Sem isso, não tem como crescer no Youtube!
Tem muito canal no Youtube que cresce muito rápido, muito rápido mesmo e tem muitos outros canais que parecem que não vão pra frente de jeito nenhum.
Alguns vão dizer que é sorte, outros acham que é postar conteúdo todo dia… Mas eu te garanto que a maioria das pessoas não têm noção do que faz o sucesso de um canal, de um Instagram, de um Tiktok!
Antes de você escrever, gravar e editar o seu vídeo, existe uma etapa super importante: A idéia!
O Youtube está cheio de vídeos repetidos e desinteressantes. Sempre que alguém tem uma idéia interessante de vídeo, esse vídeo acab explodindo.
Pra te explicar melhor como a idéia do seu vídeo faz toda a diferença do mundo, vamos falar aqui dos 3 tipos principais de canais aqui:
1o tipo: Canal que em pouco tempo explode de visualizações e inscritos. Tem algum canal que você gosta que explodiu rapidinho? Deixa aí nos comentários porque você gosta desse canal!
2o tipo: canal que produz conteúdo regularmente e cresce aos poucos, mas com o passar do tempo consegue um bom tamanho e relevância.
3o tipo: canal que produz, produz, produz e não sai do lugar.
Eu imagino que você deva reconhecer esses tipo de canal e, com certeza, o seu canal se encaixa em um dos três tipos.
O canal do 1o tipo, que cresce rápido demais, consegue esse feito com idéias de vídeos inovadoras. Os vídeos desse canal conseguem se destacar no meio da multidão de vídeos do Youtube.
Sabe aquele desafio extremo? Você viu o vídeo do Mr Beast quando ele se enterrou por 30 horas? Ou quando ele comprou uma ilha para o ganhador de um desafio?
Pois é, são esses vídeos muito fora da curva que conseguem esse resultado absurdo. E isso funciona para canais nichados também. Dentro de canais que falam de um mesmo assunto, existem aqueles que conseguem trazer um olhar diferente, um formato de vídeo diferente, uma idéia inovadora.
No seu canal, você tem algum vídeo assim: diferente, inovador?
No segundo tipo de canal, estão os canais com um crescimento mais “normal”. Os canais que fazem muito SEO estão aqui, ganhando visualizações das pesquisas. Mas também tem os canais que vão conseguindo atrair um público aos poucos. Não viralizaram um vídeo, mas produzem um bom conteúdo.
As idéias aqui não conseguiram ser tão diferentes e inovadoras como os canais do primeiro tipo. Os vídeos do SEO, por exemplo, conseguiram pensar em palavras-chave que são razoavelmente buscadas e o vídeo atrai cliques. Já os vídeos que não são pesquisáveis, conseguem atrair olhares também, porque se destacam um pouco mais dos vídeos genéricos da plataforma.
Continuando a produzir os conteúdos, esse tipo de canal pode, à qualquer momento, viralizar um vídeo.
Já o terceiro tipo de canal, acabam trabalhando muito por pouco resultado. Com a falta de idéias que chamem a atenção, os vídeos ficam meio genéricos e ganham poucos cliques.
É aqui que a gente vê a diferença entre os milhares canais de análise de filmes, e aqueles poucos canais que realmente funcionam. Acontece o mesmo com vários nichos: um monte de canais pequenos lutando por algum espaço e alguns outros canais voando bem alto!
Por isso que aumentar a frequência de um cana que não está dando certo não funciona. É preciso mudar o foco, melhorar as idéias dos vídeos para ter mais retorno.
Imagine aí um canal que fala sobre o local que o criador de conteúdo mora. O criador precisa decidir se ele vai falar para quem não mora no local ou para quem mora lá.
Quem não mora, vai se interessar sobre assuntos relacionados ao turismo: Quanto custa ficar lá, melhores passeios, comer bem, gastar menos e etc.
Quem mora por lá, não vai se interessar por outros assuntos… Rumores, crimes, eleições, lugares escondidos e etc.
Um bom criador de conteúdo não é um bom editor de vídeo, é muito mais do que isso. Entender a plataforma é necessário sim, mas a parte criativa dessa profissão precisa ser exercitada também.
Uma idéia legal, uma edição mais criativa, um roteiro interessante e que prenda o espectador…. É muita coisa para aprender, mas tudo começa com uma boa idéia!