O que é CPM e RPM no Youtube? Entenda a diferença de uma vez!
Ao entrar para o programa de parcerias do Youtube, você passa a ter acesso às métricas de receita do seu canal.
Provavelmente você já ouviu muito falar sobre CPM e RPM, mas nem sempre ficou muito clara a diferença entre essas duas métricas.
O que é CPM?
O CPM ou custo por mil, é o valor que os anunciantes pagam por 1000 exibições dos anúncios no seu canal.
Essa é uma métrica focada nos anunciantes e esse valor ainda não tem o desconto do Youtube (45%). Além disso, o cálculo do CPM leva em consideração somente a receita de anúncios e d Youtube Premium.
O cálculo dessa métrica leva somente em consideração somente as visualizações que exibiram anúncios. E é por isso que na grande maioria dos casos, o CPM dos canais é maior do que o RPM.
Dentro do Youtube studio você vai encontrar um outro CPM, chamado CPM baseado em exibição. A diferença entre os dois é que o CPM se calcula usando o número de impressões de anúncios enquanto o CPM baseado em exibição é calculado usando as visualizações do seu vídeo que exibiram anúncios.
Não quero entrar muito em detalhes matemáticos, para não atrapalhar muito. Mas essa diferença existe porque tem vídeos que exibem mais de um anúncio e isso faz com que o CPM baseado em exibição seja um pouco mais alto.
O CPM é um leilão do espaço publicitário do seu vídeo e esse leilão leva em consideração a sua audiência. São as empresas anunciantes que decidem quanto elas estao dispostas a pagar por essa exibição do anúncio no seu canal.
Normalmente, quanto mais o seu público tiver poder de compra, mais interessante para os anunciantes vai ser o seu canal. Por isso que canais de review de produtos tecnológicos (principalmente os de ponta), ou canais de finançca tendem a ter um CPM muito alto.
Além disso, a época do ano faz aumentar ou diminuir o CPM dos canais, já que a quantidade de anunciantes aumenta ou diminui na plataforma. Como é um leilão, quanto mais anunciantes disputando, mais caro o Youtube consegue “vender” essa exibição de anúncios.
O que é RPM?
O RPM é a receita por mil, significa o quanto de receita o seu canal é capaz de gerar por cada 1000 visualizações. Mas nesse caso aqui, todas as visualizações do seu canal contam, exibindo anúncios ou não.
Essa é uma métrica focada no criador de conteúdo, já que ela inclui: receita de anúncios, Youtube Premium, Superchat, Superstickers, Valeu demais e Membros do canal.
E o RPM é calculado depos do Youtube retirar a sua parte, ou seja, é relamente toda receita que o seu canal fez no período, dividido pelas visualizações.
O RPM flutua muito mais do que o CPM porque ele é influenciado por todas as formas de receita do seu canal. A quantidade de Superchats ou memebros no seu canal vai influenciar o RPM por exemplo, mas não o CPM.
Para canais que não fazem lives e não tem membros no canal, o RPM é sempre menor do que o CPM porque ele dilui o valor do CPM por todas as visualizações do canal (não somente as visualizações monetizadas). Além disso o RPM já leva em consideração o desconto do Youtube. Então é normal que ele seja menor.
Aumentar o CPM de um canal é mais difícil, já que você não tem muito contrôle sobre os parâmetros que influenciam essa métrica. Mas aumentar o RPM é mais fácil, ao aumentar o número de Superchats, membros no canal e valeu demais, a receita do seu canal aumenta e, consequentemente o RPM também!
Agora me diz aqui: Sera que eu consegui explicar CPM e RPM de uma forma clara? Você entendeu como essas métricas funcionam agora?