Lançamento do YouTube Shorts nos Estados Unidos em março de 2021
Já foi confirmado pelo post do Neal Mohan (Chief Product Officer do YouTube) que o YouTube Shorts vai chegar aos Estados Unidos em março, mas ainda em fase beta.
Isso significa que os criadores de conteúdo vão ter acesso à famosa câmera de vídeos curtos no aplicativo mobile do YouTube, nos moldes do TikTok e Instagram Reels.
Tanto aqui no blog quanto lá no nosso canal do YouTube eu venho batendo na tecla de que os criadores deveriam utilizar o YouTube Shorts nos seus canais. Tentar entender como utilisar esse novo formato de vídeo curto para criar conteúdos que se integram aos outros formatos existentes no seu canal.
Se você parar para pensar, os criadores de conteúdo que conseguem utilizar bem a plataforma YouTube já fazem diversos formatos de conteúdo: vídeos, lives, stories e posts na aba comunidade. O YouTube Shorts é mais um formato disponível para você, mas como é um formato muito recente e ainda está em fase beta, a concorrência é bem menor.
Por enquanto existem algumas restrições para os YouTube Shorts, quando visto pela estante de shorts, como: não contar views para os requisitos da monetização e nem possuir monetização (propagandas). Mas na minha opinião isso é só uma questão de tempo, até a equipe do YouTube definir os parâmetros e ajustar o algorítimo em consequência.
Hoje já é possível criar vídeos do tipo Short utilizando o YouTube, mas mesmo quando seguimos todos os requisitos, não temos certeza se esse vídeo foi colocado na estante de Shorts pelo YouTube. Eu até criei um vídeo sobre isso:
Bom, se você tinha alguma dúvida em relação a produzir ou não YouTube Shorts para o seu canal, pensedenovo sobre o assunto. Eu espero sinceramente que vendo o CPO do YouTube falando que eles estão apostando muito nessa funcionalidade, você perceba a baita oportunidade que está se abrindo para alavancar de vez o seu canal.