp, só que em determinado momento eu vi que contratar uma equipe profissional ia me trazer melhores resultados e ia me permitir focar o meu tempo e esforço em outras tarefas aqui do canal.
Você vai precisar fazer essa escolha em algum momento: dedicar mais tempo ao seu canal ou contratar profissionais para montar um time vencedor!
5. Pensar em estratégias de monetização
Outro ponto muito importante é pensar nas possibilidades de monetização do canal. A maioria das pessoas que chega até o meu canal para comentar fala sobre o Adsense do Youtube….
Ou está muito difícil atingir os requisitos ou o Youtube paga pouco. São realmente comentários muito recorrentes aqui.
Mas, em termos de pessoas que chegam até mim para uma consultoria ou mentoria, a maioria não quer monetizar o canal com o youtube apenas. Acabam usando o youtube como uma ferramenta de marketing para atrair clientes. O que é o ideal.
Mesmo que você não queira ter clientes no Youtube, ainda assim pode pensar em formas alternativas de monetização e conseguir dinheiro com o seu canal mesmo antes de entrar para o programa de parcerias do Youtube.
Lembre que o seu canal é um negócio, você está atraindo a atenção de pessoas e tem muita gente interessada nessa atenção que você conseguiu atrair!
Esses fundamentos ou aspectos vão fazer toda a diferença no longo prazo do seu canal e você precisa ficar de olho nisso. Precisa melhorar as suas habilidades e criar cada vez conteúdos melhores.