Não seja só mais um canal genérico!
A cada minuto que um relógio contar, mais de 500 horas de vídeos são subidos no Youtube. Esse número não fui eu quem inventou não, está lá no relatório da Oxford Economics.
É muita gente criando conteúdo para o Youtube e tentando crescer os seus canais, só que apenas 1% desses vídeos no Youtube são responsáveis por 93% do tráfego.
Falando assim parece que é muito difícil fazer o seu canal crescer, né?
Só que a maioria desses vídeos sendo colocados no Youtube são de baixo valor para a audiência. Veja que eu não estou falando aqui de baixa qualidade, como a imagem ou som ruins.
É claro que tem sim muitos vídeos ruins nesse sentido mais técnico. Só que ainda assim existem muitos vídeos com uma qualidade técnica absurda, só que ainda assim são simplesmente mais do mesmo.
Sabe quando um canal é tão genérico que assistir ao vídeo desse canal ou de qualquer outro do mesmo tema, mesmo nicho, seria basicamente a mesma coisa?
Hoje em dia então, com toda essa história de criação de conteúdo com IA, os canais genéricos se multiplicaram de uma forma exponencial.
É exatamente por isso que, mesmo parecendo tão difícil crescer no Youtube, tem muitos canais que conseguem. Esses canais não são mais do mesmo, não são genéricos.
O Youtube acaba tendo uma base grande com canais que conseguem pouquíssimo resultado. Outros canais que conseguem algum resultado, mesmo não tendo milhões de inscritos, mas que já é possível trabalhar exclusivamente no digital.
E tem aquele topo com os canais gigantes e com os Youtubers milionários.
Você precisa criar o seu conteúdo de forma a se destacar dessa base de canais genéricos e sem propósito. Eu nem estou entrando na questão de crescer um canal rápido e viralizar vídeos. Eu estou falando sobre criar uma comunidade, de ter espectadores que se interessam pelo seu conteúdo.
Será que você consegue me responder essas 3 perguntas?
- Por que você criou o seu canal? Qual a sua motivação?
- Sobre o que você fala no seu canal?
- Para quem você fala? Quem seria o público para esse conteúdo?
Quanto mais genéricas forem as respostas, mais genérico é o seu canal entendeu?
Se no seu canal você gosta de falar sobre a sua rotina, edição de vídeo e jogos antigos, como é que as pessoas vão se identificar com o seu conteúdo?
Os vídeos de rotina vão atrair um determinado público, mas nem sempre esse público vai assistir os vídeos de jogos antigos.
A escolha dos temas para os seus vídeo é muito importante. O tema errado pode fazer o seu vídeo ficar com aquele lindo 10/10 lá no Youtube Studio.
Eu sei que é complicado fazer essa análise do canal sozinho (sozinha), aqui eu recebo muitos comentários das pessoas falando do conteúdo delas e é muito difícil elas identificarem os problemas.
Eu faço um vídeo falando da importância do título nos Shorts e recebo um comentário assim:
“Diego, no meu caso meus títulos são bons, mas mesmo assim não tenho visualizações. Eu não entendo o Youtube”
Só que, quando eu clico no canal para ver, os Shorts desse canal são de gatos passeando no quintal de casa com um título mais ou menos assim: Passeio da tarde.
Então, falando muito sinceramente, você precisa aumentar essa auto crítica. Precisa analisar melhor o seu conteúdo e as métricas lá no Youtube Studio para entender o que funciona melhor.
Não é porque você postou um vídeo que as pessoas vão simplesmente assistir. Eu sei que muita gente fala que é o Youtube que não entrega vídeos dos canais pequenos e está tudo bem pensar assim, só que isso não vai te ajudar em nada.
Quando você já sabe que a cada minuto mais de 500 horas de vídeo são subidas no Youtube, eu espero que tenha ficado claro que a concorrência é bem alta.
A sua batalha tem que ser de como chamar atenção das pessoas no Youtube e não de como o Youtube deveria mudar o seu sistema de entrega de vídeos para favorecer o seu canal!