NÃO faça canais assim! O problema não é ser canal DARK, é ser desse jeito aqui!
Tudo provavelmente começou com Peter , quando ele lançou o treinamento Youtube Sem Aparecer!
Hoje eu vejo um monte de criadores que estão tentando criar um canal rentável aqui no Youtube, mas ainda não entenderam o porque alguns canais fazem tanto sucesso e outros simplesmente não conseguem sair do lugar.
E aqui eu não estou falando de canais backstage ou dark, como o pessoal chama. Mesmo canais onde o criador aparece cometem esse erro.
Deixa eu explicar direito o meu ponto.
Você tem contade de trabalhar com a criação de conteúdo aqui no Youtube, o programa de parcerias do Youtube e a possibilidade de ganhar dinheiro com marketing de afiliados chamou a sua atenção.
Mas, com essa vontade de fazer o canal dar certo o mais rápido possível, você pula a etapa mais importante que é de planejar o seu canal, pensar no publico alvo.
Você escolhe o tipo de canal que vai fazer baseado em informações que são muito tendenciosas. Tipo, você olha no social blade o canal de React de um Youtuber ou streammer que voc6e adora e vê que ele faz 50k reais por mês. Aí você pensa em criar um canal parecido, se está funcionandfo para ele, pode funcionar para você também.
Ou pior ainda, você cria um canal quase automático, que acaba repetindo os mesmos conteúdos que outros 500 canais aqui na plataforma.
Você está pensando em ter o menor esforço e o máximo resultado, eu entendo isso. Eu sou produtor de conteúdo também e sei que é bem trabalhoso manter um canal funcionando aqui no Youtube.
Mas a questão é, porque alguns canais que você vê por aí conseguem funcionar tão bem, cresceram tão rápido e o seu não?
Será que o que Peter quis dizer no treinamento dele é que um canal Backstage funciona de qualquer jeito? Lembra da febre dos canais de corte? Em toda esquina tinha 1.
Os primeiros canais de corte funcionaram muito bem, mas depois virou uma praga. Os mesmos cortes repetidos em tudo que era canal. Até o ponto do Youtube não monetizar mais os canais.
Seja um canal de backstage, dark ou um canal apresentado pelo criador, você precisa dar uma alma ao seu canal. Não dá para ser um canal super genérico e esperar a glória, fama e dinheiro.
Eu lembro que o primeiro canal Dark que eu conheci na minha vida foi o Treta News. A voz do apresentador é modificada e uma animação apresenta o canal.
Mas o canal tem um objetivo, as tretas que ele escolhe fazer vídeos sobre e até como ele se posiciona em relação às notícias, frequência de postagem.
O mesmo para canais de react, tem muita gente que entendeu que, num bom canal de react, a reação do criador é que faz o vídeo ser único. Mas eu vejo vários exemplos de canais de react genéricos, sem alma.
O meu ponto aqui é que, se vcoê quer que o seu canal funcione por muito tempo, você precisa de um planejamento, o seu público precisa se importar com o seu projeto.
Talvez você tenha criado um canal genérico dar e alguns vídeos funcionaram. Mas isso vai durar quanto tempo? Quem chegou para assistir, viu aquele vídeo e foi embora ou chegou no seu canal e virou um inscrito de verdade?
Peter sabe muito bem do que ele está falando, olha os resultados dele. Eu só não sei se o pessoal que veio depois entendeu mesmo como ter um canal que dure 10 anos e ainda continua crescendo, como é o caso do Ei Nerd!
Tem uma pergunta que o pessoal sempre faz aqui pra mim nas lives ou instagram: Diego, meu canal é assim, com esse tipo de conteúdo aqui. Será que o Youtube vai monetizar?
Poxa, só de você estar se perguntando se o seu canal monetiza ou não, alguma coisa está estranha. Se até você tem essa dúvida. Não seria melhor começar um canal que você sabe que está totalmente dentro das regras?
Mesmo o pessoal que cria esses canais genéricos não sendo o meu público aqui no canal ou na minha plataforma de estudos, a Di Fora Academy, são criadores de conteúdo e estão colocando os seus esforços em criar um projeto de sucesso no Youtube.
Eu realmente fico tristre de saber que eles podem estar investindo o tempo deles em um projeto que pode ter uma vida curta.
Tem um módulo específico lá na Academy que fala exatamente sobre encontrar o público do canal, o nicho, temas a serem abordados. Porque isso vai fazer toda diferença.
Se você vai ter o canal por 10 anos ou mais, procure um nicho que você se importa! Alguma coisa que você vai ter em comum com a sua audiência! Dê à sua audiência algum motivo para se conectar com você, com o seu canal. Para voltarem aqui toda vez que você postar.
Repense aí o seu projeto e tome o melhor cainho para que, em 10 anos, você ainda tenha um canal rentável aqui no Youtube e que te traga muito dinheiro!