Estratégia para Youtube Shorts no seu canal atual
Você tem o seu canal no Youtube com vídeos longos e gostaria de fazer Shorts também ou até já faz Shorts e está com a impressão de que isso pode estragar o seu canal? Acertei?
Eu tenho muitos vídeos falando de Shorts aqui no canal e esse é o tipo de pergunta que eu respondo diariamente.
Mas dessa vez eu decidi te mostrar uma estratégia que funciona você que está querendo ter um canal com os dois formatos (shorts e vídeos longos).
A primeira coisa que eu preciso deixar claro aqui é que fazer Shorts não estraga o seu canal. Eu sei que você vai me dizer que as visualizações dos seus vídeos normais despencaram depois dos Shorts.
Mas a queda das visualizações se devem ao seu conteúdo não ter agradado a audiência. Se eu sou espectador recorrente do seu canal para consumir conteúdo sobre jardinagem e do nada você posta um Short nada a ver, pode ser que eu não queira assistir.
Além disso, o formato Short não é o mais adequado para qualquer assuntos. Você já tentou assistir alguém ensinando investimento em bolsa de valores no TikTok? Mais confunde do que ajuda.
Por isso, não culpe os Shorts pela queda de visualizações no seu canal. É preciso estudar mais a fundo as estatísticas e origens de tráfego para entender o que pode estar acontecendo.
Então a primeira coisa que você precisa fazer é ter certeza de que o seu conteúdo Shorts agrada a sua audiência. O tema escolhido para o vídeo faz parte da grade de conteúdo oferecida pelo seu canal.
A segunda coisa é garantir que o roteiro do seu Short passa a mensagem que você quer por completo. Tem que ser um vídeo de valor para a sua audiência, mas com uma pegada mais leve.
O Short tem que ser um vídeo fácil de consumir, isso vai garantir que o seu Short tenha visualizações por parte da sua audiência e isso pode fazer com que o youtube acabe mostrando mais ele na estante de Shorts.
Agora, e como fazer para o meu Short atrair pessoas para os meus vídeos longos?
A estratégia é similar à quando você quer atrair público de uma plataforma para a outra. Você precisa criar um Short original, que trate do mesmo assunto, mas de uma forma que você entregue valor e deixe claro que tem o link de um vídeo na descrição que é mais completo.
Eu vejo muita gente usando um pedaço do vídeo longo como Short, na esperança de gerar curiosidade no público e atrair visualizações para o vídeo completo. Mas é muito mais eficaz quando o seu Short é um vídeo original, planejado para ser um vídeo curto. E a sua chamada para ação vai convencer a pessoa a olhar o seu link na descrição.
Nem todos os seus Shorts precisam seguir essa estratégia. Você pode ter Shorts que são apenas vídeos interessantes para o seu público, sem a necessidade de sempre linkar com um vídeo longo. Mas se você decidir fazer o link, encaixa bem isso no roteiro e faça uma chamada para ação dando uma razão legal para eles irem ver o outro vídeo.
Se você se colocar no lugar da sua audiência, talvez fique mais fácil criar os vídeos curtos em harmonia com os vídeos longos.