O Youtube na Economia dos criadores em 2023!
Olha o título do post que foi escrito agora em maio de 2023: O YouTube contribuiu com US$ 35 bilhões para a economia dos EUA em 2022
Ano após ano a tal da Creator economy se faz mais presente, que nada mais é do que a grana que é movimentada pela criação de conteúdo.
Mas nesse caso aqui, você reparou bem no título?
O dinheiro gerado pelo Youtube contribuiu com 35 bilhões de dólares para a economia dos estados unidos!
Será que a gente conseguiu enxergar a mesma coisa com esse título? Vamos bater um papo sobre isso!
Já faz algum tempo que o Youtube encomenda esse relatório para conhecer o impacto que esse tem sobre a economia dos Estados Unidos. E veja que o relatório fala apenas do Youtube, nem é a economia de criadores como um todo, contando Instagram, TikTok e Facebook.
Isso mostra a força que o Youtube tem e, apesar de algumas pessoas comentarem sobre o Youtube perdendo espaço para o TikTok, o relatório mostra um aumento expressivo em relação ao ano anterior. O Youtube contribuiu com 25 bilhões em 2021 e foi para os 35 bilhões em 2022.
E no seu caso, o Youtube faz parte do seu negócio? Você consegue converter o seu conteúdo em renda, mesmo que pequena?
Não dá mais para negar que trabalhar com Youtube é considerado emprego. O relatório mostrou que cerca de 390 mil “empregos” em tempo integral, ou seja, 390 mil pessoas que trabalham exclusivamente com Youtube. E isso só nos estados unidos!
Muita gente comenta aqui nos vídeos de que queriam viver do Youtube ou viver da criação de conteúdo, esse relatório vem confirmar que isso é muito possível.
Inclusive o artigo mostra também que houve um aumento de 15% nos canais que conseguem fazer pelo menos 100 mil dólares por ano. Hoje são mais de 55 mil canais somente nos estados unidos.
Eles fizeram uma pesquisa com pequenas empresas que usam o Youtube como ferramenta e 78% deles concordam que o Youtube foi essencial para o crescimento do negócio deles.
Aqui existem diversas formas de usar o Youtube para conseguir crescer o seu negócio e faturar mais. Você pode gerar mais autoridade com o seu conteúdo, pode conseguir mais publicidade viralizando vídeos… O legal é que estamos falando de tráfego orgânico e, no orgânico, o que vale é o engajamento, a conexão que você gera com a sua audiência.
Como você se sente vendo essas informações de como a economia dos criadores e o Youtube conseguem movimentar tanto dinheiro assim?
Isso te dá mais vontade de realmente criar o seu negócio no digital? Ou você enxerga isso como um sonho muito distante de ser alcançado e nem sabe se vale à pena tentar?
Eu sei que quando a gente fala desses números muitoi altos, 100 mil dólares por ano, parece uma coisa muito distante. Só que todos os canais começaram pequenos.
Quando você entra para o programa de parcerias, normalmente ganha muito pouco com propagandas. Se você cria um clube de membros ou um apoia-se, ele começa vazio até chegar uma, talvez duas pessoas. E pode continuar assim por um bom tempo.
A questão aqui não é criar um canal que, com 2 meses já te traz 10 mil dólares por mês. Na verdade o pensamento tem que ser de como ir construindo o seu canal para que, com o passar do tempo, ele consiga crescer a ponto de te trazer essa grana.
O funcionamento do “sucesso” no Youtube é exatamente como uma bola de neve numa ladeira. Eu adoro esse exemplo porque é exatamente isso que eu faço aqui no inverno para contruir bonecos de neve com minha filha.
Mas voltando ao exemplo, você começa com um pouquinho de neve na sua mão, ela se desmancha bem fácil. Para você conseguir empurrar precisa de muito cuidado e persistência, senão precisa começar de novo.
Mas, logo essa bola de neve começa a “ganhar corpo” e a crescer, a neve do chão vai se grudando nessa bola que você está empurrando e vai ficando maior e mais pesada. Ao ponto que, ela vai rolar sozinha na ladeira, sem que você precise empurrar mais.
O ideal é que você faça a mesma coisa com o seu canal do Youtube, publicando vídeos semana após semana até que as visualzações aumentem, os inscritos também e isso vira essa bola de neve que não pára mais.
Eu espero dinceramente que você tenha se emplogado para continuar criando conteúdo aqui no Youtube e que você consiga fazer o seu negócio funcionar nessa economia dos criadores o mais rápido possível!