Consiga MAIS VISUALIZAÇÕES nos seus Youtube Shorts
Vamos falar de novos gráficos que chegaram lá no Youtube Studio e como isso ajuda a entender o que está acontecendo com os nossos Shorts? Ah, e depois eu vou te dar uma dica para melhorar muito a performance do seu Short!
Desde que os Shorts chegaram aqui no Youtube, muitos canais conseguiram decolar com esse novo formato.
Você nem imagina o tanto de canal que conseguiu aquele play de prata por passar dos 100 mil inscritos. Tudo isso usando Shorts.
Mas, em contrapartida, muitos outros canais nunca conseguiram nada com esse formato. Alguns relatavam que o Youtube não estava mostrando o Short para as pessoas.
Alguns até conseguiam algumas visualizações: Recebi muitos comentários do tipo: Ah Diego, meu Short pegou 2000 visulizações em pouco tempo e do nada parou. Porque o Youtube parou de entregar o meu vídeo.
Eu sempre respondia, mas como não existia um gráfico no Youtube para apoiar a minha resposta, eu tenho certeza de que o pessoal simplesmente me ignorava.
Eu falava da audiência, de outros criadores também fazendo Shorts, mas certeza que essa pessoa ia buscar informação em outro lugar.
Mas agora esse problema da falta de informação foi resolvido. O Youtube trouxe mais informações para o Youtube Studio, vamos poder entender melhor o que está acontecendo com o nosso Short.
Todos os gráficos que eu vou falar estão disponíveis na aba Estatísticas / Conteúdo / Shorts. Ou clicando diretamente nas estatísticas de um Short e indo em alcance.
1. Quantas pessoas assistiram
Esse gráfico vai te mostrar o percenual de pessoas que ignoraram o seu vídeo. Isso vai acontecer quando alguém simplesmente passa pelo seu vídeo sem ficar por tempo suficiente para gerar uma visualização.
Se isso está acontecendo, os primeiros segundos do seu vídeo precisam melhorar.
2. Mostrados no Feed
Se você quiser ver a quantidade de vezes que o seu vídeo apareceu, de fato, no feed de Shorts você pode ver esse gráfico aqui: Mostrados no Feed.
Você vai poder acompanhar os picos de interesse pelo seu Short. Sempre que ele consegue mais visualizações ou que pessoas da sua audiência navegam pelo feed de Shorts isso gera mais alcance e esse gráfico sobe.
É o equivalente a uma impressão da sua capa de um vídeo normal. Ou pelo menos algo parecido com isso.
Mas antes que você começe a fazer umas contas malucas e comente aqui que os números não batem, eu preciso te mostrar o terceiro gráfico:
3. Origens de tráfego.
O seu Short é assistido no feed de Shorts, e essa deveria ser a maior origem de tráfego para que o seu vídeo consiga mais resultado. Só que ela não é a única e esse gráfico vai te ajudar a entender isso.
Veja que existem muitas outras origens de tráfego: pesquisa, recursos de navegação, notificação e etc.
Então, nem todas as visualizações dos seus Shorts são no feed de Shorts e isso é importante saber por conta da monetização e da performance.
A monetização porque você pode ganhar dinheiro com esse Short lá no player normal do Youtube e, por lá, o cálculo é diferente. Eu falo pode ganhar porque eu tenho quase certeza de que Shorts com músicas do aplicativo do youtube não devem gerar receita fora do feed de Shorts. Mas essa não é uma informação confirmada.
E a performance vai ser impactada, porque quando eu recebo comentários aqui falando que o Short teve 2000 visualizações e, do nada parou, a pessoa nunca detalha todas as origens de tráfego.
Pode ser que essas visualizações, ou a maioria delas, nem tenha vindo do feed de Shorts…
Por isso que eu sempre aconselho aos membros lá da Di Fora Academy à conhecerem mais à fundo as estatísticas. Quanto mais você dominar o Youtube Studio, mais informação você vai ter e a chance de aplicar estratégias que funcionem só aumenta.
Agora que já falamos das novas informações, eu prometi te dar uma dica para melhorar a performance do seu Short né? Então vamos lá!
Os novos gráficos mostram que os Shorts estão sendo ignorados lá no feed de Shorts. O público está passando para outro vídeo rápido demais. Para ter uma visualização nos Shorts, o seu vídeo precisa ser assistido por pelo menos 10% do tempo.
Então você precisa deixar o início do seu Short super interessante. Ele é a chave entre ganhar a visualização ou ser ignorado.
Você pode colocar um texto na tela para chamar mais atenção… Dando um contexto ao vídeo, ou falando que tem um plot twist no meio. Algum indício de que vale à pena ver o seu vídeo.
Você também pode começar o seu vídeo com a parte legal. Lembra do Loop nos SHorts? Fazer a pessoa assistir mais de uma vez, então, dá para começar o vídeo com o final dele. Parece loucura, mas muita gente consegue fazer.
Você precisa se concentrar nesse início do seu Short, de verdade, gaste um tempo refletindo sobre a melhor forma de começar o seu vídeo. Eu te garanto que o resultado vai valer à pena!