Mude isso para conseguir mais inscritos no seu canal do Youtube
Existem termos aqui no Youtube que criadores grandes e pequenos conhecem muito bem: CTR, retenção, origem de tráfego, S.E.O., hype, clickbait, strike e por aí vai.
Mas mesmo conhecendo todos esses termos, porque alguns canais funcionam tão bem e outros não saem do lugar? Será que conhecer tudo isso faz alguma diferença no crescimento do seu canal?
Na minha visão, existem os criadores que entenderam o jogo do Youtube e outros que acham que entenderam.
Alguns criadores são naturalmente bons na comunicação com o seu público. Mesmo não “entendendo nada” sobre a plataforma e as estatísticas, o conteúdo desses criadores acaba atraindo uma grande audiência. Muitos desses criadores, correm atras para tentar entender mais da plataforma depois que já estão grandes.
Existem outros criadores que enxergam no Youtube uma oportunidade de negócio, mas o canal não funciona. Eles estudam bastante sobre todos esses termos e estratégias que eu falei e, mesmo assim parece que o canal não vai pra frente.
Muitos desses criadores acabam se iludindo com promessas sobre tipos de canais que são mais lucrativos ou fáceis de fazer. Outros vão mais para um conteúdo apelativo, muitas vezes até fora das diretrizes do Youtube, na intenção de fazer uma grana mais rápido.
A real é que, apenas um pequeno número de canais é monetizado. A grande maioria não consegue atingir os requisitos da monetização e ainda tem os canais que atém possuem os números, mas não se qualificam para o programa.
E isso me faz refletir de que os criadores estão colocando o foco deles no local errado. Jogam a culpa no algoritmo do Youtube que não entrega os vídeos. Como se realmente fosse assim que as pessoas assistissem vídeos no Youtube. O Youtube “me entrega o vídeo” e, por isso, eu vou parar tudo e assistir.
Eu sei que o caminho de crescer um canal no Youtube lentamente, construindo uma comunidade em volta do canal parece ruim. Demora muito pra ganhar a placa o Youtube e ter números expressivos. Mas para a esmagadora maioria dos canais foi assim.
Você vai produzindo o seu conteúdo e melhorando a cada upload. Até o dia em que você “estoura”. O estourar aqui é subjetivo, não é que se ganha milhões de inscritos, mas é que você vê um crescimento muito fora da curva que você tinha até então.
Existem casos de canais que cresceram muito rápido e são canais ótimos, com um conteúdo muito bom. Mas esses canais são a exceção. Crescer um canal no Youtube é super possível e muita gente conegue. Mas crescer rápido, assim do nada, uma pessoa que não tem experiência em produzir conteúdo, é muito mais difícil.
E esse vídeo aqui não é para te dizer como é complicado o Youtube. Na verdade é para te dizer que, se você quer ter um canal que dure muito tempo e que você possa um dia, viver da renda que ele te traz, cuide desse canal e do público que você conquistou.
Pare de querer produzir qualquer conteúdo, de qualquer jeito. Se você não se importa com o que você faz, se você não se orgulha do resultado do seu trabalho, porque eu deveria me importar?
Quando eu vejo as pessoas chegando aqui e me perguntando: Diego, estou fazendo um canal sobre tal assunto e estou usando vídeos de tal lugar e etc… Esse canal tem chance de monetizar?
Só da pessoa estar me perguntando se aquilo pode monetizar já mostra que ela tem noção de que não está fazendo uma escolha legal. E nem é só pelo fato de monetizar ou não, é pelo fato de que ela quer as duas coisas: um conteúdo de qualquer jeito e a monetização.
Vários canais de política, react e covers de música não são monetizados. Digo, a maioria dos vídeos desses canais não são monetizados. Mas então qual é a diferença entre eles?
É que se você se importa com o seu conteúdo, o seu público também vai. No caso dos canais que eu acabei de citar, a audiência ainda financia o canal pelo apoia-se, clube de membros e produtos que o criador pode disponibilizar.
As pessoas sentem que aquele canal é necessário para elas. Enquanto os canais “sem alma”, genando conteúdo de qualquer jeito, esses acabam simplesmente não fazendo faltaa ninguém.
Eu não sou o dono da verdade ou algo do tipo, você é livre para fazer o canal que você quiser, mas eu acho que é meu dever alertar sobre ter um projeto a longo prazo. Eu quero que você comemore 5 anos de canal, 10 anos de canal.
Dê o seu melhor na hora de planejar o seu canal, respeite o seu público e colha os frutos que você vai conseguir com esse seu projeto, finaceiramente ou não.