Promover Vídeo No Youtube, Vale à Pena?
Depois que o Youtube mudou o botão de promover vídeos dele, eu estou vendo na minha página inicial muitos vídeos sendo promovidos e as pessoas estão simplesmente rasgando dinheiro com isso.
Você até pode sim promover os seus vídeos aqui no Youtube, a plataforma vai ficar muito feliz com isso, mas se você vai fazer faça do jeito certo. Senão, o resultado que você espera nunca vai chegar e você ainda vai ter gastado muito dinheiro.
Eu preciso começar falando sobre tráfego orgânico e tráfego pago, bem por cima, só para que a gente esteja falando a mesma língua.
No tráfego orgânico você publicou o seu vídeo e o Youtube vai recomendar ele para as pessoas. Mas elas decidem clicar ou não no seu vídeo. Quando elas decidem clicar, existe um interesse genuíno no seu vídeo
Já no tráfego pago, você está literalmente dando dinheiro ao Youtube para colocar o seu vídeo alí naquela posição. Então, diferente do tráfego orgânico, nem sempre o seu vídeo seria recomendado para aquele usuário logado.
Dito isso, eu preciso dizer que eu não sou contra você usar tráfego pago para divulgar o seu canal, mas eu não acho que isso vai funcionar para todo mundo. Eu gosto de considerar essa idéia para canais onde você tem um serviço ou produto para oferecer.
Na minha visão, o uso de tráfego pago para ganhar dinheiro tende a funcionar bem melhor do que usar esse tráfego pago para converter em tráfego orgânico.
A ferramenta do Youtube de promover vídeo não é ruim não, quando você usa ela na verdade o Youtube configura uma campanha para o seu vídeo com um tipo de anúncio que mostra a capa do seu vídeo na página inicial do Usuário, como Vídeo sugerido e como resultado de pesquisa.
O melhor é que você só paga se a pessoa clicar no seu vídeo e assistir por alguns segundos. Mas mesmo assim, clicando diretamente nessa ferramenta para promover o seu vídeo você não tem controle de quase nada. Se você usasse o Google Ads para criar a sua campanha você teria muito mais opções para divulgar o seu vídeo para as pessoas certas.
Um erro muito comum que eu vejo é que as pessoas usam um vídeo qualquer do canal para promover. Se você vai colocar o seu dinheiro para promover um vídeo, crie um vídeo específico para essa divulgação. Com uma chamada para ação bem precisa, para ir conhecer o seu canal ou o seu site.
Um vídeo normal do seu canal pode começar com você se apresentando, ou começar com um ritmo mais devagar…. Já que para essa divulgação o seu vídeo vai aparecer para quem não te conhece. O seu vídeo precisa começar muito bem, entregando o conteúdo já de cara ou chamando logo a atenção para o valor dele.
Além disso a capa e o título precisam estar de acordo…. Uma vez eu ví um vídeo sendo divulgado com o título aula 1. Isso mesmo, Aula 1.
A pessoa criou um vídeo não listado e clicou no botão de promover do Youtube, mas deveria ter pensado muito bem em como novas pessoas seriam impactadas por essa campanha e como ela poderia aumentar as chances de converter mais cliques.
Por isso que eu acho que, para quem não vai vender nenhum produto ou serviço, o orgânico do Youtube funciona muito bem.
E eu já vou responder aqui uma pergunta que eu sei que muita gente quer fazer: E essas visualizações e horas assistidas com esse vídeo promovido, contam para os requisitos da monetização?
E a resposta é não! Os inscritos, sim esses contam, mas as horas assistidas não. Você vai ver que o Youtube separa bem a origem de tráfego de conteúdo promovido.
O resumo é: Se você quer promover o seu canal, pense direito em que tipo de benefício você está querendo. Que tipo de conversão você quer. Inscritos? Clientes? Gerar Autoridade?
Com isso em mente, você cria um vídeo muito bem feito e, aí sim, clica no botão promover!