Como crescer canal no YouTube do zero em 2021
Quando começamos um canal no YouTube pode ser muito frustrante os primeiros passos. Zero inscritos no canal e estamos tentando fazer mais vídeos para “preencher o canal” com bom conteúdo. Quando você já é experiente na plataforma e esse não é o seu primeiro canal, passar por isso fica bem mais fácil. *É como se já soubéssemos como o jogo funciona*. Mas sendo a nossa primeira experiência com o YouTube, fazer um canal crescer do zero pode parecer impossível.
O Google divide a criação de conteúdo dentro da plataforma do YouTube em 3:
- Hero é aquele conteúdo mais viral, mais bem produzido. Normalmente é o tipo de vídeo que pode acabar caindo na aba em alta, é muito compartilhado em outras redes sociais. Para te dar um exemplo, pense em Whindersson Nunes, quando ele grava um vídeo de paródia super produzido.
- Hub é um conteúdo voltado para seus inscritos atuais, vai te permitir se conectar com a sua audiência. Um exemplo desse tipo de conteúdo é quando se responde perguntas dos comentários ou quando fazemos uma colab com outro Youtuber.
- Help é o tipo de vídeo otimizado para as buscas do youtube. Com esse vídeos podemos “ser descobertos” no YouTube, mesmo com um canal bem pequeno. O importante é acharmos uma frase específica nas buscas do YouTube e fazermos um vídeo “respondendo” à essa frase. Um exemplo disso pode ser um vídeo sobre como fazer um bolo de chocolate ou como configurar a câmera Canon T3i para fotos noturnas.
Para um canal pequeno, é muito importante focar o máximo possível em vídeos do tipo Help. Isso ajudará o seu canal a ser descoberto. É aqui que entra a noção de SEO para YouTube, que eu vou deixar para um post específico.
O importante é que a sua busca pelas frases (palavras-chave longas) seja o mais eficiente possível. O maior erro que eu vejo aqui é que as pessoas gravam os vídeos e depois correm para colocar palavras-chave no título e descrição. Mas na verdade deve-se fazer o contrário: primeiro achamos a frase ideal e gravamos o vídeo com essa frase em mente.
Eu particularmente utilizo o TubeBuddy para me ajudar na busca de palavras-chave para os meus vídeos otimizados para busca. Ele me dá uma nota para a frase pesquisada e me mostra a quantidade de buscas com a concorrência para essa palavra-chave. Ou seja, uma quantidade razoável de buscas com pouca quantidade de vídeos que respondem a essa pesquisa te dá uma nota alta.
O TubeBuddy tem uma versão gratuita, mas ela tem limitações. Você consegue fazer essa pesquisa também através do Google Trends, mas é bem menos precisa. Principalmente porque o TubeBuddy leva o seu canal em consideração nesse cálculo.
Resumindo a estratégia, no início do seu canal se concentre em fazer vídeos do tipo Help e facilite que as pessoas encontrem o seu conteúdo. Isso é muito eficaz para canais menores, desconhecidos. Ao atingir um certo tamanho com o seu canal, a estratégia vai se adaptar para continuar o crescimento. Mas isso é papo para outro post.