Leia Antes de Mudar o Nicho do Seu Canal do Youtube!
Os problemas de mudar o tema, o assunto, o nicho do canal! É tão ruim mesmo falar de outra coisa no meu canal?
Existe uma melhor forma de fazer isso?
Esse é um tema bem delicado, muitas vezes a gente começa o canal falando de um assunto e a gente perde o interesse em continuar falando sobre.
Mas o que a gente faz com aquele canal, que conquistou 20 mil inscritos? Pode mudar o assunto?
Vamos conversar mais sobre isso nesse vídeo aqui e se você ainda não me conhece, Oi eu sou o Di e esse aqui é o Canal Di Fora!
Eu já passei por isso e muitos dos comentários que eu recebo aqui nos meus vídeos e lives abordam essa troca de tema de um canal.
A questão é sempre a mesma: precisa criar um novo canal se for mudar de nicho? Como fazer os inscritos assistirem os novos vídeos do novo tema?
A realidade é triste, infelizmente quem manda é a audiência. Se o seu nicho atual é muito interessante para o público e esse novo nicho não for tanto, você vai sentir uma queda muito drástica nas suas visualizações.
Os dois caminhos são possíveis: Continuar com o mesmo canal ou criar um novo. De todo jeito, é bem capaz da sua audiência atual não assistir seus novos vídeos.
A vantagem de criar um canal novo, na minha visão é que você começa com uma identidade nova, e com métricas bem frescas. Tudo vai estar zerado e você vai conseguir identificar mais facilmente o que está funcionando melhor.
Já quando você usa o mesmo canal, você vai ver uma queda nos seus números e tudo fica meio misturado. Se, por acaso você não privar os vídeos antigos, ainda fica recebendo likes e comentários sobre o antigo nicho… Não é a situação mais agradável.
Mas eu sei que muita gente deve estar pensando agora: Mas o os meus 20 mil inscritos, vou deixar tudo para trás?
Uma vez eu ouvi uma frase que, por mais realista que ela seja, isso me deixou um sentimento tão ruim…. Alguém falou o seguinte em uma live que eu estava participando: Eu não deixaria meus 10 mil inscritos em um canal abandonado, foi o meu trabalho. Eu usaria o mesmo canal com certeza.
Eu entendo o sentido dessa frase, mas os inscritos do seu canal não são sua propriedade. Se eles decidirem parar de te assistir, não existe nada que você possa fazer. Na verdade, no mundo de hoje, em se tratando de internet, é bem o contrário: as pessoas estão se tornando escravos da sua audiência. Você produz o que dá like, muitas vezes nem era o que você queria lá no fundo, mas as métricas falam mais alto.
Por isso que meio que tanto faz, você continuar com o mesmo canal ou criar um novo, você vai ter que reconquistar a sua audiência.
No meu caso, eu preferi parar o meu projeto de culinária, fiz um post avisando sobre isso e pronto. Criei o novo canal e comecei o meu trabalho. Ninguém que me seguia no meu canal de culinária estava a fim de estudar sobre Youtube. Seria muita ingenuidade minha achar que eu teria 5 mil inscritos para assistir meus novos vídeos.
Se você for continuar com o mesmo canal, eu aconselho você à ir conversando com a sua audiência, em posts da comunidade, vídeos e lives sobre a mudança e os motivos. É a sua melhor chance de conseguir que uma parcela dessa audiência atual te siga no novo projeto.
Os grandes influenciadores, esses sim podem se dar ao luxo de tomar certas decisões que nós, Youtubers pequenos, não podemos.
Um conselho que eu posso te dar e que vai te ajudar muito é: pense na sua audiência como um público que você quer agradar, dar uma ótima experiência. Exatamente como uma trupe de teatro, como um músico.
Se você sequer sonhar que as pessoas que se inscreveram no seu canal têm a obrigação de te assistir, você entendeu tudo errado e não está pronto(a) para trabalhar com criação de conteúdo.
É o seu trabalho cativar a audiência, e não o contrário.
Se você está mudando de nicho, vai precisar mudar as suas thumbnails também! Por isso vou te sugerir o meu novíssimo curso o Fábrica de Thumbs. Para você fazer thumbnails maravilhosas usando o canva, sem templates prontos. Vamos fazer tudo do zero e passo à passo.