Os Shorts acabaram com o Youtube! Será mesmo?
As visualizações de muitos canais estão caindo. Muita gente tem usado os Shorts e não teve nenhum resultado positivo com isso.
E pra piorar, muita gente está falando que Shorts acabam com o canal. Será mesmo que os Shorts quebraram o algoritmo de recomendação do Youtube? Será ter um canal híbrido, com vídeos longos e Shorts, é prejudicial?
Não é de hoje que muita gente vem culpando os Shorts pelo fracasso dos canais. E agora que existe uma percepção de que as views no Youtube estão caindo (de forma generalizada), um dos vilões apontados é o Shorts.
Muita gente já falou sobre essa queda no Youtube, incluindo Marcos Lemos do Ferramentas Blog e Caíque do Escola para Youtubers.
Eu vou me concentrar aqui em falar sobre os Shorts. O porque eu acho que o problema em si não é a essa ferramenta.
É claro que eu não aconselho todo mundo à usar Shorts no canal, do mesmo jeito que eu não acho que todos os formatos de conteúdo são adequados para todos os canais.
Mas então, porquê muitos canais que postavam vídeos regulares perderam views ao postar Shorts?
A maioria das vezes em que um criador de conteúdo não pensa na audiência, ele acaba por criar um produto que ele não tem certeza se vai funcionar.
Será que antes de criar um Short no seu canal, você pensou em quem assistiria o seu vídeo?
Se a maioria dos seus inscritos está com você por causa dos seus vídeos longos e você, do nada, começa à postar Shorts! Como você analisou que isso seria uma boa idéia?
Os Shorts não vão funcionar para todos os nichos e todos os criadores. No meu canal, eu tenho plena convicção de que os Shorts não são uma boa opção. Em contrapartida as minhas lives e vídeos vão super bem. Eu sei que a minha audiência está aqui para ver um conteúdo mais desenvolvido, com mais embasamento.
E isso aconteceu também no canal Escola para Youtubers, apesar de o conteúdo dos Shorts ser coerente com o nicho dele, o valor real obtido pelo vídeo curto não agradou.
Se eu fizesse um Short falando: Para crescer um canal do zero no Youtube, a melhor estratégia é o SEO. Essa estratégia vai permitir que o seu canal seja descoberto muito mais rápido.
O que eu falei é verdade e funciona mesmo. Mas eu garanto que você iria preferir um vídeo de 8 minutos bem detalhado sobre SEO e, se possível, com exemplos práticos.
Será que o meu raciocínio ficou claro?
Então quer dizer que somente canais de humor podem fazer Shorts?
Não, mas você tem que entender quem é a sua audiência.
Você é a melhor pessoa para julgar se a sua audiência é mais receptiva aos Shorts. Você já experimentou perguntar se eles consomem Shorts?
Existem nichos que são mais fáceis de encontrar na estante de Shorts: Games, Esportes, humor, trolagens e muitos outros.
Agora você precisa entender que a edição do seu Short vai ser diferente da sua edição para um vídeo longo. No Short, cada segundo é ainda mais precioso.
Mas ter os Shorts misturados com os vídeos longos é ruim. As métricas ficam todas juntas e isso bagunça o meu analytics.
Aqui eu tenho que concordar com você, eu também não acho que foi a melhor opção do youtube de colocar os Shorts e vídeos na mesma aba.
Ele deve ter a razão dele para fazer isso, mas eu também não curto a idéia.
Mas ao longo do tempo, o Youtube foi implementando mudanças. No celular existe uma aba específica para os Shorts na parte de baixo do aplicativo. No Youtube studio, aquele card com o desempenho do seu vídeo comparado com os 10 últimos, agora exclui Shorts.
Quanto as métricas do seu canal, isso aí eu já não me preocupo tanto. O Youtube já deixou mais do que claro que o sistema de recomendação avalia cada vídeo individualmente. Então dizer que a média dos seus minutos assistidos caiu por conta dos Shorts e que isso pode te prejudicar, não faz sentido.
Do mesmo jeito que canais que fazem muitas lives tem essa média de minutos muito mais alta, quem faz muitos Shorts tem essa média mais baixa. Mas essa média é do canal como um todo, enquanto que a média de minutos assistidos que importa é de cada vídeo.
Mas no vídeo dele, Caíque falou que a retenção de um Short que chega à 100% ou mais, pode atrapalhar os meus vídeos normais, já que a retenção deles é menos de 50%.
Aqui eu preciso discordar educadamente do nosso querido Caíque.
Primeiro que o Youtube é capaz de identificar que um vídeo é Short e o outro não. Depois, o Youtube segue a audiência e, caso o usuário em potencial para assistir o seu vídeo não consuma muito Shorts, o Youtube não vai recomendar o seu Short para esse usuário. Por maior que seja a sua retenção.
Mas se esse usuário esteja navegando pela estante de Shorts, pode ser que aquele seu Short com retenção de 100% seja sim sugerido.
No final das contas, o Short está causando ou não essa queda nas visualizações?
Como o próprio Caíque disse e Marcos Lemos também: Uma mudança na disponibilidade das pessoas deve estar causando isso.
No início da pandemia a quantidade de canais no Youtube aumentou muito e o tempo disponível das pessoas também.
Só que agora, com as pessoas voltando à fazer coisas que elas pararam durante à pandemia, o tempo delas na plataforma diminuiu. Mas a quantidade grande de canais continua. Ou seja, a concorrência aumentou.
Os Shorts podem ter contribuído para isso se, por acaso, uma parte da sua audiência passou à consumir Shorts em vez de vídeos longos.
Aí sim, os Shorts podem ter afetado as views do seu canal.
No final das contas é isso, todo mundo está disputando o tempo das pessoas. Se esse tempo diminuiu e a quantidade de canais aumentou, a matemática nesse caso não falha.
E talvez nem importe tanto o porquê das pessoas estarem assistindo menos Youtube. O que importa mesmo é como você vai continuar atraindo essas pessoas para o seu canal.
Se você vai usar Shorts no seu canal, analise direitinho como fazer isso. Pare de achar que Shorts é uma forma rápida de conseguir inscritos. Você pode acabar não atraindo a audiência que você quer.
Eu te desejo muito sucesso no seu canal, com Shorts ou não!