A estratégia para CRESCER no Youtube agora em 2022
Você criou um canal novo ou já tem um canal no Youtube e você está achando difícil de crescer o seu canal?
Você tem a impressão de que o Youtube não mostra os seus vídeos para ninguém?
Você já ouviu falar das origens de tráfego do Youtube? É por onde as visualizações dos seus vídeos chegam. Exemplo: Página inicial do canal, página de inscrições, vídeos sugeridos, recomendações na página inicial, pesquisa e outras.
O ideal para qualquer criador de conteúdo aqui no Youtube é planejar o seu conteúdo levando em consideração essas origens de tráfego. Entender como usar elas ao seu favor!
Segundo o próprio Youtube, 70% das visualizações da plataforma vêem do sistema de recomendação do Youtube (o que inclui a página inicial, os vídeos sugeridos
É possível sim disso acontecer, só é mais complicado porque vai exigir que o seu vídeo trate de um tem super relevante, uma capa super chamativa e uma entrega muito boa para manter a retenção.
Mas existe uma origem de tráfego que é muito mais fácil de conseguir ser recomendado e é nessa origem de tráfego que eu aconselho você à concentrar os seus esforços. Ela pode trazer resultados surpreendentes e fazer o seu canal ser descoberto.
A pesquisa do Youtube
O Youtube é a segunda maior plataforma de pesquisa do mundo, ficando atrás apenas do Google. E isso quer dizer que as pessoas fazem bastante pesquisa na plataforma.
É muito comum pessoas pesquisarem todo tipo de assunto aqui no Youtube, por isso a estratégia de produzir vídeos pesquisáveis é tão eficiente. Provavelmente qualquer canal pode se beneficiar dessa estratégia.
O ponto fundamental dessa estratégia é você conseguir responder perguntas específicas. Não adianta você ser muito genérico na sua busca pelo tema do seu vídeo. Como um canal pequeno, você precisa achar sobre quais perguntas específicas você pode produzir um vídeo e que essas perguntas específicas tenham pouca concorrência.
Para isso você pode usar o campo de busca do Youtube e verificar como o Youtube completa a sua pesquisa. Isso pode te dar uma idéia do que está sendo mais pesquisado pela audiência.
Você também pode verificar os vídeos que tem funcionado bem para outros canais do mesmo nicho que o seu para ter idéias de por onde começar a sua busca pelas palavras-chave.
Ah, não confunda o termo palavra-chave com o campo de tags do vídeo. Quando eu falar palavra-chave aqui, eu estou me referindo à pergunta específica que você está tendando encontrar. Ex.: plantar batata em vaso, como pendurar prateleira em parede de DryWall e etc.
Eu aconselho você à utilizar a ferramenta que eu uso para analisar as minhas palavras-chave, o Tubebuddy, com a versão gratuita você já consegue ter uma boa idéia de como a concorrência da palavra-chave está.
Quando eu estou buscando uma palavra-chave ideal, eu verifico o volume de buscas e a concorrência, para garantir que eu tenha mais chance de ranquear bem. Encontrar uma boa palavra-chave é a primeira coisa e a mais importante.
Depois a gente deve mergulhar de cabeça no S.E.O (Search Engine Optimization), que nada mais é do que otimizar o seu vídeo para ranquear melhor nas buscas. Então essa palavra-chave que você encontrou, ela deve estar presente no seu título e na sua descrição. O que você fala no seu vídeo, é super importante também. Então encontre primeiro a sua palavra-chave para depois gravar o seu vídeo. Dessa forma o seu conteúdo vai casar melhor com a palavra-chave.
No seu título, você deve colocar a sua palavra-chave de uma forma natural. Lembre que são pessoas que vão ler o seu título e não o robô do Youtube sozinho.
No campo descrição, os primeiros parágrafos devem descrever o seu vídeo, mostrando para os usuários interessados o porque seu vídeo responde bem à essa pergunta específica.
Construa no mínimo dois parágrafos com detalhando o que o seu vídeo traz de resultado para quem o assistir. Com o tempo você vai começar a aproveitar o seu roteiro para gerar essa descrição.
O campo tags não tem mais a importância que já teve, mas se você perguntar a minha opinião eu vou responder que eu preencheria com tags relacionadas à palavra-chave escolhida para o vídeo.
Não esqueça de olhar as capas dos vídeos para o resultado da busca dessa palavra-chave. A sua capa também é muito importante. Você precisa entender que se o seu vídeo for pouco clicado ou não for satisfatório para a audiência, ele vai perder posições no ranking.
Muito sucesso em 2022!