O que é CTR (Taxa de cliques de impressões) no Youtube?
Se você está aqui no Youtube a algum tempo já ouviu falar em Taxa de cliques ou CTR! Mas será que você sabe mesmo o que significa essa métrica e como interpretar corretamente?
O que é Taxa de cliques?
A taxa de cliques é o quanto as pessoas estão clicando no seu vídeo. Ela é calculada em relação as impressões do seu vídeo. Lembrando que uma impressão é quando a sua capa do vídeo aparece para uma pessoa dentro do Youtube por mais de 1 segundo. Então, se a sua taxa de cliques é de 5% significa que para cada 100 vezes que a sua capa foi mostrada no Youtube, 5 pessoas de fato clicaram.
Está ficando claro o poder dessa métrica?
Taxa de cliques do canal e taxa de cliques dos vídeos
A taxa de cliques é exibida em vários locais dentro do Youtube Studio e isso pode levar você a olhar a taxa errada. Nas estatísticas gerais do canal, existe uma taxa de cliques média do canal. Mas essa taxa não serve de muita coisa. Ela vai te mostrar que, em média, a sua taxa de cliques subiu ou desceu. Só que ela mistura todos os vídeos e todas as origens de tráfego ali.
O ideal é você olhar a taxa de cliques de cada um dos vídeos. Aí sim, você vai conseguir saber quais vídeos estão indo bem ou não. Então, no Youtube Studio, você vai em conteúdo e escolhe um vídeo para analisar. Mas mesmo essa taxa de cliques do seu vídeo, ainda não é a taxa de cliques correta para olhar. Ela te mostra a média de todas as origens de tráfego.
A gente vai precisar olhar mais detalhadamente!
A taxa de cliques por origem de tráfego
Ao clicar em ver mais, você vai ver as informações divididas por origem de tráfego. Pra quem não sabe, origem de tráfego é onde o seu público encontrou o seu vídeo: Página inicial do Youtube, aba de inscrição, Whatsapp e etc. Você vai reparar que nem todas as origens de tráfego geram impressões. E como elas não geram impressões, também não é possível calcular a taxa de cliques.
Porquê é importante ver essa taxa de cliques detalhada?
Porque se você fez um vídeo para ser pesquisado, fez um bom SEO, e a taxa de cliques na pesquisa estiver boa, você não tem com o que se preocupar. Normalmente quando você fizer os seus vídeos, o ideal é que você saiba onde você quer que o seu vídeo performe bem: Pesquisas, recursos de navegação, vídeos sugeridos.
Se a taxa de cliques estiver ruim?
Se você identificou que o seu vídeo tem uma taxa de cliques ruim na origem de tráfego que você gostaria de performar bem, eu aconselho você a fazer uma mudança na capa e talvez no título.
Espere pelo menos 1 semana antes de fazer essa mudança, à não ser que a sua taxa de cliques esteja muito baixa. Mas não precisa mudar a capa e título todo dia. É preciso tempo para que você perceba a mudança.
Não existe um valor ideal ou adequado para a taxa de cliques. Cada canal, cada nicho, é diferente. Aqui para mim, mais do que 5 ou 6% de taxa já é bem legal, mas tem membros lá da Di Fora Academy que tem taxas de 17% em média.
Eu aconselho você a estudar mais as informações que o Youtube Studio te mostra. Isso vai te fazer entender mais como o seu público reage aos seu conteúdo!