Como fazer seu vídeo ser recomendado no YouTube em 2021
Porque seu vídeo não está sendo recomendado pelo YouTube? Você tem a impressão de que o seu vídeo pára de ter views pouco tempo depois que ele foi lançado?
Isso tem a ver com o algorítimo do YouTube. Basicamente, o YouTube está focado em recomendar para as pessoas os vídeos que elas estão mais propícias à clicar e assistir. Claro que o famoso algorítimo do YouTube é bem mais complexo do que isso, mas o seu objetivo é de encontrar vídeos que irão manter as pessoas na plataforma assistindo.
Então para isso ele se baseia profundamente em duas métricas que são crucias para seus vídeos: Taxa de cliques de impressões (CTR) e Duração média da visualização (AVD). Veja na imagem abaixo que o YouTube Analytcs motra essas métricas em destaque para você:
Taxa de cliques de impressões (CTR)
Percentual dos cliques que seu vídeo teve quando ele foi mostrado para alguém. Isso está diretamente ligado ao assunto do seu vídeo e o quanto a sua capa e título chamaram a atenção.
Quando o seu vídeo é mostrado e pouco clicado, ele vai sendo cada vez menos mostrado (tendo menos impressões). E da mesma forma um vídeo viral é altamente clicado.
Pense que o YouTube começa a promover um vídeo novo e vai verificando a resposta dos usuários da plataforma à esse vídeo. Quanto melhor a resposta, mais o YouTube vai promover esse vídeo.
Duração média da visualização (AVD).
Essa métrica é a duração média dos minutos assistidos do seu vídeo. Quando mais tempo as pessoas assistem o seu vídeo, melhor para você e melhor para o YouTube. Mas se as pessoas assistem pouco o seu conteúdo, ele também vai ser menos recomendado.
Então mesmo que o seu vídeo seja clicado, para o YouTube é importante que o público consuma o seu conteúdo.
Resumindo
As minha recomendações para você são: verificar a retenção dos seus vídeos e tentar eliminar toda possibilidade das pessoas deixarem seus vídeos. Assistir seu vídeo como se fosse um espectador que quer consumir o conteúdo.
As vezes achamos que nosso víde é bom, porque nos deu muito trabalho para produzir. Mas nem sempre é assim que fuinciona.
Além disso, trabalhar melhor na sua capa e título, caso a sua taxa de cliques esteja baixa.
Lembre-se que o youtube vai sempre privilegiar os vídeos que as pessoas tem maior tendência de querer assistir!
Vou deixar aqui um vídeo mais completo sobre como fazer o YouTube recomendar os seus vídeos:
Até a próxima!