Como crescer um canal de games em 2023
Hoje eu vou te mostrar as estratégias que estão funcionando melhor para crescer um tão sonhado canal de games aqui no Youtube em 2023.
Esse vídeo com estratégias para canais de games está no topo dos pedidos, desde que eu fiz um vídeo falando sobre canais de culinária.
Eu vou tentar abordar o máximo possíveis de canais, nos exemplos que eu vou dar, mas mesmo que eu não cite especificamente o seu “tipo de canal” preste atenção que eu tenho certeza que o que eu vou falar aqui pode te ajudar.
1. Você não é BRKS EDU (canal genérico).
Mesmo que o seu sonho seja ter um canal que fala sobre todos os tipos de games, que você possa ganhar os consoles um dia, você precisa se tornar relevante na plataforma primeiro.
Se você focar o seu canal, se o seu conteúdo for mais específico, você tem bem mais chance de crescer. Em algum momento você vai conseguir seguidores o suficiente para acompanharem em várias aventuras.
Escolha 1 jogo só ou um console apenas. Lembre da estratégia dos vídeos concatenados. Você vai produzir muito conteúdo sobre um número reduzido de assuntos.
Isso vai fazer com que o Youtube e o público associem o seu canal a esses temas.
Você pode continuar jogando tudo que quiser, só não precisa transformar tudo em conteúdo. Pense mais objetivamente nos seus objetivos e traga um conteúdo que tem mais chance de te fazer alcançar esses objetivos.
Agora, mesmo que existam muitos canais sobre o jogo que você quer falar, você não é todo mundo. O seu carisma, a sua personalidade vão fazer as pessoas quererem te assistir.
Os motivos que fazem as pessoas escolherem o canal do Alanzoka ou do Davy Jones são variados. Por isso, seja você mesmo e se divirta trazendo um ótimo conteúdo.
2. As buscas podem te ajudar muito
Se você realmente entendeu que canal genérico não te ajuda muito a crescer, vai poder utilizar bem essa estratégia aqui: as buscas. O famoso S.E.O.
Você pode trazer atualizações sobre o jogo ou console, sempre que elas forem anunciadas. Pode inclusive testa-las e mostrar na prática.
Pode também trazer tutoriais mais técnicos (melhorar a performance, facilitar a mira, otimizar os atalhos). Mas pode também trazer tutorias de como fazer o básico do Jogo. A maioria das pessoas usa as buscas para aprender o básico dos jogos no youtube.
Tutoriais super avançados também são bons, mas tem menos pessoas que vão procurar eles. A grande maioria está tentando aprender o básico mesmo.
No início do canal as buscas fazem muita diferença. Todos os streammers da Twitch usam o Youtube para serem descobertos. É exatamente nisso que o Youtube pode te ajudar demais.
Não precisa ser 100% do seu conteúdo que é buscável, mas no início do canal, traga pelo menos 30% do seu conteúdo para ser buscado.
3. Se vai fazer, faça direito.
Como você quer que as pessoas te vejam no Youtube? Alguém que é muito, muito bom no jogo? Alguém que entende muito bem de PC para games, toda parte técnica da coisa? Talvez você queira sempre trazer informações atualizadas sobre um determinado console!
Ao escolher um jogo, o ideal é realmente explorar esse tema. As atualizações, os personagens, as missões escondidas. Jogos com vários personagens e skins, quanto mais acesso à essas coisas você tiver, melhor.
Se você quer focar em um console (onde teremos vários jogos para cobrir), talvez seja necessário investir em jogos (principalmente os mais conhecidos). Até o seu canal chegar ao ponto de ganhar os jogos em antecipado, você vai precisar “mostrar serviço”.
Se você trouxer um conteúdo legal, se a sua opinião for respeitada pela sua audiência, logo logo você pode conseguir alguma parceria para facilitar o acesso aos jogos.
Por falar nisso, lembre que não é necessário fazer um acordo diretamente com a Sony ou a Microsoft para ter acesso aos jogos. Uma loja de jogos menor, mas que trabalha vendendo pela internet, pode ser uma ótima parceria para, pelo menos te emprestar os jogos ou te dar crédito no jogo para comprar ítens mais caros.
4. Engajamento é a chave
Se você faz lives no seu canal, ou em outras plataformas, já deve entender como é importante o engajamento para manter a sua live interessante.
Uma live com 10 pessoas assistindo sem comentar nada, e uma live onde essas mesmas 10 pessoas estão comentando bastante são realmente experiências muito diferentes.
Lembre de incluir a sua audiência no seu conteúdo, lendo e respondendo o chat se estiver em live, ou respondendo os comentários do seu vídeo.
Inclua quadros onde a audiência te ajuda a criar conteúdo: jogar com tal personagem, finalizar tal missão usando somente faca.
A idéia aqui é criar uma comunidade. Você não precisa que todos os usuários do Youtube gostem de você. Na verdade, você precisa criar esse sentimento de pertencimento da sua audiência.
Pense assim, cada pessoa que assistir um vídeo seu e gostar, vai ter mais chance de te acompanhar sempre. Porque esse usuário vai querer fazer parte da sua comunidade, interagir com você.
Que seja por paixão ou por negócios, planeje o seu conteúdo de forma objetiva e usando a plataforma do Youtube à seu favor.