[PASSO A PASSO] Como fazer Roteiro para Youtube | Como faço meus roteiros!
Vamos falar de como fazer roteiros para os seus vídeos no Youtube de uma forma mais rápida, mais objetiva?
Você sabia que a retenção é uma das métricas mais importantes para os seus vídeos? Segurar as pessoas por mais tempo vai te trazer muito mais resultado e é por isso que o roteiro é tão importante.
Eu sei que hoje muita gente fala de usar o ChatGPT e outras IAs para gerar um roteiro para o seu vídeo, mas antes de partir para esse lado, deixa eu te mostrar uma estrutura de roteiro que funciona mesmo, que me permite ter mais de 50% de retenção nos vídeos, e você vai ver que não é complicado de entender.
Ter um bom roteiro vai te ajudar a não se perder, ajudar a dar sentido à sua história. Seu vídeo vai ter começo meio e fim. Ele vai fazer muito mais sentido.
Inclusive vai te ajudar a planejar a sua gravação! Será que você precisa gravar alguma cena extra? Precisa gravar a tela do seu computador, gravar alguma coisa em um outro local (numa loja por exemplo)?
Tudo isso fica mais claro quando você planeja o seu vídeo (em forma de roteiro). Tem uma publicidade pra fazer? Vai pedir as pessoas para clicarem no link que está na descrição?
Então nessa estrutura de roteiro que eu vou te apresentar aqui vai incluir todos os elementos que um vídeo pode ter, claro que você pode adaptar esse modelo ao seu estilo de conteúdo. Acrescentando ou retirando elementos:
Início do vídeo
A parte mais importante do seu vídeo! Cada pessoa que você perder aqui é um desastre.
Imagine que você tem, no máximo, uns 10 a 15 segundos de tolerância antes das pessoas saírem do seu vídeo.
Esse tempo você deve usar para convencer as pessoas de assistirem o seu vídeo. Quando eu digo convencer, na verdade é que você deve prender a atenção do público.
Alguns canais, como o meu, onde o criador grava falando para a câmera, normalmente é aqui que a gente reforça a promessa que a capa e o título fizeram. Lembra o que eu falei aqui?
Outros tipos de canais, como: canais de experiência, de viagem, de culinária, acabam usando esse espaço pra mostrar a parte mais interessante do vídeo, mostrar o prato pronto e etc.
Mas que você vá falar ou não na sua introdução, esse planejamento do que vai acontecer vai ser escrito aqui no seu roteiro.
Apresentação
Se você quiser, pode se apresentar aqui. Tem gente que gosta de colocar uma vinheta nos vídeos.
Esse espaço é para isso, aproveite para criar uma apresentação que vai se repetir em todos os vídeo. É uma boa forma de criar/fixar a sua identidade.
Se você reparar, todos os criadores têm uma forma de iniciar o vídeo, acaba virando um bordão. Mas isso vem com o tempo.
Na minha visão dessa parte aqui do vídeo, ela precisa ser curta o suficiente para não atrapalhar a experiência de assistir o vídeo.
Lembre que a sua audiência mais fiel vai assistir isso em todo santo vídeo. Então deixe legal, mas deixe curta.
Conteúdo propriamente dito
Aqui vem a parte do conteúdo propriamente dita. O seu vídeo prometeu alguma coisa e é aqui que você vai entregar essa promessa.
Quando chegar nessa parte do roteiro ou do vídeo, entregue o conteúdo da melhor forma que você puder.
O roteiro vai te ajudar a manter a linha de raciocínio, de não fugir do tema ou esquecer de falar algo super importante. Na hora que a gente está gravando, é muito fácil desviar do assunto.
Se você vai precisar gravar a tela ou gravar cenas específicas, é aqui que você vai escrever o necessário.
Aí, tanto na hora de gravar quanto na hora de editar, isso vai ser lembrado.
CTA
Lembre que todos os seus vídeos precisam ter um CTA, uma chamada para ação. As mais comuns são pedir um like, pedir uma inscrição, pedir para as pessoas conhecerem o seu clube de membros e etc.
Se, por acaso o seu vídeo tenha um patrocínio ou um link de afiliado e você acha mais interessante fazer a chamada durante o conteúdo do vídeo, não tem problema.
Mas evite fazer mil chamadas para ação por vídeo. Quanto mais coisas você pedir para as pessoas fazerem, menos chance delas fazerem.
Conclusão com link para outro vídeo
Na conclusão do vídeo, lembre de fazer um link para um outro vídeo seu, usando a tela final.
Escrever aqui no seu roteiro qual é o vídeo escolhido para estar na tela final, vai te permitir falar para as pessoas porque elas devem clicar no vídeo.
Tipo assim: Se você gostou desse vídeo sobre roteiro, vai gostar do vídeo que eu falo sobre edição de vídeo e keyframe.
Lembre dos 20 segundos da tela final! É o tempo que você tem para fazer esse link e o ideal é que a tela final apareça antes de você “terminar o vídeo”.
Evite dizer então foi isso pessoal, ao falar esse tipo de frase, as pessoas vão abandonar seu vídeo na hora.
A diferença entre um vídeo que tem muita ou pouca retenção tem a ver com saber contar uma boa história. Um roteiro bem preparado vai deixar essa tarefa muito mais fácil, acredite.
Aproveite e dê uma olhada aqui no vídeo sobre edição de vídeo e keyframe para que, depois de fazer um bom roteiro, você faça uma boa edição!