[NOVIDADE] Atualização do Programa de Parcerias do Youtube em 2023 | Novidade na Monetização
Essa atualização do Youtube estava sendo esperada por muitos e, garanto, que se você ainda não monetizou o seu canal vai achar muito boa também!
A partir de hoje criadores de alguns países vão poder entrar para o programa de parcerias do Youtube com menos requisitos, o Youtube finalmente liberou uma forma de começar a monetizar o canal com menos requisitos.
Claro que você não vai ter acesso à tudo que um canal que está hoje no programa de parcerias tem, mas ja vai poder monetizar com algumas ferramentas enquanto espera os requisitos.
Vem comigo que eu vou deixar tudo muito bem explicado para você não ter nenhuma dúvida!
1. Que novidade é essa?
O Youtube está implementando um novo nível de monetização no programa de parcerias, em inglês o nome ficou “Fan Funding”. A tradução seria financiamento por fãs ou algo do tipo.
Significa que os canais que entrarem para esse novo nível de monetização vão poder habilitar o clube de membros, super chat, super sticker e valeu demais no canal. Além disso vão poder promover produtos próprios através do Youtube Shopping.
A maior diferença mesmo é que nesse nível os canais não vão ter acesso ao compartilhamento de receitas por anúncios ou pelo Youtube Premium.
Dependendo de como você esteja produzindo o seu conteúdo e de quanto engajamento você tenha com a sua audiência, isso pode ser bem legal. Você já vai começar a acumular ganhos lá no Youtube Adsense, somando para os 100$ mínimos de saque.
Esse novo nível entra em vigo a partir do dia 13 de junho de 2023 e está liberado para: Estados unidos, Reino Unido, Canadá, Taiwan e Coreia do Sul. Mas o Youtube já falou que o plano é de colocar esse novo nível em todos os países onde o programa de parcerias funciona hoje. É só uma questão de tempo.
2. Quais os requisitos para esse novo nível?
O mais legal desse novo nível é que os canais vão começar por ele, já que os requisitos são bem mais fáceis de atingir.
- Você vai precisar de 500 inscritos no seu canal
- 3 uploads públicos no seu canal nos últimos 90 dias
- Nenhuma infração ativa (strike) das diretrizes da comunidade
- e um desses dois requisitos:
- 3000 horas de exibição pública no últimos 365 dias OU
- 3 milhões de visualizações públicas nos Shorts nos últimos 90 dias.
Eu sei que ficou meio estranho, do Youtube ter colocado dessa forma, ele poderia ter simplesmente cortados os requisitos atuais pela metado ou dividido por 3. Faria mais sentido.
Mas a equipe do programa de parcerias deve ter suas razões de ter deixado dessa forma. O importante é que você consiga entrar por um dos doi caminhos: Shorts ou vídeos e lives.
Ao atingir os requisitos vai funcionar como hoje, você vai ter um botão para solicitar a inscrição no programa de parcerias e vai assinar os termos (contratos) referentes ao clube de membros, superchats, valeu demais e Youtube Shopping.
3. E para ter acesso à receita das propagandas?
Se você conseguiu entrar para esse novo nível do programa de parcerias, não vai precisar entrar novamente quando atingir os requisitos atuais:
1000 inscritos 4000 horas ou 10 milhões de visualizações nos Shorts.
Vai aparecer para você, na aba ganhos do seu canal, a opção para assinar os novos termos referents ao compartilhamento de receitas com propagandas e com Youtube premium. Mas não vai precisar se inscrever novamente. Toda essa parte da análise do canal, link com a conta do Adsense, tudo isso já foi feito.
Esse novo nível vai ser realmente a nova porta de entrada, eu acredito que todo mundo vai aplicar para o programa de parcerias assim que atingir esses novos requisitos. Afinal de contas, são bem mais baixos né?
4. Se prepare
Eu sei que ainda não está disponível no Brasil, mas o plano é que chegue em breve. Então foque em atingir esses novos objetivos para que, assim que liberarem por aqui, você já possa participar!
Além disso, você pode começar a planejar o que vai fazer quando o seu canal conseguir ativar o clube de membros e superchat, valeu demais…
Alguns criadores usam o clube de membros como um serviço mesmo, oferecendo benefícios diretamente para a audiência.
Outros criadores vão mais no sentido de deixar os membros mais próximos dele, sem necessariamente oferecer um serviço. Normalmente os benefícios acabam sebndo mais organicos, voltados para o contato, criação de comunidade e etc.
Se você ainda não refletiu a respeito, veja esse vídeo aqui que eu falo sobre o clube de membros e te dou idéias de como escolher benefícios para o seu.
Eu estou torcendo para que isso chegue logo no Brasil e desejo muito sucesso para você!