Do Zero ao Milhão no Youtube! As 4 Fases de Um Canal
Você conhece as 4 fases de um canal do Youtube? É exatamente sobre isso que a gente vai conversar hoje.
É claro que isso não é uma unanimidade, quanto mais eu leio material dos estrategistas de conteúdo para Youtube, mais eu vejo que esse aspecto difere um pouco.
Mas o básico é o mesmo, dependendo de como estejam o seu planejamento e estratégia para o seu canal, você vai passar pelas fases mais cedo ou mais rápido.
Essas fases não tem a ver com o número de inscritos, mas sim com a maturidade do seu conteúdo e a fidelização da sua audiência.
Bom, vou deixar de mistério e te falar que, na minha interpretação, eu chamo essas 4 fases de DCEM.
Definição | Crescimento | Estabelecimento | Marca
Vamos falar mais em detalhes sobre cada uma das fases, mas lembre de se inscrever para melhorar cada vez mais o conteúdo do seu canal
1a Fase: Definição
Nessa fase o seu canal está entrando no jogo, começando a busca pela audiência.
Você ainda não tem um planejamento para o seu canal, muitas vezes nem um nicho você tem.
Normalmente ainda não existem formatos de conteúdos definidos, ainda não se sabe o que funciona bem com a audiência.
Essa fase se chama definição exatamente pelo fato de que o canal precisa se provar, começar a criar uma comunidade em volta do conteúdo. É aqui que você vai definir o conteúdo que vai ser postado e definir também qual é o público alvo que você quer atrair.
Pode ser complicado conseguir cliques com os nossos vídeos nessa fase, os criadores vão testar as capas, os títulos e os temas até encontrar o que funciona melhor.
Tem um ditado que diz que a prática leva à perfeição e, nesse nosso caso aqui, a prática leva à próxima fase!
2a Fase: Crescimento
Nessa fase você já entendeu o que funciona bem com o seu canal e produz mais desse conteúdo que a audiência responde bem. Os novos espectadores que chegam ao seu canal, acabam se convertendo em espectadores recorrentes com mais facilidade e a sua base de público vai aumentando.
Você tem um planejamento de conteúdo para o seu canal, por mais que você teste novos formatos ou novos temas, boa parte do conteúdo que você produz é de conteúdo que você sabe que funciona com o seu público.
O seu canal também tem uma frequência, um cronograma de postagem. Para quem vai trabalhar mesmo com a produção de conteúdo, essa organização vai ser simplesmente necessária. Além disso, normalmente é aqui que começam as parcerias com empresas.
Normalmente as pessoas se inscrevem no seu canal pelo seu conteúdo futuro e o seu canal consegue entregar esse conteúdo.
O seu amadurecimento como criador de conteúdo e vai te levar à próxima fase.
3a Fase: Estabelecimento
Aqui é quando o seu canal consegue se estabelecer com uma audiência que gosta do seu conteúdo. Sabe quando você sente falta dos vídeos de um criador? Então, isso é um sinal de um canal estabelecido.
Você consegue visualizações mais estáveis com o seu conteúdo, claro que ainda existem oscilações, mas os espectadores recorrentes criam uma base de visualizações para o seu conteúdo. Você já consegue ter um pouco mais de previsibilidade com relação ao resultado dos seus conteúdos.
O seu canal possui quadros e formatos de conteúdos definidos, um cronograma bem ajustado e que funciona bem com a sua audiência.
Nessa fase você consegue com muito mais facilidade em fazer parcerias com marcas no seu canal, o seu mídia kit já reflete essa estabilidade e essas parcerias são bem mais rentáveis.
Para alguns nichos, principalmente os nichos de entretenimento, a quantidade de vídeos postados e a quantidade de visualizações permitem ótimos ganhos com o Adsense. Mas, de todo jeito, uma boa diversificação das fontes de renda do canal vai te trazer bem mais dinheiro.
4a Fase: Marca
Nessa fase aqui você já vai ter uma idéia clara sobre o seu conteúdo e a sua audiência e é a hora de trabalhar a sua marca além das visualizações do Youtube.
Você é convidado para eventos, é visto como um case de sucesso e consegue expandir a sua influência para outros projetos. Alguns criadores vão trabalhar em outros canais, outros vão criar novos negócios diferentes do que é feito no canal, mas que se complementam.
As empresas já te escolhem pela sua trajetória e pelo seu status, mesmo que existam outros canais fazendo mais visualizações do que você no seu nicho. Essa questão de visualizações fica muito pequena.
Perceba que eu não falei aqui em número de inscritos no canal ou número mínimo de visualizações. Isso vai variar muito de canal para canal. Essas fases aqui tem muito mais a ver com a sua gestão e percepção do seu conteúdo e do seu negócio.
É por isso que você pode ter canais de vários tamanhos na mesma fase! E o seu canal?, em qual fase você diria que ele está?
Eu preciso te lembrar que ter um canal no Youtube, principalmente um canal de sucesso é uma questão de construção, você vai adquirindo experiência e levando o seu projeto para o próximo nível.
Para você planejar melhor o seu conteúdo, eu vou te sugerir esse vídeo aqui que, inclusive, tem um template gratuito para você usar.