Como fazer SEO para YouTube em 2021: Aula Completa
Essa semana eu trouxe um vídeo lá no canal do YouTube sobre como fazer o SEO (search engine optimization) para YouTube.
Caso você não saiba do que se trata, o SEO nada mais é do que você escrever o título, descrição e tags dos seus vídeos de forma que a ferramenta de busca do YouTube/Google possa encontrar os seus vídeos mais facilmente.
O vídeo é bastante completo e eu mostro como utilizar uma ferramenta gratuita, o TubeBuddy. Com ela eu consigo buscar palavras-chave que tem um bom score para utilizar, quer dizer, palavras-chave que tem uma boa quantidade de procura mas que não tem tanta competição (muitos vídeos com esta mesma palavra-chave). Isso te dá uma vantagem muito grande em relação às pessoas que não utilizam ferramentas desse tipo.
Outro assunto que eu abordo no vídeo é sobre como você deve pensar os seus vídeos para as buscas, antes mesmo de gravá-los. Com isso você terá um resultado muito melhor do que tentar otimizar um vídeo depois que ele foi gravado.
Se o seu objetivo é crescer no YouTube, essa é a sua melhor chance. Utilizando as tecnicas de SEO você otimiza as chances dos seus vídeos serem descoberdo à partir da página de resultados das buscas do YouTube e Google.
Fazendo aqui um resumo do vídeo, você deve:
- Auscar uma palavra-chave bem específica com um score acima de 60 utilizando o TubeBuddy.
- Achar palavras-chave complementares à sua palavra-chave principal (ainda utilizando o TubeBuddy). Isso aqui vai te ajudar a contruir o seu roteiro/descrição do vídeo.
- Ter certeza de utilizar a sua palavra-chave principal no seu vídeo.
- Pensar num título que contenha a sua palavra-chave principal no início, mas escrito de uma forma interessante para seu público (não vale colocar aqui somente palavras-chave soltas).
- Escrever uma descricão com pelos menos dois ou três parágrafos. Utilizar as suas palavras-chaves no início (200 caracteres) da sua descrição.
- Colocar as suas palavras-chaves no campo tags, começãndo pela sua palavra-chave principal.
Lembrando aqui que para as buscas do YouTube, a ordem de importância é: título, descrição e tags.
Quando temos um canal pequeno, fica mais difícil do YouTube recomendar os nossos vídeos para uma grande quantidade de pessoas. Isso até acontece, mas é sempre uma excessão à regra.
Com um canal maior, nós até podemos fazer menos vídeos baseados nas buscas. Perguntar para a sua audiência temas relevantes e vídeos para te trazer mais para perto do seu público. Mas no caso que querer crescer um canal pequeno, é muito claro sem otimizar seus vídeos para as buscas essa tarefa será muito mais difícil.