Você aceitaria parceria com Blaze?
Você por acaso está por dentro dessa polêmica da Blaze e a parceria que ela fez com Youtubers?
Se você é um creator aqui no Youtube, você pode aprender muita coisa com esse caso, mesmo que você nunca tenha feito parceria no seu canal.
Vamos conversar bastante aqui sobre monetização do seu conteúdo no Youtube, hoje você vai entender mais sobre as estratégias usadas pelos Youtubers para conseguir mais renda com o conteúdo que eles já produzem.
Ainda tem muitos creators aqui no youtube que acham que ganhar dinheiro com o canal é entrar para o programa de parcerias do Youtube. Mas você percebeu quantos Youtubers estão envolvidos com esse patrocínio da Blaze ou de outras casas de aposta? O que é que isso indica?
Que mesmo grandes Youtubers que, em teoria ganham já muito dinheiro com o Adsense do canal, estão buscando parcerias para aumentar os ganhos.
Mas eu não estou dizendo que eles estão errados ou são gananciosos…. Deixa eu explicar melhor como a gente calcula isso….
Para a grande maioria dos canais aqui no Youtube, quanto mais o canal cresce e mais dinheiro do Adsense esse canal ganha, mais “investimento” no canal o criador faz. Esse investimento pode ser mais tempo editando os vídeos, vídeos maiores, maior frequência, melhores capas….
Ou esse creator coloca mais do seu tempo no canal, tentando melhorar em cada uma das habilidades necessárias para se criar ótimos vídeos, ou ele acaba se juntando com profissionais especialistas para ajudar em determinadas etapas: um editor de vídeo, um thumbmaker, um roteirista.
De todo jeito, o valor para produzir cada vídeo do canal vai ficando mais alto e o valor ganho pelo Adsense do Youtube, na grande maioria das vezes, não cobre mais esse gasto.
Quando você começou, o valor do Adsense até era bom… Mas ele flutua muito durante o ano e com você investindo mais tempo ou contratando outros profissionais, esse ganho do youtube vai ficando cada vez menos lucrativo.
Por isso que eu e todos os estrategistas de Youtube que você encontrar vão dizer que viver de Adsense não é futuro para ninguém. À longo prazo, não vale à pena.
Mesmo um canal grande como Ei Nerd, Felipe Neto, não se pagam somente com o Adsense. Esses canais têm roteiristas, editores, thumbmaker, setor de marketing, jurídico e muito mais….
Então você pode ouvir valores absurdos como… ah, o canal de fulano faz 60 mil dólares por mês de Adsense. Mas esse valor vai ser dividido com toda a empresa, com todos os funcionários.
Daí é que as parcerias podem ser uma ótima escolha para aumentar a renda do canal com o conteúdo que você já tem. Você não vai precisar aumentar a frequência ou contratar um novo editor para inserir a parceria no seu vídeo. Entendeu o porquê elas são tão legais?
É uma ótima forma de você rentabilizar a audiência, o alcance que você já tem hoje.
Aí a gente volta ao caso da Blaze, o porquê dos grandes Youtubers terem aceito essa parceria duvidosa… A Blaze paga muito bem e por uma parceria de longo prazo. Tem canal que assinou contrato por 1 ano inteiro ganhando um valor fixo por mês.
Claro que eu acho que os creators deveriam checar as empresas antes de aceitar o contrato, mas eu entendo o porque tanta gente aceitou.
Quando as parcerias chegarem para você ou quando você for atras das empresas, pesquise antes minimamente. Não ofereça publicidade para algo que você não acredita ou para algum produto que é claramente ruim para a sua audiência. Esse caso da Blaze vai servir de alerta para você fazer o seu dever de casa antes de assinar um contrato.
Não ache que o objetivo financeiro do seu canal é entrar para o Programa de parcerias do youtube. Essa é uma etapa super importante, mas é só o início, é apenas uma das fontes de renda que o seu canal vai ter no futuro.
Capriche no planejamento das estratégias financeiras do seu canal para que ele seja o mais rentável possível em cada estágio, sendo pequeno ou grande!