Novidades para crescer o seu canal no Youtube em 2023
Em 2022 o Youtube mudou muito, trazendo várias ferramentas novas:
- Shorts (os vídeos curtos) com possibilidade de escolher a capa
- Adicionou muita coisa nas postagens da aba comunidade
- Trouxe o juntos ao vivo
- Melhorou a experiência das lives na plataforma
- Capítulos automáticos
- Além de muitas informações novas no Youtube Studio.
Você realmente assimilou tudo que chegou? Mas isso é uma tendência que só deve aumentar em 2023!
Logo em fevereiro vamos ter o novo programa de parcerias chegando para poder monetizarmos com os Shorts. Muita coisa está sendo mostrada nos canais oficiais do Youtube e devem chegar no ano que vem! Será que você precisa ajustar o projeto do seu canal? Ou o seu planejamento de conteúdo? Tem algum formato que é mais importante?
Nesse vídeo eu vou compartilhar com você os aspectos que eu acho mais importantes para um criador de conteúdo no Youtube em 2023, levando em consideração todas as mudanças que chegaram na plataforma!
1. Aba comunidade
A aba comunidade é a ferramenta mais subutilizada da plataforma, na minha opinião. Hoje em dia já é possível ver como as nossas postagens impactam a nossa audiência. Todos os canais com mais de 500 inscritos deveriam planejar conteúdo para esse espaço.
Muita gente usa esse espaço para colocar links dos vídeos ou para avisar quando não tem vídeo no canal. Mas esse é um uso pobre, muito pobre mesmo.
As postagens da aba comunidade têm uma vida longa. Eu vejo os podcasts postando a agenda da semana, mas eu acabo vendo essas postagens com mais de 1 mês de atraso. Será que esse é realmente o melhor uso?
O bom uso dessa ferramenta pode te trazer muito mais visibilidade, já que dependendo do engajamento das suas postagens, elas aparecem para quem não é inscrito no seu canal.
2. Shorts
É claro que eu preciso falar dos Shorts também. O número de pessoas que estão consumindo esse formato é cada vez maior. Não significa que você deve abandonar os vídeos e focar somente em Shorts.
Um canal híbrido tem, normalmente, um crescimento mais rápido e mais expressivo do que canais com apenas vídeos horizontais (segundo o Youtube).
Se você escolheu produzir conteúdo na internet, é porque quer que as pessoas venham te assistir, correto?
Então, se adaptar aos formatos que a audiência mais consome faz parte do jogo. O Youtube te oferece a possibilidade de fazer seus Shorts diretamente pela câmera do celular ou de gravar e editar ele no computador e fazer o upload, exatamente como um vídeo normal.
Mas também existe a possibilidade de você usar um vídeo do seu canal e gerar um Short diretamente pelo aplicativo do youtube. Desse jeito, o Youtube cria um link do Short para o vídeo.
São muitas as formas de você criar um conteúdo coeso, dentro do tema do seu canal, mas que atinge os públicos que estão consumindo formatos diferentes no Youtube.
3. Ritmo do vídeo
O roteiro e edição dos vídeos sempre foi importante, mas com os Shorts e lives ganhando cada vez mais espaço no Youtube, os vídeos chatos e sem interesse vão acabar perdendo espaço.
Foque sempre em dar uma boa experiência ao seu público. Tente melhorar o seu roteiro, a sua forma de falar e se expressar. Deixar o seu vídeo o mais autêntico e interessante possível.
Uma edição criativa pode ajudar nisso também.
Pense que, as vezes, o seu conteúdo é sim interessante, mas a pessoa trabalhou o dia todo, faz tarefas domésticas e sentou para assistir o seu vídeo só que acabou cochilando.
Tenha em mente o resultado final do seu vídeo, pense nele antes mesmo de gravar e você vai ter mais chance de fazer esse planejamento virar realidade.
Nada de ligar a câmera e gravar qualquer coisa para tentar “montar um vídeo” na hora de editar!
4. Nicho / Tema
Canais genéricos vão ter cada vez menos chance de crescer. Se você conhece algum canal genérico que está crescendo muito rápido, esse canal é uma exceção.
Eu consigo te apresentar muitos outros que não estão saindo do lugar exatamente por serem genéricos.
Por qual motivo eu deveria te acompanhar? consumir o seu conteúdo?
Canais especializados, diferenciados, acabam chamando mais a atenção. O ideal é você se destacar no meio da multidão.
Existem milhares de canais de culinária por aí, mas o meu é o único onde todas as receitas precisam ter forma de unicórnio, já que eu cozinho com minha filha de 4 anos!
Talvez as pessoas assistam pela receita, mas talvez assistam porque essa dinâmica é legal!
5. Criatividade
Se tem uma palavra que eu ouvi muito nas palestras do Youtube que eu tive a oportunidade de assistir foi criatividade.
Fuja do comum, da zona de conforto, do automático. Coloque mais de você, da sua personalidade nos seus vídeos.
Tenha idéias inovadoras, diferentes, inventivas. Mesmo se mantendo dentro no nicho do seu canal, dá para ser criativo ou criativa.
É possível falar de assuntos similares, mas de maneiras diferentes, com um olhar único para ele.
E você, o que você anda fazendo para se destacar dos outros canais?
Agora comenta aqui, você acha que esse canal, o canal Di Fora, se destaca de alguma forma ou é mais um canal no meio desse mar de canais que falam sobre Youtube?
Vai me ajudar a compreender como meus esforços são percebidos pela minha audiência!