Como começar no Youtube em 2022
Todo ano muitos canais são criados aqui na plataforma e, com certeza, começar um canal no Youtube em 2022 não é exatamente a mesma coisa de ter começado esse canal lá atras.
É claro que muitas estratégias continuam valendo, mas agora com formatos novos e ajustes nas diretrizes da comunidade, é melhor prestar atenção e planejar corretamente o seu canal.
Por isso eu separei aqui 4 ítens para você refletir quando estiver pensando no seu canal. E isso vale para quem estiver criando o canal agora ou para quem está tendo dificuldades para crescer um canal que já existe.
Nicho
É bom sempre começar com: Por quê o seu canal existe? Você está falando para quem?
O youtube tem um algoritmo que entrega os vídeos para os usuários baseados em suas preferências e histórico de navegação.
Então, ser um canal que atrai pessoas com um interesse em comum vai facilitar muito essa tarefa.
Você até consegue crescer um canal que fala de muita coisa, só que isso vai te exigir muito mais esforço. Um canal específico atrai com muito mais facilidade, um público mais engajado e disposto a consumir esse tipo de conteúdo.
Pense assim, se você gosta de carros esportivos e encontrar um canal que fale somente de carros esportivos, você provavelmente vai maratonar esse canal.
Diferente de um canal de viagens que, até tem dois vídeos falando de carros esportivos, mas é cheio de vídeos de outros assuntos. A chance de se inscrever e acompanhar o segundo canal seria menor. Concorda?
Formatos
Hoje o Youtube não é só uma plataforma de videos ou “vídeos normais”. Ano passado os Shorts chegaram, as lives vem ganhando força desde o início da pandemia e o Youtube reduziu os requisitos necessários para liberar a aba comunidade.
Ou seja, qualquer canal com 500 inscritos pode produzir 4 formatos de conteúdo diferentes: Vídeos, Shorts, Lives e Posts.
Isso claramente pode te ajudar ou te atrapalhar na sua cainhada pelo crescimento aqui no youtube. Saber como e quando utilizar cada um dos formatos é uma vantagem competitiva muito grande em relação aos outros canais.
Pense direito em quais formatos de conteúdo você gostaria de produzir e aprenda mais sobre eles.
As lives vão te conectar com a sua audiência e vão aumentar o número de horas assistidas do seu canal.
Já os Shorts têm um poder de viralizar muito alto. Você pode chamar a atenção de um público que provavelmente não conseguiria com os vídeos normais.
A minha dica para você é, consuma o formato de conteúdo que você pretende produzir. Quando você começa a assisti Shorts, fica mais fácil identificar se o seu Short está legal ou não.
O mesmo vale para lives, assistir lives vai te fazer entender o que é legal em uma live e o que não é. A pessoa fica muito calada, a live é monótona. Ou o oposto, a música está muito alta e o chat é mais tóxico.
Considere todos os formatos no seu planejamento e depois decida quais se encaixam melhor no seu conteúdo e personalidade.
Se destacar
A competição pela audiência é muito grande. Não só dentro do Youtube, mas o TikTok, Instagram, a Twitch, Netflix, Disney e muitos outros estão de olho nesses usuários.
Por isso, além de falar sobre algo específico, o seu canal deveria se destacar na multidão. Eu não digo para você forçar alguma coisa não natural.
Na verdade é o contrário, deixar a sua personalidade transparecer no vídeo. Mesmo que o seu canal seja um canal dark, um canal no qual você não aparece, mas a sua forma de escrever o roteiro ou de narrar pode fazer toda a diferença.
É aquele a detalhe, aquele “je ne sais quoi”, que vai deixar o público que curtiu o seu conteúdo mais fã ainda do seu trabalho. O que outro canal do youtube muito dificilmente vai entregar.
Pra citar meu caro Marcos Lemos do Ferramentas Blog: Diferente é melhor do que melhor!
Ser descoberto
É aqui que muito canal não sai do lugar. As vezes aplicam a estratégia errado, outras vezes não possuem um planejamento de conteúdo.
A maior força do Youtube, em relação à todas as outras plataformas é que ele é uma plataforma de buscas formidável. E, com isso, você pode usar essa origem de tráfego para ser descoberto.
E como fazer isso? Simples, respondendo perguntas específicas. Se, no seu planejamento de conteúdo, você pensar em termos que a sua audiência possivelmente vem buscar no youtube, você está se colocando em uma vitrine para receber visitas.
Sim, parece simples mas eu sei que não é bem assim. O nome dessa estratégia é SEO e eu já tenho alguns vídeos detalhando mais sobre isso, eu vou deixar aqui na descrição e na tela final.
O mais importante é que você consiga pensar na sua audiência e no que elas estariam buscando. Não adianta eu fazer um vídeo para ranquear bem para umm pergunta que a minha audiência não se importa.
Como tudo na vida, entender a sua audiência e conseguir achar essas perguntas que eles buscam no youtube pode levar tempo e a a prática leva à perfeição.
Planeje bem o seu canal e o seu conteúdo. Se você entregar vídeos e lives de qualidade, é certo que a sua audiência vai aparecer e crescer. Agora, se além de entregar um conteúdo de qualidade, você aplicar as estratégias certas, esse crescimento pode ser muito mais rápido!