Como gravar mais vídeos para Youtube mais rápido | Grave mais vídeos em menos tempo!
Quer saber como muitos canais conseguem manter uma frequência absurda? Criar mais vídeos. em menos tempo e você sabe que produzir muitos vídeos é cansativo. Criar conteúdo não é tão simples quanto parece.
Só quem cria o conteúdo sabe que, para ter um vídeo de 10 minutos, foram necessárias várias horas de trabalho.
Mas como é que alguns canais conseguem aumentar a frequência e postar tanto? E o Burnout?
Eu vou te mostrar aqui exemplos reais de canais que conseguem produzir conteúdo em quantidade e muito rápido. São exemplos de canais com tamanhos muito diferentes.
Mas eu já quero deixar claro aqui que eu não estou te incentivando a aumentar a frequência do seu conteúdo não, viu? Postar com uma frequência muito alta pode afetar mesmo o seu psicológico e te deixar mais perto de uma crise de burnout, ansiedade…
Bom, eu vou te explicar direito o meu ponto e te mostrar como esses canais fazem, mas se você não me conhece: Oi eu sou o Di e esse aqui é o canal Di Fora!
Se você quer produzir mais conteúdo ou simplesmente quer gastar menos tempo produzindo o seu conteúdo, existem algumas maneiras de você otimizar o seu processo de criação de conteúdo ou de repensar o seu conteúdo para que ele se ajuste à essa sua nova realidade.
Eu vou te mostrar agora 3 formas de fazer isso:
1a Setup otimizado
Muitas vezes você perde tempo com a gravação e edição dos seus vídeos com tarefas que você nem sempre precisa. Você já pensou em otimizar o seu setup, o seu processo de criação?
Quando eu comecei a gravar vídeos, todas as vezes que eu ia fazer uma gravação eu precisava montar dois softboxes, posicionar, checar se a bateria da câmera estava carregada, verificar o espaço no cartão de memória!
Pode parecer algo simples, mas multiplique isso por 1 ou duas vezes na semana e você vai ver quanto faz falta esses 30 minutos para montar tudo e depois desmontar.
Várias vezes eu até queria gravar o vídeo ou “precisava gravar”, mas como não estava tudo pronto, u acabar não fazendo. Sei que parece desculpa, mas garanto que muita gente vai se identificar com essa “falta de ânimo” para arrumar tudo e começar a gravação.
Por isso que eu passei muito tempo otimizando o meu setup. Pesquisando como deixar a minha câmera ligada na energia o tempo todo. Capturar o meu vídeo diretamente no computador para evitar ficar com o cartão de memória copiando para lá e para cá.
Demorou um certo tempo, mas hoje o meu setup está otimizado à ponto de precisar de apenas alguns segundos para que eu esteja gravando. Além de me possibilitar fazer lives com uma ótima qualidade de imagem, tão boa quando a qualidade dos meus vídeos.
Otimizar o setup não resolve todos os problemas, mas facilita muito o seu processo.
2a Adaptar o conteúdo
Nem sempre otimizar o setup é o suficiente, dependendo do conteúdo, esse processo de criação ainda pode ser bem longo.
Alguns canais conseguiram se adaptar e trazer um conteúdo que é “mais fácil de se fazer” só que ainda assim é um conteúdo que a audiência desses canais adora. Eu vou dar dois exemplos de canais de jogos aqui.
Normalmente os canais de jogos tem vídeos com gameplays, ou falando sobre um jogo com um roteiro bem escrito. A edição também normalmente é mais complexa, com muitos b-rolls e momentos do jogo. Para conseguir falar sobre o jogo, o criador passou horas, as vezes, dias jogando.
Mas existe um estilo de vídeo que alguns criadores conseguiram fazer funcionar e que é mais tranquilo de produzir: Notícias e informações da internet.
Um exemplo disso é Davy Jones, com vídeos onde ele traz informações sobre o mundo dos jogos. Atrasos das produtoras, compras de empresas, polêmica desse universo gamer. O estilo de vídeo é bem interessante para a audiência do Davy e ele não precisa de um roteiro super elaborado para fazer.
Claro, ele precisa escolher quais notícias ele vai trazer, mas ele grava rapidamente no seu setup otimizado e de uma forma bem mais tranquila do que seus vídeos de análise.
Outro exemplo é o João PSX, desculpa galera eu sou da galera do Playstation! Ele sempre traz notícias sobre o mundo do Playstation e um dos formatos de vídeo que ele traz é informar sobre as promoções que estão ocorrendo no momento.
Ele olha os jogos e traz o que ele acha que é mais interessante. Inclusive ele adiciona algumas informações interessantes como se o preço do jogo, nessa promoção atual é realmente o mais baixo ou se esse jogo já esteve mais barato antes.
Ele captura o seu vídeo com o OBS, gravando a tela e câmera ao mesmo tempo, no seu setup otimizado também.
Claro que eu falei aqui de canais de games, mas você pode adaptar isso para o seu nicho, passar a ser o canal que traz esse tipo de vídeo onde a informação é o principal. Sem precisar de edições cheias de recurso para isso.
Eu consigo ver esse tipo de conteúdo em praticamente todo nicho, nem que seja em forma de react.
3a Contratar ajuda
Essa também é outra forma de conseguir produzir mais, contratando profissionais para te ajudar. Todo mundo tem o seu calcanhar de Aquiles.
Alguns acham complicado escrever roteiros, outros têm problemas com a edição ou a criação das capas.
Encontrar pessoas que fazem essas tarefas mais rápido e melhor do que você vai te adiantar muito, muito mesmo.
A possibilidade de conseguir trabalhar com um editor top como Pablo, é que além de me liberar tempo para fazer outras coisas como adiantar meus roteiros ou conseguir atender mais criadores com consultorias e análises de canal, é que ele ainda vai me entregar uma edição que eu simplesmente não seria capaz de fazer!
Claro que isso aqui não é para todo mundo, afinal de contas contratar tem um custo e nem todo mundo chegou nesse momento, por isso deixei por último. Mas se você tem condições e está pensando se vale à pena, eu já te digo logo que vale sim e muito!
Eu não acho que aumentar a frequência é a solução para crescer o seu canal, mas eu acredito que otimizar o seu tempo pode te ajudar bastante à não ficar numa batalha constante para saber se essa semana você consegue postar ou vai atrasar.