Porquê o seu Short parou de receber visualizações do nada!
Você criou um Youtube Short e ele estava indo muito bem, ganhando visualizações e, do nada, parece que o Youtube retirou ele da estante de Shorts e as visualizações praticamente zeraram!
Essa é uma situação muito comentada aqui no canal e, apesar do Youtube não ter deixado claro o funcionamento do algoritmo do Shorts, eu posso te contar a minha interpretação da situação para te ajudar a entender melhor.
Eu vou abordar aqui três pontos que eu acho muito importantes para que a gente entenda o que dá essa impressão de que o Youtube abandonou o nosso Short num canto.
O algoritmo das outras plataformas
É muito comum você ouvir que o youtube é a segunda maior plataforma de busca do mundo, ficando atras apenas do Google.
Isso faz com que seja muito fácil encontrar conteúdo no Youtube, é como se ele fosse uma biblioteca muito bem catalogada.
Mas não se pode dizer a mesma coisa das outras plataformas: Facebook, Instagram, Tiktok, Twitter.
O conceito básico dessas outras plataformas não inclui prioridade nas buscas. Elas são focadas em mostrar o que está bombando e sendo compartilhado. Você vai seguindo os criadores de conteúdo e tendo acesso ao que eles produzem e, as vezes, acaba vendo também criadores que você não segue mas que estão viralizando conteúdo.
Já que os Shorts são muitíssimo inspirados no Tiktok e Reels, é claro que não dá para manter exatamente o mesmo algoritmo funcionando aqui. O feed de Shorts é feito para simular a experiência que você com essas outras plataformas. Então, ao navegar por alí, você vai ver o que está bombando junto com quem você segue (levando um pouco em consideração os seus interesses).
E isso nos leva ao segundo ponto…
Conteúdo curto tem vida curta também
Normalmente nessas plataformas de conteúdo curto, as pessoas tendem a produzir muitas vezes por dia e gerando um volume muito grande de conteúdo para ser consumido.
Eu imagino que, naturalmente, as plataformas começaram a dar uma vida mais curta para esses conteúdos. Isso faz com que as pessoas que querem continuar relevantes nessas plataformas, tenham que manter uma alta frequência.
A lógica é: se a plataforma só entrega conteúdo novo, eu vou sempre postar conteúdo novo e vou manter ou aumentar a minha audiência.
Apesar de não ter uma confirmação, eu creio que quando se trata da origem de tráfego Shorts, no Youtube, isso deva acontecer também. É muito conteúdo sendo produzido e o Youtube precisa manter a roda girando.
Nesse caso é melhor priorizar conteúdos mais novos e manter os criadores engajado em manter uma alta frequência. Se ele tratasse os Shorts e vídeos longos exatamente da mesma forma, pode ser que esse sentimento de sempre estar vendo coisa nova no feed de Shorts não fosse alcançado.
Audiência diferente, se acostumando com a ferramenta
Um fator que muita gente esquece é de que os usuários do Youtube estão ainda se acostumando com Shorts. Não são as mesmas pessoas em todas as plataformas.
Alguém que seja muito ativo no Youtube e no Tiktok, vai provavelmente, assistir vídeos longos no Youtube e vídeos curtos no Tiktok. Cada plataforma te a sua especialidade.
Por isso é fácil de explicar o porquê um vídeo pode ir super mal no youtube e muito bem no Tiktok, exatamente o mesmo vídeo.
Os usuários regulares do Youtube estão se acostumando com os Shorts e podem se interessar em conhecer mais esse novo formato em momentos específicos.
Mas acho que ainda vai demorar um pouco para que tudo se ajuste aqui no Youtube, inclusive o Youtube revelou no seu canal Creators Insider de que estão analisando a possibilidade de separar as estatísticas por formato de conteúdo: Lives, vídeos e Shorts. Mas nada confirmado ainda.
Tenha certeza de que o Youtube está procurando o melhor para os usuários. Nem sempre o nosso vídeo é escolhido pelo algoritmo e só depende da gente produzir conteúdos sobre temas mais relevantes para a nossa audiência.
Além disso, é melhor a gente gastar o nosso tempo melhorando a nossa forma de produzir conteúdo do que reclamando da plataforma.