Como o Youtube Shorts pode aumentar as vizualizações do seu canal
Para quem ainda não sabe o que é Youtube Shorts, é um formato de vídeo vertical inspirado nos vídeos do TikTok e que tem um local dedicado no aplicativo do YouTube. Esse local dedicado se chama estante de Shorts (Shorts shelf em inglês).
O YouTube Shorts conta com dois recursos no aplicativo do YouTube: a câmera de vídeos curtos e a estante de Shorts. A estante de Shorts já está disponível para todos, mas a câmera para criar os vídeos curtos (Shorts) está disponível somente na Índia (em fase beta).
A estante de Shorts, que mostra somente estes vídeos no formato vertical, ainda é um recurso muito novo e tem poucos criadores de conteúdo que estão realmente utilizando. Esse é bem o meu ponto, aproveitar que esse é um recurso novo e pouco concorrido para alavancar as suas visualizações.
Apesar da câmera de vídeos curtos ainda não estar disponível para nós, o Youtube permite que vídeos no formato vertical sejam enviados pelos criadores de conteúdo e quando estes respeitam algumas especificações, o próprio algoritmo do YouTube coloca esses vídeos na estante de Shorts.
Para fazer o upload de um vídeo Short é fácil, basta que o seu vídeo respeite essas especificações:
- Ter o formato vertical (exemplo 1080 x 1920).
- Ter menos de 60 segundos (O YouTube sugere que o tamanho ideal para um vídeo Short é 15 segundos).
- Ter a hashtag #Shorts no título ou descrição.
O seu vídeo pode aparecer na estante de Shorts, mas esse processo pode demorar algum tempo (no meu caso varia entre dois dias e uma semana). A única forma de saber que o seu vídeo está sendo exibido na estante de Shorts é pela origem do tráfego lá no analytcs do Youtube. Como qualquer outro vídeo no YouTube, se a performance do seu vídeo for boa, ele vai continuar sendo mostrado para mais e mais pessoas dentro dessa estante de Shorts.
E é nesses casos que vemos a explosão de views do canal acontecer. É muito mais fácil emplacar um vídeo do tipo Shorts por conta da concorrência ser bem menor por enquanto.
Outra coisa que ajuda é que ao visualizar um vídeo nessa estante de Shorts, o usuário tem o botão de inscreva-se visível na parte inferior da tela, bem ao alcance do dedo. Ou seja, se você for bom em fazer o seu CTA (call to action), pode convencer muita gente a se inscrever no seu canal.
Lembre que um vídeo Shorts faz parte do seu canal e vai ser visível para todos do YouTube, então eles devem ser coerentes com o resto do seu conteúdo. Você pode colocar uma capa, descrição, título e tags, como em qualquer outro vídeo. Mas eu sugiro que você diferencie as suas capas de vídeo normal das capas de vídeos Shorts para que os visitantes do seu canal consigam saber facilmente o que é cada vídeo.
Eu não estou afirmando que cada vídeo do tipo Short que você fizer vai necessariamente explodir as sua visualizações e inscritos. Mas com certeza que a sua chance é bem maior de fazer isso ao utilizar o formato Shorts de forma inteligente à seu favor. Além disso, o YouTube está coletando dados para adaptar a ferramenta aos usuários da plataforma, mas até lá o seu vídeo vai ser divulgado para muito mais pessoas e tem muita chance de ser um sucesso.